A culinária canadense não está entre as mais conhecidas do mundo. Por isso mesmo, o melhor lugar para experimentar comidas típicas é no próprio Canadá. Mas vá com o estômago preparado: os pratos costumam ser pesados, calóricos e bem temperados. (No final da lista tem o melhor doce e uma bebida muito estranha).

Comer pratos típicos é uma das minhas atividades preferidas numa viagem. No Canadá não foi diferente. Cheguei em Montreal e Toronto com diversas listas e rankings de restaurantes tradicionais e comidas típicas, provei um pouco de tudo e aqui finalmente vai minha versão dos fatos.

1. Bannock, o pão canadense

Antes da chegada de ingleses e franceses, o bannock já alimentava os povos nativos do Canadá, como os esquimós. Grande e redondo, feito com farinha de trigo, levedura e água, as versões originais do bannock também levam ervas nativas e seiva de árvores. Mas cada família indígena costuma ter sua própria receita. Também é comum no Alaska e norte dos EUA. Vai muito bem recheado com queijo ou coberto com bacon ou geleias. E existe até pizza de bannock.

2. Peamel Bacon, a melhor comida de Toronto

Criado em Toronto, o Peamel Bacon é um tipo de toucinho de porco, feito com lombo defumado, curado e enrolado em farinha de milho. O resultado é uma carne macia, suculenta e muito saborosa. No Mercado Publico de Toronto, ele é servido dentro do pão na lanchonete Carousel Bakery. Depois da visita do programa No Reservations, o local se tornou ponto turístico e costuma ter fila a qualquer hora do dia, especialmente aos finais de semana.

3. Poutine, a batata frita com tudo dentro

Uma grande porção de batata frita coberta com pedaços de queijo e molho de carne e pimenta. Esse é o poutine básico, prato originário do Québec que se espalhou pelo Canadá e hoje tem restaurantes especializados até em São Paulo. Há dezenas de possibilidades de coberturas para o poutine, como carne de panela, linguiça, legumes e opções mais pesadas, como essa de carne desfiada da foto acima, que comi na Poutini’s House, em Toronto.

4. Bagel de Montreal, o concorrente

Menor e mais adocicado do que o bagel de NY, seu maior concorrente, o bagel de Montreal é garantia de sucesso no café da manhã. Experimentei na Lanchonete Beauty’s, uma das mais antigas e célebres de Montreal, onde supostamente foi inventado o “café da manhã canadense”, que além de bagels, reúne panquecas, batatas cozidas, linguiça e ovos mexidos.

5. Smoked Meat, o sanduíche de carne defumada

Tradicional no Québec, no lado francês do Canadá, a carne defumada é puro sabor em forma de tiras gordurosas. Experimentei num restaurante histórico de Montreal, o Schwartz’s. Na primeira mordida, já entendi a magia da coisa. O sanduíche, que além de carne defumada leva mostarda e pode ser acompanhada com picles, é tão gostoso que se tornou referência em todo o Canadá.

6. Split Pea Soup, a sopa de ervilha e carne de porco

Comida conforto nos longos meses de inverno canadense, a sopa de ervilha nem sempre tem apenas ervilha. Por isso os não vegetarianos preferem sua versão mais pesada, a “split pea soup”, que além de ervilha, leva carne de porco e pedacinhos de bacon. Também originária do Québec.

7. Maple Syrup, a calda pra jogar em cima de tudo

Não tem como falar de gastronomia canadense sem falar do Maple Syrup. Ele não é exatamente um prato, mas um xarope, tipo um melado, feito com folhas de bordo. É mania e símbolo nacional. Vai bem no bagel, no bannock, nas panquecas e costuma ser despejado até sobre carnes e ovos mexidos. Impossível sair do Canadá sem provar. E se gostar, traga vários na mala, pois custa caro no Brasil.

Tá vendo esse copinho de calda? É maple syrup pra jogar no bacon e na salada.

8. Barras de Nanaimo, a tradicional sobremesa do Canadá

Nanaimo é uma cidade no oeste do Canadá, pertinho de Vancouver. Ela emprestou seu nome a esse que é um dos melhores doces típicos do país. São três camadas, a primeira uma base de biscoito, no meio creme de baunilha e no topo uma fina cobertura de chocolate.

9. Caesar Cocktail, a exótica bebida nacional do Canadá

Vodka, suco de tomate e calda de mexilhões. Você teria coragem de provar isso? Se não, deixe para um canadense, porque muitos deles adoram esse coquetel bizarro. Pra completar, costuma acompanhar, no mesmo copo, um espeto com legumes, verduras, panquecas, camarão e até pedaços de carne e frango frito. Exótico.

A exótica bebida típica do Canadá. Foto de Sandy Kemsley.

Gostou das comidas típicas do Canadá?

Então comece a planejar sua viagem. Aqui no blog estão as dicas mais completas sobre as duas cidades mais importante do país, Toronto e Montreal. Comece por aqui:

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Chip Internacional: internet no celular em qualquer lugar do mundo

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários