6 documentos necessários para viagem a Malta (2024)

Brasileiros não precisam de visto para viajar a Malta como turista, até o momento. Mas é preciso apresentar uma série de documentos ao passar pela imigração no país.

Numa viagem de intercâmbio de até 3 meses em Malta, as regras são as mesmas.

Confira agora quais são os documentos obrigatórios para sua viagem a Malta, além de uma regra muito importante sobre o tempo de permanência no país.

COVID-19. No momento, Malta não exige comprovantes de vacinação ou testes relativos à COVID-19 para viajantes provenientes do Brasil e da Europa. As únicas exigências são para aqueles vindos de voos da China. Informações do site Your Europe, oficial da União Europeia, e do health.gov.mt, do governo maltês.

Documentos necessários em viagem a Malta

Lista com todos os documentos necessários para entrar sem problemas em Malta. Já adianto que nem todos eles são rotineiramente cobrados pelo fiscal na imigração.

O que eles de fato sempre conferem é o passaporte. Mas, caso sejam solicitados os demais comprovantes, significa que você está passando por uma inspeção mais rigorosa. E, por isso mesmo, é importante ter todos os documentos, de preferências impressos e guardados em local de fácil acesso.

1. Passaporte

O único documento sempre conferido na imigração em Malta é o passaporte. Ele será exigido de você na saída do Brasil e assim que desembarcar em Malta.

Atenção à regra de validade do passaporte. Na data do seu retorno da viagem, o passaporte seja válido por no mínimo mais três meses. Exemplo:

  • Seu voo de volta ao Brasil é no dia 30 de junho. Seu passaporte deve ser válido pelo menos até 30 de setembro.
  • Precisa de um passaporte novo? Solicite junto à Polícia Federal.

Caso seu voo faça conexão em outro país do Espaço Schengen, por exemplo na Holanda, na França ou em Portugal, sua imigração será neste país.

2. CIVP em Malta

Malta é um dos poucos países na Europa que exigem o CIVP, o Certificado Internacional de Vacina de Profilaxia, com registro de vacina contra a Febre Amarela.

Dessa forma, por mais que você esteja chegando a Malta via outro país do Espaço Schengen, é possível que o fiscal da imigração solicite o documento, ao observar que seu passaporte é brasileiro.

CIVP vencido ainda é válido

Seu CIVP pode estar “vencido” e ainda será aceito em Malta. Até alguns anos atrás, acreditava-se que a vacina contra a Febre Amarela valia por apenas 10 anos. Após novos testes, descobriu-se que é vitalícia. Portanto, documentos emitidos até 2016, antes desse novo estudo, continuam válidos. São regras da OMS, dispostas em português no site da ANVISA.

Caso ainda não tenha se vacinado, é preciso que o faça pelo menos 10 dias antes do seu embarque para Malta. É possível fazer a emissão online do CIVP pelo Conecte SUS ou pelo Portal de Serviços do Governo Federal.

3. Seguro viagem

O seguro viagem é um documento obrigatório em Malta para portadores de passaporte brasileiro. As regras são as mesmas de outros países do Espaço Schengen: o seguro deve ter cobertura mínima de 30 mil euros (ou equivalente em outras moedas) para despesas médicas e hospitalares.

Nas duas vezes que passei pela imigração em Malta, não me cobraram o seguro viagem. Mas, caso seja cobrado, é necessário ter o comprovante, ou você pode ser impedido de entrar no país.

Fazer um seguro viagem é mais barato do que você imagina. É possível contratar um plano para a Europa por menos de 2 euros por dia. Consulte preços aqui. Algumas opções de planos na tabela abaixo:
.

Além de obrigatório, o seguro viagem pode te poupar de gastos maiores com imprevistos. Pra se ter uma ideia, uma consulta particular com médico em Malta custa a partir de 50 euros. Imagine então se precisar de medicamentos e internação. Saiba mais sobre Seguro viagem em Malta, em nosso guia completo.

4. Comprovante financeiro em Malta

Cada país da Europa tem suas regras próprias para a comprovação financeira. Em Malta, os valores necessário são relativamente baixos:

  • 18 euros por dia, caso já tenha comprovante de acomodação.
  • 30 euros por dia, caso ainda não possua hospedagem.

Atualmente, com o desenvolvimento de meios digitais de pagamento, o valor não precisa ser apresentado somente em dinheiro em espécie. São considerados também valores em cartões pré-pagos e limite no cartão de crédito internacional, entre outros.

5. Endereço de hospedagem em Malta

Ter um comprovante de acomodação durante seu período em Malta também é necessário. Por isso, tenha-o com você, de preferência impresso, seja a reserva do seu hotel, Airbnb ou o documento do seu intercâmbio, constando o endereço de hospedagem.

Caso vá ficar na casa de algum amigo ou familiar, tenha o endereço anotado. Nessa situação, é recomendável ainda ter uma carta-convite, na qual constem a assinatura e a cópia do passaporte do seu anfitrião.

Apenas na minha segunda entrada no país que me cobraram o comprovante de endereço. Por sorte, eu tinha uma pasta com a carteirinha da escola de inglês e todos os documentos sobre o curso e a hospedagem.

6. Tempo de permanência em Malta

Novamente, uma regra válida para todo o Espaço Schengen: portadores de passaporte brasileiros tem até 90 dias para ficar na região sem a necessidade de visto.

Portanto, atente-se que seu tempo de permanência em Malta será somado ao período em outros países do Espaço Schengen. Exemplos:

  • Você tem um roteiro com 10 dias em Portugal, 10 dias na Espanha e 10 dias na Alemanha. Nesse caso, restam apenas 60 dias para ficar em Malta.
  • Além dos países acima, seu roteiro também conta com 10 dias na Inglaterra. Nessa caso, você tem os mesmos 60 dias em Malta, pois a Inglaterra não faz parte do Espaço Schengen.

Continue planejando sua viagem a Malta

Depois de ter em mãos todos os documentos necessário para visitar Malta, é hora de organizar outros aspectos da sua viagem.

Sugiro começar por nossas dicas sobre O que fazer em Malta, um post completo com os principais pontos turísticos do país, incluindo as melhores praias e passeios imperdíveis.

Também é importante saber quando ir para Malta, pois apesar de ser um país famoso pelas praias e pelo clima ensolarado no verão, Malta possui um inverno com ventos frios, que impossibilitam boa parte dos passeios a céu aberto.

Em caso de dúvidas, consulte com atenção as fontes oficiais listadas no texto, onde você encontra informações atualizadas sobre regras e documentos para viajar a Malta.


Fotos: Nejc Soklič / Alexis Kimmich. Demais imagens pertencem aos arquivos do blog e não podem ser reproduzidas sem autorização.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários

  1. Olá Nivaldo, estou com uma dúvida, Malta exige vacinação da febre amarela para maiores de 60 anos?

  2. Oi, Nivaldo. Teria como confirmar se de fato não exigem o comprovante de vacinação para a Covid-19 em Malta atualmente? Outras fontes veiculam o contrário, que sim, necessita-se da comprovação.

    1. Fala, Bruno. As restrições foram retiradas. Fui pra Europa em abril desde ano, nenhum país exigiu vacinação ou demais comprovantes. Pra ir do Brasil pra Malta, você provavelmente fará a imigração em algum país do Espaço Schengen, como Portugal, Holanda ou França, e todos esses também não exigem vacina de COVID.