Quem disse que Brasília não tem comida típica? Construída sobretudo por imigrantes nordestinos, a Capital Federal hoje é o melhor lugar do Brasil (fora o Nordeste, claro) para comer delícias como carne de sol, feijão de corda, sarapatel, rabada…

Mas onde comer as melhores comidas nordestinas de Brasília e do Distrito Federal? Pra responder essa pergunta, fui nos restaurantes mais indicados pelos amigos e provei os pratos tradicionais do sertão. O resultado é essa lista que eu compartilho agora, com os 5 melhores. Primeiro, a mais legítima comida nordestina no DF:

Feira da Ceilândia

A Ceilândia é o maior reduto nordestino do DF. Seu epicentro gastronômico é a Feira da Ceilândia, onde são vendidos produtos e pratos típicos do nordeste, como mocotó, dobradinha, buchada de bode e baião de dois. O ponto mais conhecido é Barraca do Maranhão, no Box 147.

  • Funcionamento: de quarta a domingo, das 8h às 18h. Localização.

Melhores restaurantes nordestinos de Brasília

Conheça a seleção de típicos representantes da culinária nordestina em Brasília. Já visitei todos e recomendo. Se está em Brasília a passeio, aproveite para conhecê-los.

Carne de Sol 111

O nome já entrega o prato principal e o endereço, na SQS 111. Além do tradicional “completo”com carne de sol, o restaurante também tem pastel de queijo coalho e frango assado na brasa. Famoso pelos pratos bem-servidos e a preço justo.

Severina

Perto de vários bancos e órgãos público, é sempre lotado nos dias de semana. Provei a “completa com macaxeira cozida”, que ainda acompanha manteiga de garrafa. Hoje o restaurante funciona na cidade satélite de Águas Claras, dentro do centro comercial Plaza Mall.

Mangai

É o favorito no almoço dos brasilienses de 0 a 100 anos. Serve as comidas típicas do nordeste em um amplo salão com vista pro Lago Paranoá e também na nova unidade, localizada na área central do plano piloto, em frente ao Brasília Shopping. Particularmente, acho que vem perdendo qualidade nos últimos anos, mas a procura continua grande.

Paraíba Carne de Sol

A “panelinha mista paraíba” é a estrela da casa, que também serve peixes, bobó de camarão, e, claro, carne de sol. Fica no Núcleo Bandeirante, a 12 minutos de carro do Plano Piloto, na saída para a cidade de Goiânia. Se estiver na dúvida sobre o que escolher, o cardápio do restaurante está disponível online.

Xique-Xique

Carne de sol no ponto certo, pra comer com feijão de corda e manteiga do sertão. Também não pode faltar paçoca e macaxeira. Tem na Asa Sul, na Asa Norte e ainda entrega em casa, em marmitas muito bem servidas. Atualmente é o meu favorito. No site oficial tem mais informações.

Mensagem aos vencedores

Parabéns aos melhores restaurantes nordestinos de Brasília. É assim que nossa Capital Federal vai ficando cada dia mais gostosa.

Mais comidas típicas do mundo:

Mais sobre Brasília:

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Passagens aéreas: melhores sites para pesquisar preços de passagens
      • Airbnb: reservas de quartos e apartamentos de temporada

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

Comentários