Afinal, qual a melhor época em Malta? Dicas para você escolher muito bem quando ir para Malta, seja a turismo ou para fazer intercâmbio. Entenda quando é alta temporada, quando chove, quando faz frio, quando é o verão e o que esperar do clima e das temperaturas.

Antes de fazer meu intercâmbio em Malta, pesquisei exaustivamente quando ir. Queria que fosse uma época boa para pegar praia, mas que o país não estivesse lotado de turistas, e consequentemente inflacionado.

• Compare preços de seguro viagem, obrigatório para brasileiros em Malta.

Veja aqui os melhores hotéis de Malta.

Baixa temporada | Meses de chuva e frio em Malta

Novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março.

O inverno na Europa vai, mais ou menos, de 20 de dezembro a 20 de março. Não chega a nevar em Malta com frequência, e, nos anos que acontece, a neve mal cobre o chão. Em comparação com outros países da Europa, também não faz muito frio. Em dezembro e janeiro, as temperaturas mínimas médias ficam em torno de 10 ºC, podendo baixar até 1 ºC, com máximas médias de e 17 ºC.

Em compensação, chove sem parar. Nos meses de novembro, dezembro e janeiro, a média histórica aponta de 13 a 16 dias de chuva por mês.

Mais forte que a chuva, são os ventos. Lembre-se que Malta é uma ilha bem pequena e isolada, o que faz o vento chegar derrubando tudo no inverno. Tanto que força das ondas derrubou até a Azure Window (foto acima), em março de 2017.

Resumo: chuva, vento e águas geladas. Não dá praia. Poucos turistas e estudantes se arriscam nessa época. Mas quem vai essa época em Malta economiza muito e não se arrepende, já que hotéis e escolas têm promoções e não faltam atrações históricas e culturais em Malta, e a ilha continua linda.

Alta temporada em Malta | Sol, calor e praia

Junho, julho, agosto e setembro

malta-comino-praia

O verão na Europa vai, mais ou menos, de 21 de junho a 23 de setembro. É exatamente nesse época em Malta que o turismo ferve, afinal a ilha tem algumas das praias mais lindas da Europa. Apesar de tudo aumentar de preço nesse mês, Malta continua sendo uma pechincha em comparação com a maioria dos países do Oeste Europeu.

Nessa época em Malta, a chance de chover é praticamente zero. E se chover, é no máximo uma chuvinha de verão, nada que estrague seu dia de praia. Sim, o clima é perfeito para nadar nas águas geladas do Mediterrâneo. Só para nadar, não para andar dentro dos ônibus lotados de turistas. E esse é o principal defeito do verão em Malta: é quente demais.

Julho e agosto são os meses mais quentes. A temperatura mínima, geralmente no meio da madrugada, fica em torno de 20 ºC. Já as máximas têm média de 27 ºC, mas não é impossível fazer 40 ºC. Ou seja, um clima praticamente carioca.

Resumo: país lotado, principalmente em julho e agosto. Baladas de Paceville lotadas todos os dias. Praias lotadas. A Blue Lagoon, em Comino, fica intransitável. Escolas e hotéis com preços mais altos. Se for nessa época, prefira junho ou setembro.

Média temporada em Malta | um pouco de sol, um pouco de praia

Abril, maio e outubro.

balada malta cafe del mar

A primavera e o outono são as melhores épocas em Malta. Se você curte praia, os meses colados no verão são os melhores, porque faz calor, mas nem tanto.

Abril, logo após o fim do inverno, é quando o sol volta a dar as caras em Malta. Mesmo assim, ainda é praticamente impossível nadar nas águas congelantes do Mediterrâneo. Principalmente na primeira metade do mês, os ventos ainda são fortes, gelados e podem trazer chuva. No finalzinho de abril, há quem se arrisque nas praias.

Maio é, na minha opinião, a melhor época do ano em Malta. Durante o dia, as temperaturas em torno de 24 ºC são perfeitas paras se jogar no mar, que essa época já vai estar um pouco menos gelado. Nesse mês começam as Boat Partys de Malta e a Blue Lagoon já começa a encher de gente, assim como as escolas de inglês e as baladas de Paceville.

Outubro, principalmente a primeira metade do mês, também é uma boa época em Malta para você curtir as praias e as atrações históricas sem muita gente e ainda com um clima agradável. A chance de chover é um pouco maior, mas nada que vá estragar sua praia, afinal no meio da tarde a temperatura média de 25 ºC garante o perfeito clima mediterrâneo.

Resumo: boas época para fazer turismo ou intercâmbio em Malta. Vai ser bom nas praias, nas atrações históricas e nas baladas. Uma média boa de gente em cada lugar. Nada vazio, nada cheio demais. Nada em promoção, nada caro demais.

Afinal, quando é a melhor época em Malta para o turismo?

Se você tem somente alguns dias em Malta e quer que eles sejam perfeito, vá em MAIO. Maio tem sol e praia na temperatura ideal durante o dia. À noite, no início do mês ainda faz um friozinho gostoso à noite, bom pra tomar um vinho, curtir a balada e dormir como um bebê. Tudo isso com preços justos e sem superlotação.

Em segundo lugar, sugiro os meses de JUNHO e SETEMBRO, que também têm sol, praia, gente nas baladas e ainda dá pra garantir seu lugar na areia das praias mais disputadas, como a Blue Lagoon.

O auge do verão, nos meses de JULHO e AGOSTO, também pode ser uma boa, caso você não se importe com o calor carioca que faz essa época em Malta.

E qual a melhor época para fazer intercâmbio em Malta?

Tudo que se aplica ao turismo, também vale para o intercâmbio. Com o a diferença que o intercambista vai passar muito mais tempo em Malta.

1 mês de intercâmbio: se você tem um único mês para aprender inglês e curtir Malta, fuja do inverno. Vá de preferência nos meses de MAIO, JUNHO ou SETEMBRO, que, além de garantir o sol, pode ter descontos em algumas escolas.

3 meses de intercâmbio: se você vai passar 3 meses em Malta, recomendo que fique em ABRIL, MAIO e JUNHO ou a partir do final do verão, nos meses de AGOSTO, SETEMBRO E OUTUBRO.

6 meses ou mais de intercâmbio: vá quando você quiser! Em seis meses ou mais, dá pra ver Malta com sol, com chuva, cheia de turistas ou praticamente sem ninguém.

Agora que você já sabe qual a melhor época em Malta para fazer turismo ou intercâmbio, veja mais dicas de Malta.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Chip Internacional: internet no celular em qualquer lugar do mundo

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

15 Comments

  1. Olá! Tenho interesse em fazer intercâmbio em Malta por 3 a 4 meses, o maior objetivo é aprender inglês, melhorar a fluência. Tenho dúvidas sobre a prática de ingles entre os nativos, se há muita mistura de sotaques. Malta possui muitos atrativos, mas em relação ao inglês, acha que seria um bom lugar? Acredito que cursos intensivos no Brasil funcionem bem para quem tem facilidade na língua, ou contato c o idioma desde sempre.
    Grata

    • Olá, Rafaela. Eu também tive essa dúvida antes de viajar pra Malta e é difícil achar alguém confiável pra explicar, afinal todo mundo quer o dinheiro do intercambista. As línguas oficiais de Malta realmente são o Inglês e o Maltês. Mas isso não significa que todo mundo fale as duas línguas. Pra fechar negócios logo, muitas agências de intercâmbio dizem que todo mundo fala inglês e que em Malta as pessoas têm sotaque britânico. HAHAHAHA. Uma grande mentira.

      Na verdade, todo os malteses falam bem mesmo é o maltês. O inglês é uma segunda língua e o sotaque deles é muito forte, lembra algo como uma mistura de árabe e italiano. E nem todos falam ou entendem inglês. Nos cidades turísticas, como St. Julians e Sliema, onde está a maioria das escolas, praticamente todas as pessoas falam um inglês razoável. Mas, por exemplo, na mercearia que eu ia todos os dias fazer compras, a menina do caixa entendia pouca coisa em inglês, só o básico. Também tive problemas com um taxistas, que não entendia absolutamente nada. Só cheguei em casa porque mostrei o nome da rua por escrito. Nas ruas algumas sinalizações são em Maltês e algumas são bilíngues.

      Apesar disso, acho que em 4 meses você pode melhorar muito seu inglês. É só não se misturar com brasileiros e conversar muito com outros estudantes no seu nível ou acima. Afinal, em qualquer país, as principais amizades serão sempre com os colegas, então ir pra Londres ou Malta não mudaria muito o aprendizado. Vi gente que passou 1 ano e não aprendeu nada, e outros que em 1 mês já evoluíram bastante. Depende de cada um.

      Pois é, esses dias, alguém me perguntou interessado em fazer um curso nível iniciante de apenas duas semanas. Nesse caso, se ele investir o mesmo valor num custo no Brasil, dá pra fazer mais de um ano de intensivo e avançar muito mais. Pra passar 4 meses, aí a imersão realmente vai ajudar.

  2. ola tenho somente o periodo de novembro para fazer um curso de ingles, mas gostaria de saber se este periodo e bom para ir para Malta
    obrigada

    • Nivaldo responder

      Oi Isabel. Em novembro é final do outono na Europa. Nessa época em Malta, as temperaturas costumam variar entre 10 ºC e 20 ºC. Depois do verão, a temperatura do mar ainda é agradável (para os padrões europeus), por volta de 21 ºC.

      Digo isso pra você entender que já vai estar complicado entrar no mar. Mas como as chuvas começam pra valer só em dezembro, ainda vai ser legal curtir o visual. Fora praia, Malta tem muitos programas culturais pra fazer.

      Se você não é viciada em sol e mar, novembro é uma boa época pra fazer seu intercâmbio lá. Dá uma olhada aqui: O que fazer em Malta: melhores passeios e pontos turísticos.

      De qualquer forma, mesmo no início da época fria, o clima em Malta é muito mais agradável do que outros países de língua inglesa, como Irlanda, Inglaterra ou Canadá.

  3. Ola, estou querendo fazer um intercambio em Malta no mês de Outubro por 15 dias, porem, já tenho cinquentão,
    será que consigo aprender alguma coisa .

    Grato

    Osmar Bueno

    • Nivaldo responder

      Olá, Osmar. Se a intenção é somente estudar inglês, vai aprender mais se fizer um curso intensivo no Brasil de pelo menos 1 mês. O que vai sair muito mais barato do que viajar para Malta. Aliás, com o que vai gastar nesses 15 dias em Malta, pode pagar vários anos de curso de inglês no Brasil.

      Agora, se quer mesclar um pouco de aprendizado com uma viagem incrível, aí sim vale a pena investir. Se você já sabe um pouco de inglês, em duas semanas de aula é possível praticar, desenferrujar a aprender algumas coisas novas. Principalmente se conversar bastante com os gringos e realizar programas extra-classe, sempre falando bastante em inglês. Se for muito iniciante, claro que é possível aprender um pouco mais, pegar mais vocabulário, mas é impossível subir de nível em apenas 15 dias de intercâmbio.

      Claro que os cenários de Malta são o melhor incentivo pra fazer a viagem. Dá uma olhada nas coisas mais incríveis de Malta: Dicas, Praias e o que fazer em Malta

      Usando meu próprio exemplo, eu fiz apenas 1 mês de intercâmbio e gastei mais do que se fizesse anos de curso de inglês. Mas não me arrependo. Aprendi um pouco e me diverti muito mais.

      Dica: se for, não compre o curso intensivo. Faça aulas apenas de manhã e aproveite a tarde para fazer turismo.

      E escolheu muito bem a época do sua viagem. Em outubro já acabou o verão, o país está mais tranquilo e a água do mar ainda estará morna, bom pra curtir as praias.

      • Bom… aos 41 vou fazer meu primeiro intercâmbio. Na verdade queria apenas conhecer lugares novos, mas já que estou indo a Malta, resolvi aprimorar o inglês. Unir o útil ao agradável… Chegarei em Malta no dia 12/05/18.
        Nivaldo, se tiver mais dicas, ficarei imensamente grata.
        Espero q dê tudo certo e que possa curtir demais essa oportunidade!!
        Abraços
        Sandra Soares

        • Nivaldo responder

          Oi Sandra. Isso aí, unindo o útil ao agradável. Bom, a primeira coisa você já fez muito bem, que foi escolher uma ótima época do ano. Pra mim, maio é melhor mês em Malta pra turistas e estudantes. Conversando com amigos que passaram o ano inteiro e lendo outras dicas, maio é quase unanimidade. Início de primavera, sol durante o dia e clima agradável à noite.

          Já viu os outros posts que fiz sobre Malta?

          Tem um índice com as dicas mais importantes aqui: https://www.buenasdicas.com/malta-3404/

          E se tiver qualquer dúvida, é só perguntar.

  4. LUIZA AMANDA ALVES responder

    Que ótimo, estou em duvida entre maio e agosto, mas deve ir em maio mesmo, nesse mes já há Boat Partys?

    • Nivaldo responder

      Oi Luiza. Em abril já tinha muitas boat parties. Impossível andar nas ruas de St. Julians sem ser abordado pelos promotores de eventos. Como você vai no verão, vai ter muito mais.

  5. Olá, a muito tempo estou querendo fazer um intercâmbio mas só agora resolvi de fato fazer. Quero ir para Malta. Gostaria de passar uns quatro meses, mas meu ingles não é muito bom, se eu chegar lá sem muito experiência eu consigo me virar bem. Gostaria de saber se Malta tem intercâmbio para minha faixa etária. Obrigada.

    • buenasdicas responder

      Oi Mary. Você não falou sua idade. Mesmo assim, tem intercâmbio pra vc sim. Fui com 30, achando que seria o mais velho da escola e passei longe disso. Tive colegas de turma na faixa dos 50, totalmente integrados e curtindo o estudo. Na escola vi alunos na faixa dos 70. Uma minoria, claro, em meio à massa na faixa dos 20.

      Fiz na ESE. SE você escolher um curso que não seja o general, tem mais chances de ter colegas acima de 30. Nas turmas “general”, sofri com a bagunça dos adolescentes em algumas aulas. Dá uma olhada em mais DICAS DE MALTA

Comentários