Como ir para Santorini: avião ou barco, rotas e preços de passagem

Sua definição sobre como chegar ir para Santorini depende de fatores como roteiro, orçamento, época do ano e preferências pessoais. Além, é claro, da sua origem.

Para estas dicas, consideramos Atenas como ponto de partida. Mas saiba que há voos diretos para Santorini a partir das principais capitais europeias, especialmente entre maio e setembro.

Entenda agora quais são as principais formas de transporte para Santorini, a mais famosa das ilhas gregas.

Resumo
        • Voo de Atenas para Santorini: 50 minutos / a partir de 50 euros em média
        • Ferry de Atenas para Santorini: 6 a 8 horas / a partir de 45 euros em média
        • Pesquise trajetos e passagens no site Omio, que já testei e gostei.
        • Rotas aéreas e marítimas têm mais opções na alta temporada, entre maio e setembro
        • Dica: use avião entre Atenas e Santorini, e viaje de ferry entre as ilhas gregas

Independentemente do transporte escolhido para chegar até lá, veja o post Onde ficar em Santorini, um guia completo com as melhores cidades, praias e dicas de hotéis na mais linda das ilhas gregas.

Como chegar a Santorini

Pesquisei muito sobre como chegar em Santorini, pois eu estava na Turquia, e gostaria de ir de ferry para a Grécia. Descobri algumas rotas que partem de Izmir e Çeşme em direção às ilhas gregas. Mas esses ferries operam apenas no verão, e minha viagem foi em abril.

Por isso, optei por ir de avião, de Istambul a Santorini, fazendo conexão em Atenas. A viagem de volta à Grécia continental eu fiz de ferry, exatamente para poder comparar as duas opções.

Essas são as duas formas de chegar à ilha: avião e ferry. A seguir, veja o comparativo com preços, tempo de viagem e minha opinião sobre cada opção.

Avião – Voos da Grécia e da Europa para Santorini

Santorini recebe voos diretos das maiores cidades da Grécia, que são Atenas e Salónica, por diferentes cias aéreas, como Ryanair, Aegean, Sky Express e Volotea.

Os voos que partem de Atenas para Santorini são os mais baratos. Em média, a partir de 50 euros. O tempo estimado para o voo é de 50 minutos. No dia da minha viagem, foram apenas 40 minutos a bordo.

Já para voar entre Santorini e outras ilhas gregas, mesmo as mais turísticas, como Mykonos e Samos, não existem rotas diretas. Sempre é preciso fazer conexão em Atenas.

Isso para viajar na alta temporada, entre maio e setembro.

Em abril e outubro, baixa temporada, existem menos possibilidades. E nos meses frios, de novembro a março, a oferta é menor ainda.

Somente na alta temporada, também é possível encontrar voos diretos de grandes cidades europeias para Santorini.

Essas rotas sazonais são oferecidas por grandes cias dos respectivos países, como Air France, Lufthansa e British Airways, por exemplo, e por empresas de baixo custo, como Ryanair e Easyjet.

Algumas possibilidades de voos para Santorini
        • Amsterdam – Santorini / 3h40
        • Atenas – Santorini / 55 minutos
        • Frankfurt – Santorini / 3h10
        • Londres – Santorini / 4 horas
        • Madrid – Santorini / 3h55
        • Paris – Santorini / 3h40
        • Roma – Santorini / 2h20

Pesquisa realizada em maio de 2023, para voos entre junho e setembro.

Balsa – Ferry de Santorini para Atenas e outras ilhas gregas

Também é possível ir de Atenas para Santorini por via marítima, de ferry. Mas não espere uma “balsa” qualquer. O trajeto é realizado por grandes navios, que transportam carros e até caminhões.

Por isso mesmo, é possível ir de carro para Santorini. Basta alugar um veículo em Atenas e embarcar de carro na balsa. Claro que isso vai custar muito mais do que ir como pedestre.

O trajeto entre Atenas e Santorini dura em média de 6 horas a 8 horas. e custa em média a partir de 45 euros. Esses detalhes dependem do tipo de embarcação, da época do viagem e do número de paradas pelo caminho.

Fiz a viagem de Santorini para Atenas no navio da Blue Star Ferry.

Apesar de ser um entusiasta de viagens aquáticas, achei as 8 horas de navegação bastante nauseantes. Mesmo estando em um navio grande, com vários cafés, restaurantes e espaços confortáveis à disposição, na minha opinião não compensa. O preço da passagem de barco, similar à de avião, também entra nessa conta.

Claro que, a favor do ferry, pesa o visual: das 8 horas de navegação, foram cerca de 6 horas durante o dia, passando por belíssimas ilhas. E o pôr do sol no Mar Egeu é sempre lindo.

Recomendo fazer a viagem de balsa apenas entre Santorini e outras ilhas.

Por exemplo, viaje entre Santorini e Mykonos, em apenas 2 horas e 20 minutos de viagem, e entre Santorini e Naxos ou Paros, em apenas 1 hora e meia.

Ou, no mínimo faça como eu: vá de barco e volte de avião, ou vice-versa.

Saiba tudo sobre ferry na Grécia e organize sua viagem para Atenas, Santorini e outros destinos no país com a ajuda do conteúdo mais completo sobre viagens de balsa pelo Mar Egeu.

Continue planejando sua viagem à Grécia

Aqui no blog tem muitas dicas para você planejar todas as etapas da sua viagem à Grécia. Desde a lista de documentos para levar à Grécia, até o que fazer de melhor em cada destino.

Precisa de alguma dica extra? É só mandar seu comentário abaixo ou enviar um email para nivaldo@buenasdicas.com. Eu mesmo respondo, sempre o mais rápido possível.

Seja de balsa, carro ou avião, desejo a você uma excelente viagem para Santorini.

 

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *