Os 5 documentos necessários em viagem à Espanha (2024)

Antes de viajar à Espanha, é preciso organizar uma série de documentos para apresentar na chegada ao país. Esteja preparado para passar pela imigração espanhola, especialmente pela rigorosa inspeção no Aeroporto de Barajas, em Madrid.

Saiba quais são os documentos obrigatórios em viagem de turismo à Espanha, e também os documentos que, apesar de exigidos em outros países, não são solicitados em solo espanhol.

Regras sobre os documentos necessários na Espanha:

  1. Passaporte
  2. Passagens
  3. Seguro viagem
  4. Comprovante de hospedagem
  5. Comprovante financeiro
  6. Vacinação

COVID-19. Em 21 de outubro de 2022, a Espanha deixou de fazer o controle sanitário em seus portos e aeroportos. Neste momento, em 2023, já não exige NENHUM DOCUMENTO relacionado à pandemia, como o Certificado Digital de Vacinação contra COVID-19 ou teste negativo ou prova de recuperação da doença. Confira informações atualizadas no site oficial: exteriores.gob.es

Documentos NÃO obrigatórios: na Espanha, não é preciso apresentar o CIVP e até o momento não existe a necessidade de visto para turistas com permanência inferior a 90 dias na país ou no Espaço Schengen.

Documentos obrigatórios em viagem para a Espanha

Confira a lista de documentos obrigatórios para turistas brasileiros na Espanha, com dicas sobre validade, valores e links oficiais onde são disponibilizadas informações atualizadas pelo governo espanhol. Esteja você chegando por Madrid, Barcelona ou outro aeroporto na Espanha.

Embora apenas o passaporte seja de fato SEMPRE solicitado pela imigração, é importante ter todos os documentos e comprovantes abaixo em sua posse, para evitar ser barrado caso enfrente uma fiscalização mais severa na chegada à Espanha.

1. Passaporte válido

Primeiro documento a ser conferido pelo fiscal de imigração na Espanha. Não basta que seu passaporte esteja dentro da data de validade. É preciso que, na sua data de retorno, ainda faltem 3 meses para o vencimento.

Solicite seu passaporte no Site Oficial da Polícia Federal. Devido à possibilidade de atrasos, a própria PF recomenda que você compre sua passagem apenas quando já tiver o passaporte. A taxa para a emissão do documento é de R$ 257,25.

2. Passagem de volta ou saída da Espanha

Não viaje à Espanha sem uma passagem de volta ao Brasil, ou de saída do Espaço Schengen, tratado europeu do qual a Espanha faz parte. Embora não seja sempre solicitado, o comprovante de saída do território é um documento obrigatório.

O tempo máximo de permanência como turista na Espanha é de 90 dias. Esse período é compartilhado com outros membros do Espaço Schengen. Exemplos: se você passar 45 dias na Espanha e 45 dias na Alemanha, o tempo é somado e chega ao limite.

Consulte preços de passagens para a Espanha, comparando em várias cias aéreas ao mesmo tempo. Em caso de dúvidas, veja nossa avaliação sobre o Booking Flights, com muitas dicas e opiniões.

3. Seguro viagem obrigatório na Espanha

Apesar de manter um tratado de saúde com o governo brasileiro, a Espanha é um membro do Espaço Schengen. Dessa forma, turistas brasileiros devem obrigatoriamente possuir um plano de seguro viagem com a cobertura mínima de 30 mil euros, ou equivalente em outra moeda, para despesas médicas e hospitalares.

A assistência de saúde deve abranger todo o período da viagem. Não existe a obrigatoriedade de que seja um seguro com cobertura para tratamento de COVID-19, mas é recomendável.

  • Faça um orçamento de seguro viagem e veja diferentes tipos de planos, dos mais baratos aos mais completos. Saiba que o seguro feito para viajar à Espanha é válido em todos os outros países do tratado, como Portugal, França e Alemanha.

4. Comprovante de hospedagem

Viaje para a Espanha sempre com sua hospedagem reservada. Tenha o endereço do seu hotel ou casa anotado, para fornecer ao fiscal quando lhe for solicitado. A cobrança desse documento é ocasional, mas não deixa de ser um comprovante obrigatório.

Em caso de hospedagem em casa de amigos ou familiares, é recomendável apresentar uma carta-convite do seu anfitrião, junto a uma cópia do documento de identidade ou passaporte do mesmo. Obviamente o anfitrião deve ser cidadão espanhol ou estrangeiro vivendo em situação legal no país.

5. Comprovante financeiro – Valores mínimos na Espanha

Se o fiscal solicitar, prove que você é capaz de se manter financeiramente durante sua viagem à Espanha. O valor mínimo exigido é de 100 euros por dia por pessoa, ou uma quantidade mínima de 900 euros, segundo o Consulado Geral da Espanha. Repare que a regra não é clara, portanto a dica é levar um valor pelo menos aproximado a esses.

O montante pode ser comprovado com dinheiro em espécie, cartões pré-pagos de viagem ou limite em cartão de crédito internacional. O consulado informa que as provas não podem ser mostradas na internet. Dessa forma, entendo que é necessário ter os comprovantes impressos, de preferência pelas próprias instituições financeiras.

Apesar de ser uma regra, é algo raramente inspecionado nos aeroportos. Caso chegue a esse ponto na sua viagem, provavelmente você está passando por um pente-fino.

Texto oficial sobre comprovação financeira para viagem à Espanha:

“La cantidad que se ha de acreditar deberá alcanzar diariamente el 10% del salario mínimo interprofesional, fijado en 1000 euros por el Real Decreto 152/2022, de 22 de febrero para 2022, por lo que la cantidad mínima exigida es de 100 euros por persona y día. En todo caso, y con independencia del número de días de estancia, se exigirá una cantidad mínima de 900 euros o su equivalente en divisas.” (exteriores.gob.es)

Vacinação COVID-19 ou recuperação da doença (regras suspensas)

A Espanha foi o último país da Europa Ocidental a retirar os controles sanitários relativos à pandemia de COVID-19. Mas, neste momento em 2024, NÃO é mais necessário apresentar documentos como comprovantes de vacina ou de recuperação da COVID-19 nos aeroportos espanhóis.

Como essas recomendações podem ser reinseridas ou alteradas a qualquer momento, confira atualizações oficiais, assim como documentos quem podem ser solicitados, nos sites de turismo do Governo Espanhol:

A Espanha também NÃO exige o CIVP, certificado internacional de vacinação contra a febre amarela. Caso vá combinar sua viagem com outros países, confira no site da ANVISA a lista oficial de territórios onde o documento é obrigatório.

Agora que você já sabe quais são os documentos obrigatórios para viagem à Espanha, continue aqui no blog planejando seu roteiro a destinos como Madrid, Barcelona, Sevilha e Santiago de Compostela, entre outros dos melhores destinos da Espanha. Boa viagem.


Crédito: a foto acima, em Madrid, é de Korng Sok (CC). Demais imagens são de bancos de fotos e do nosso acervo pessoal.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Prezado,
    Estive na Espanha em Julho 2022 e a agência de viagem teve que solicitar um documento no consulado espanhol do Rio de Janeiro, o qual esqueci o nome no momento.
    Que documento é esse é se ainda é obrigatório?
    Agradeço pela atenção.
    Att
    Ricardo Rodrigues Noce

    1. Olá, Ricardo. Para viagens a turismo, os documentos obrigatório na Espanha são somente esses listados acima. Podem ser necessários outros comprovantes em viagens a trabalho ou para solicitação de vistos de maior duração. Boa viagem.