Foi-se o tempo em que o lago Paranoá servia só pra agradar a vista em Brasília. Hoje a orla está cheia de opções de lazer. Nos 5 anos que morei na cidade, vi surgirem diversos desses locais.

São parques, áreas de restaurantes, praias, calçadões e urbanizadas para quem quer ver o lago mais de perto ou até se jogar dentro dele (por própria conta e risco. Não reclame se virar um mutante).

Seja você um novo morador de Brasília ou um turista na capital federal, veja onde curtir o lago Paranoá, em áreas verdes, urbanizadas, novas e antigas.

1. Pontão do Lago Sul

pontao paranoa brasilia
Um brinde pra ponte JK! Foto minha de 2012.

O pontão foi inaugurado apenas em 2002, mas já parece eterno em Brasília. O lugar é uma espécie de condomínio de lazer, com grandes restaurantes e sorveterias, além dos bares que geralmente agitam um samba nos finais de semana. Seu píer é disputado por lanchas, principalmente em frente a Mormaii. Tem uma tenda para aluguel de caiaques e pranchas de stand up paddle. E tem um monte de noiva tirando foto.

2. Calçadão da Asa Norte

paranoá brasilia 1

O nome já diz quase tudo. O lugar é um calçadão com estacionamento, longo deck e tendas para aluguel de caiaque, com preços geralmente abaixo dos outros lugares. Existe desde 2010, num local antes ocupado por pescadores, no final da Asa Norte,  entre os últimos blocos da SQN 416 e Ponte do Bragueto.

3. Ermida Dom Bosco

capela ermida brasilia
Foto da minha saudosa câmera Lomo Fisheye.

Mais antigo e eclético ponto urbanizado à beira do Paranoá. Tem um mini-praia, uma capela projetada por Oscar Niemeyer e um mirante, de onde se vê o trecho mais amplo do lago. E tem a placa narrando o sonho de Dom Bosco, que previu a construção de um local onde jorraria leite e mel. Exatamente onde hoje é Brasília (kkkk…). Entre os frequentadores, estão turistas, skatistas, famílias e loucos que se arriscam nas águas barrentas e poluídas do lago.

4. Península dos Ministros

lago paranoa brasilia 2
Foto de Maurício Mercadante.

Polêmica. Essa palavra resume a situação desse mini-parque hoje em dia, que corriqueiramente é fechado a mando dos moradores do Lago Sul, incomodados com a presença de drogados e gente brega no pedaço. Aliás, um belo pedaço, com árvores do cerrado e calçadão à beira do lago.

5. Praia do Cerrado

Pois é, fizeram um praia no Paranoá, bem ao lado da Ponte Costa e Silva, aquela ao lado do Píer 21. O local foi inaugurado agora em 2015 e é uma boa pedida para praticantes de slackline, wakeboard e stand up paddle.

Esses são apenas os lugares mais movimentados da orla do Paranoá, que conta com diversos outros pontos, públicos e particulares, para aluguel de caiques e pranchas.

E todo mundo em Brasília continua reclamando que não tem nada pra fazer na cidade.

 

Olha aí mais Buenas Dicas em Brasília

Onde ficar em Brasília

Os 5 melhores restaurantes nordestinos de Brasília

As 5 melhores pizzarias de Brasília

10 pontos turísticos essenciais em Brasília

Roteiro de fim de semana em Brasília

 

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

2 Comentários

  1. Pedro Carneiro Jr. Responda

    Jóia! Parabéns! Brasília em si é um espetáculo da natureza. Te desafio a fazer um post com 3 coisas para fazer em Goiânia que não inclua as palavras bar ou boteco. :D

    • A melhor coisa pra fazer em Goiânia é ir passar o fim de semana em Brasília, hahaha. Bom, então eu lanço o desafio de volta. Taí seu primeiro post aqui. Estou no aguardo.

Escreva seu comentário