Os 4 documentos necessários para viagem à Holanda (2024)

Até este momento, em 2024, não é preciso ter visto para viajar à Holanda (Reino dos Países Baixos). Mas é preciso ter atenção aos documentos necessários e às regras comuns entre países da Europa.

Para ajudar no seu planejamento, confira agora quais são os documentos obrigatórios para sua viagem à Holanda, país de destinos incríveis como Amsterdam, Gouda e Haia.

NA HOLANDA NÃO PRECISA: Visto, CIPV e comprovante de vacinação contra a COVID-19. Confira notícias e informações atualizadas no site oficial do governo holandês: netherlandsworldwide.nl/travel-netherlands

Documentos necessários em viagem à Holanda

Portadores de passaporte brasileiro não precisam de visto para viajar à Holanda. Mas isso deve mudar em 2024, quando é provável que seja adotado o ETIAS, o “Visto Europeu”. Também não é necessário o CIVP, certificado internacional que comprova a vacina da Febre Amarela.

Agora sim, vamos à lista de regras e comprovantes necessários para viajar à Holanda. Já adianto que nem todos eles são cobrados de todos os viajantes, mas são de fato exigidos por lei.

1. Passaporte / Obrigatório

Documento mais importante de todo viajante internacional, o passaporte é sempre conferido na imigração no Aeroporto de Schiphol, em Amsterdam, entre outros locais de entrada na Holanda.

Atenção à regra da validade:

Na data da sua saída da Holanda ou do Espaço Schengen, é preciso que seu passaporte seja válido por no mínimo mais 3 meses.

Por exemplo, se o seu voo de volta for no dia 20 de agosto, seu passaporte precisa ser válido pelo menos até 20 de novembro.

Como solicitar ou renovar o passaporte
.
A Polícia Federal é o único órgão emissor de passaporte comum no Brasil. É preciso pagar uma taxa de R$ 257,25. Faça sua solicitação antes de comprar a passagem aérea, pois podem ocorrer atrasos e até mesmo greves.

2. Seguro viagem na Holanda / Obrigatório

Além de ser recomendado para todas as viagens, o seguro saúde é obrigatório para brasileiros na Holanda. Por lei, deve ser um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros, ou equivalente em outras moedas, para despesas médicas e hospitalares. É o chamado “Seguro Schengen”.

Para fazer o seu, basta marcar a Europa ou a Holanda como destino nos sites das empresas de seguro viagem. Recomendo fazer um orçamento de seguro viagem nessa empresa parceira do blog, que oferece planos em diferentes faixas de preço, dos mais baratos aos mais completos.

“Ah, mas fulano disse que o fiscal não olhou o comprovante de seguro viagem.”

É verdade, não é sempre que o comprovante do seguro viagem é conferido. Mas se for requisitado, é provável que você esteja passando por uma fiscalização mais severa. Por isso mesmo, tenha o comprovante com você.

3. Comprovante financeiro na Holanda / Obrigatório

Cada país da Europa tem regras próprias para a comprovação financeira.

Na Holanda, o valor mínimo é 55 euros por dia, por pessoa. Informações disponibilizadas no site Netherlands Worldwide, oficial do governo dos Países Baixos.

Os valores podem ser comprovados de diferentes formas, como dinheiro em espécie, saldo em cartão de viagem pré-pago, extrato bancário e limite no cartão de crédito.

Atualmente a forma mais inteligente de gastar na Holanda é por meio de cartões como Wise ou C6 Conta Global, que cobram apenas 1,1% de taxa de IOF na compra de Euros, bem menos que os 4,38% dos cartões de crédito convencionais em 2024. No caso do Cartão Wise, ainda é possível adicionar outras moedas, por exemplo Libras Esterlinas, da Inglaterra, ao mesmo cartão.

4. Tempo de permanência na Holanda / Regra

Apesar de não exigir visto de brasileiros até o momento, a Holanda impõe um tempo máximo de permanência: 90 dias. Esse período é contabilizado em conjunto com outros países do Espaço Schengen, do qual a Holanda faz parte.

Dessa forma, se você passar, por exemplo, 60 dias na França e 20 dias na Alemanha, terá apenas 10 dias para ficar na Holanda.

Não é raro que o fiscal da imigração solicite um comprovante de saída da Holanda. Pode ser a passagem de retorno ao Brasil ou para qualquer país fora do Espaço Schengen, mesmo que seja na Europa, como por exemplo para a Inglaterra ou a Turquia.

O que levar para a Holanda

Além dos documentos obrigatórios, também é importante ter um comprovantes de hospedagem e chip de internet habilitado no seu celular. Em detalhes abaixo:

→ Comprovante de hospedagem na Holanda / Recomendável

Diferente de outros países da União Europeia, a Holanda não especifica em seus sites oficiais a necessidade de um comprovante de hospedagem para viajantes a turismo.

De qualquer forma, é muito recomendável. Além até de um pouco óbvio. Afinal, dificilmente alguém vai do Brasil para a Holanda, a turismo, sem ter onde ficar, pelo menos nos primeiros dias.

Por isso, tenha com você o comprovante da sua reserva de hotel ou Airbnb. Recomendo ter no mínimo o endereço anotado, para não irritar o fiscal com a demora para procurar a comprovante.

Se ainda não reservou seu hotel, leia Onde ficar em Amsterdam: melhores bairros, um guia completo sobre hospedagem na capital holandesa.

→ Chip para usar a internet na Holanda / Recomendável

Não conte com sinais de Wi-Fi liberados ou que vá conseguir ativar com facilidade um chip local.

Antes de viajar à Holanda, libere um pacote internacional de dados na sua operadora ou compre um chip para usar na Europa.

Costumo utilizar a O Meu Chip em minhas viagens, empresa de chips internacionais. Lá tem chips específicos para utilizar na Europa. Como são válidos no território europeu, você pode viajar entre vários países, como Holanda, França, Bélgica, Itália e Alemanha, por exemplo, utilizado o mesmo chip.

Para comparar planos e preços, recomendo ver o post Onde comprar chip internacional, um guia bem completo, aqui no blog mesmo.


Créditos das fotos: Fuji Nakama / Natalie Schafer / Martino Grua / Denisse Leon

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentários

  1. Bom dia! Chego em Amsterdam mês que vem! Sabe se ainda carimbam o passaporte no Aeroporto de Amsterdam?

    1. Oi Mônica. Fiz a imigração no Aeroporto de Amsterdam (AMS) em 2023, e carimbaram meu passaporte. Mas a tendência é que este ano (2024) já deixem de usar o carimbo e passagem para o sistema tecnológico chamado ESS. Boa viagem.

  2. ótima publicação. Ganhei uma viagem para participar de um congresso em Amsterdã. Essas dicas já foram essenciais!

  3. Olá Nivaldo,

    A respeito do comprovante de Estadia, eles também aceitam a CARTA CONVITE, já que temos amigos que moram na Holanda?

    Cartão de Crédito internacional é obrigatório?

    Obrigado

    1. Olá, Antonio. Isso aí. Em caso de hospedagem na casa de amigo ou familiar, o mais recomendável é a carta convite.

      Se você quiser fazer compras no cartão, precisa ser um cartão internacional. Lembre-se de fazer o “aviso viagem” no aplicativo do cartão antes de embarcar.