Esse ano andei muito pela Itália. Passei por grandes cidades como Roma, Florença, Bologna e Nápoles, mas foi numa cidadezinha litorânea que comi o melhor sorvete da minha vida. Sorvete não, GELATO! Assim mesmo, gritado e com sotaque italiano.

A cidade em questão é Sorrento, com apenas 16 mil habitantes e uma das vistas mais impressionantes do Mar Mediterrâneo. E o que combina com calor, mar e Itália? Sorvete, é claro!

gelato italia

Em busca da melhor sorveteria da Itália

A melhor coisa que eu fiz foi parar de seguir dicas. Em Roma, por exemplo, entrei na onda do Lonely Planet e encarei a fila da Il Gelato de San Crispino. Gostosinho, mas um pouco aguado. Já comi melhores em São Paulo e Buenos Aires. Ainda com a casquinha na mão, passei na Gelateria Valentino, essa sim bem gostosa e provavelmente a melhor de Roma. Mas não da Itália.

Em Veneza, fui na famosa La Mela Verde. E fui em várias outras pelo caminho, em cidades como Pisa e Lucca. Algumas sorveterias com fila, outras mais vazias, mas todas com um gelato artigianale de primeira.

Achei que nada mais me surpreenderia. Foi aí que, no fim da viagem, caminhando pelo centro de Sorrento, avistei uma sorveteria muito estilosa. Entrar ou não entrar? Antes de pensar isso, já estava lá dentro escolhendo o que seria o melhor sorvete da minha vida.

Que sorveteria é essa em Sorrento!?

O nome dela é Puro Gelato. Navegando agora pelo site deles, descobri que trata-se de uma pequena rede de sorveterias, como unidades em Salerno, Cava de’Tirreni e Sorrento, todas na região da Campania.  Entra lá: welovepuro.it

gelateria puro italia

O endereço em Sorrento é Via Luigi de Maio 19/21, pertinho da Piazza Tasso e a poucos metros da orla. Se for rápido e não errar o caminho, consegue avistar o Mediterrâneo antes do seu sorvete derreter.

Que sabores escolher

Aí é questão de gosto. E eu gosto muito de Nutella. E ela estava pura, cremosa e em formato de sorvete. Mas como era verão, solzão, calorão, pedi também uma bola de limão. Pois nada como uma fruta tropical pra deixar o sorvete realmente refrescante.

sorveteria italiana

Como as sorveterias italianas capricham na quantidade de sabores, estiver na dúvida, peça logo o maior tamanho disponível e escolha quantos sabores aguentar comer.

O preço do gelato

De norte a sul, as gelaterias italianas seguem uma mesma faixa de preço, aumentando um pouquinho nas cidades mais visitadas pelos turistas.

Na Puro Gelato, paguei €2.5 por uma casquinha pequena, com duas bolas de bom e redondo tamanho. Mesmo com o Euro nas alturas, o preço continua justo, hoje por volta de 11 reais. Mais barato do que se paga por menos quantidade de sorvete nas sorvetrias, digamos, gourmet, de São Paulo.

sorveteria italia

Quer mais sorvete?

Se você ainda não tem planos de passar por Sorrento, na América do Sul também tem excelentes sorveterias. Além das ótimas casas de gelatos de São Paulo, Buenos Aires também é especialista no assunto. Veja os melhores sabores de sorvete da Argentina e as melhores sorveterias artesanais de Buenos Aires.

Créditos das fotos: Buenas Dicas de Viagem

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem

Comentários