Dica de gelateria em Sorrento, na Costa Amalfitana
Não é segredo que nós amamos a Itália. Aliás, é difícil não amar. Um dos motivos são os deliciosos doces, especialmente os sorvetes artesanais. Ou melhor, os “gelatos”. A nossa missão era encontrar o melhor gelato da Itália.
Provamos dezenas, mas ainda faltam milhares de gelaterias para conhecer. Por isso, aqui vai apenas uma dica singela. Um lugar muito especial que conheci em Sorrento, cidade na Costa Amalfitana, perto de lindas praias e cidadezinhas construídas nas falésias.
A cidade em questão é Sorrento, com apenas 16 mil habitantes e uma das vistas mais impressionantes do Mar Mediterrâneo. E o que combina com calor, mar e Itália? Sorvete, é claro! Inclusive, vale a pena dizer que o gelato está na nossa lista como uma das melhores comidas típicas da Itália, entre várias outras delícias.
Em busca da melhor sorveteria da Itália
A melhor coisa que eu fiz foi parar de seguir dicas. Em Roma, por exemplo, entrei na onda do Lonely Planet e encarei a fila da Il Gelato de San Crispino. Gostosinho, mas um pouco aguado. Já comi melhores em São Paulo e Buenos Aires. Ainda com a casquinha na mão, passei na Gelateria Valentino, essa sim bem gostosa e provavelmente a melhor de Roma. Mas não da Itália.
Em Veneza, fui na famosa La Mela Verde. E fui em várias outras pelo caminho, em cidades como Pisa e Lucca. Algumas sorveterias com fila, outras mais vazias, mas todas com um gelato artigianale de primeira.
Achei que nada mais me surpreenderia. Foi aí que, no fim da viagem, caminhando pelo centro de Sorrento, avistei uma sorveteria muito estilosa. Entrar ou não entrar? Antes de pensar isso, já estava lá dentro escolhendo o que seria o melhor sorvete da minha vida.
Que sorveteria é essa em Sorrento!?
O nome dela é Puro Gelato. Navegando agora pelo site deles, descobri que trata-se de uma pequena rede de sorveterias, como unidades em Salerno, Cava de’Tirreni e Sorrento, todas na região da Campania.
O endereço em Sorrento é Via Luigi de Maio 19/21, pertinho da Piazza Tasso e a poucos metros da orla. Se for rápido e não errar o caminho, consegue avistar o Mediterrâneo antes do seu sorvete derreter.
Que sabores escolher
Aí é questão de gosto. E eu gosto muito de Nutella. E ela estava pura, cremosa e em formato de sorvete. Mas como era verão, solzão, calorão, pedi também uma bola de limão. Pois nada como uma fruta tropical pra deixar o sorvete realmente refrescante.
Como as sorveterias italianas capricham na quantidade de sabores, estiver na dúvida, peça logo o maior tamanho disponível e escolha quantos sabores aguentar comer.
O preço do gelato
De norte a sul, as gelaterias italianas seguem uma mesma faixa de preço, aumentando um pouquinho nas cidades mais visitadas pelos turistas.
Na Puro Gelato, paguei €2.5 por uma casquinha pequena, com duas bolas de bom e redondo tamanho. Mesmo com o Euro nas alturas, o preço continua justo, hoje por volta de 11 reais. Mais barato do que se paga por menos quantidade de sorvete nas sorvetrias, digamos, gourmet, de São Paulo.
Mais dicas gastronômicas
E se você vai pra Sorrento, fica muito fácil combinar a viagem com Nápoles. São apenas 50 km de distância até a capital da Campania, onde tem muitas outras sorveterias para você começar a fazer o seu próprio ranking. Isso se sobrar algum espaço no estômago, afinal Nápoles é o paraíso das pizzas e outras gostosuras. Então prepare-se para ganhar um quilinhos.
Quer mais sorvete?
Se você ainda não tem planos de passar por Sorrento, na América do Sul também tem excelentes sorveterias. Além das ótimas casas de gelatos de São Paulo, Buenos Aires também é especialista no assunto. Veja os melhores sabores de sorvete da Argentina e as melhores sorveterias artesanais de Buenos Aires.
Créditos das fotos: Buenas Dicas de Viagem
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.