Israel

Comidas típicas de Israel: pratos, doces, frutas e curiosidades

A culinária israelense é um dos melhores motivos para conhecer o país. Selecionei os principais pratos típicos mais amados da Terra Santa, que compartilha com vizinhos árabe e mediterrâneos algumas receitas milenares.

Comer em Israel é uma experiência sagrada. Não que seja parte de algum turismo religioso, mas porque a comida é tão boa que dá vontade de se ajoelhar para agradecer. Vou apresentar as principais comidas típicas de Israel, que divide muitos temperos e receitas com vizinhos árabes, africanos e mediterrâneos. Também tem doces tradicionais, sucos de frutas e bebidas alcoólicas.

Israel é um paraíso para vegetarianos

Na viagem para Israel, fiz questão de experimentar somente a culinária tradicional, com pratos ricos em molhos e temperos fortes. Agora vem a boa notícia para os vegetarianos e veganos: eles quase não comem carne, muito menos carne de porco, que inclusive já foi proibida em Israel (história aqui) por ir contra os princípios da Torá, a “bíblia judaica”.

Tradicional prato israelense. Aqui tem um pouco de tudo: falafel, homus, molho tahine e verduras. E nada de carne. Um paraíso para os vegetarianos.

Comida kosher – O que é e onde provar

Judeus tradicionais seguem regras rigorosas para se alimentarem. Por exemplo, eles não comem moluscos e crustáceos (tipo lula e camarão) e não misturam carne de gado ou frango com leite e derivados. Verduras para saladas devem ser minuciosamente lavadas. São apenas algumas regras da comida kosher, servida em vários restaurantes de Israel. Existe até McDonald’s Kosher, onde o Big Mac vem sem queijo e custa bem mais caro.

Quanto custa se hospedar em Israel? Veja preços de hotéis.

McDonald’s Kosher, comum em Jerusalém, onde há mais religiosos

4 comidas típicas de Israel para experimentar na viagem

Selecionei os pratos mais comuns do país, que provei em restaurantes de Tel Aviv e Jerusalém. Aos judeus e especialistas em gastronomia hebraica: me corrijam se eu disser bobagem ou escrever errado algum nome de prato.

1. Shawarma (X-Tudo israelense)

A palava “shawarma” tem origem árabe e em muitos países consideram que esse é apenas um outro nome para o famoso “kebab”. Mas em Israel são comidas bem diferentes. O shawarma israelense é um sanduíche que vem necessariamente no pão sírio, e não enrolado numa massa de fina tipo “wrap”. Os temperos também mudam. Ele é caprichado nas pimentas e molhos de ervas. E a gente pode incrementar com acompanhamentos a gosto. É a comida de rua mais tradicional em Tel Aviv. Esse da foto é a versão com carne. Mas o vegano é igualmente saboroso.

2. Shakshuka (e suas variações)

O nome é complicado, mas a receita é simples: ovos cozidos em molho de tomate. Esse é um dos pratos mais populares de Israel, vendido em bancas de rua e nos melhores restaurantes. Apresenta algumas variações, podendo levar pimenta, ervas, berinjela e até mesmo queijo, como esse da foto, que tem queijo búlgaro.

3. Msabahha  (e outros pratos à base de hummus)

O hummus é uma comida típica de praticamente todo o Oriente Médio. É basicamente uma pasta de grão de bico, temperado com azeite, limão, sal e alho. Ele acompanha carnes, saladas e muitos  sanduíches e pratos típicos em Israel, além de ser o elemento principal de algumas receitas. Uma delas é o Msabbaha, da foto acima, na qual o hummus é servido com salsinha e ovos.

4. Falafel

Bolinho frito de grão de bico. Temperado a gosto. Simples assim. O falafel é a fritura preferida de Israel e vários outros países do Oriente Médio. Acompanha pratos, vai dentro de sanduíches e também é servido em porções. De botecos a restaurantes de luxo, quase todo lugar no país serve falafel. Para os veganos e vegetarianos, é um substituto comum para a carne.


Doces Israelenses

Quando chega a hora da sobremesa, Israel também tem muitas semelhanças com os países árabes. Os doces locais tem aquele mesmo estilo massudo. Por exemplo, esse da foto abaixo é o “Kanafeh”, feito com um macarrão muito fino em calda doce, coberto de pistache assado.

Quanto custa se hospedar em Israel? Veja preços de hotéis.

Doces de massa folhada, cobertos com nozes, amêndoas e ervas também são muito comuns. Tradição também compartilhada com os vizinhos palestinos.


Frutas e sucos comuns em Israel

Originária do Mediterrâneo e Oriente Médio, a romã é a fruta mais comum em Israel. Vendida em mercados, padarias e quiosques, ela está em todo lugar. Pode comprar a fruta partida para ir comendo a polpa das sementes. Ou pode comprar o suco. É como se fosse a água de coco deles. Perto da praia em Tel Aviv, o suco de romã domina os quiosques.

Outras frutas também tem seu mercado, como a laranja e a pitaya vermelha, mas nenhuma tem a onipresença da romã.


Tubi 60, a cachaça israelense

Quem disse que judeu não bebe? Tanto bebem, como criaram essa bebida com alto teor alcoólico (40%). Desenvolvida e produzida em Israel desde 2012, é feita com ervas locais, frutas e temperos.


Outras comidas típicas de Israel que provei em Tel Aviv

Espécie de esfiha aberta vegetariana vendida em lanchonete árabe de Old Jaffa
Pita. O pão sírio em Israel

Mais dicas de viagem para Israel:

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
      • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários