Condições das estradas de Porto Seguro e Arraial d’Ajuda para Trancoso

Trancoso é um dos principais destinos turísticos da Bahia. Mas chegar lá não é tão simples quanto deveria. Na última viagem, resolvi ir de carro, para entender como estão as estradas de Porto Seguro a Trancoso e poder auxiliar os próximos viajantes a escolher o melhor caminho.

Cheguei no Aeroporto de Porto Seguro já com um carro reservado (preços aqui) e parti direto para Trancoso. A ideia inicial era fazer a viagem pelo caminho mais curto, via balsa de Arraial d’Ajuda e depois seguindo nas estradas de terra até Trancoso, a mesma utilizada pelas vans dos passeios turísticos.

Indo de carro, escolha uma pousada com estacionamento, pois é complicado encontrar vaga nas ruas de Trancoso. Me hospedei na Pousada Calypso e gostei. Em nosso guia Onde ficar em Trancoso, você encontra mais dicas.

A expectativa era encontrar Trancoso assim, linda e ensolarada. Mas as tempestades fora de época não permitiram, e ainda me fizeram ir por um caminho mais longo.

Imprevisto: estrada de terra alagada devido às chuvas

Ao cruzar Arraial d’Ajuda e chegar ao mal sinalizado trevo para a estrada de terra em direção a Trancoso, me informaram no local que era melhor evitar tal caminho.

Devido às fortes chuvas, incomuns no final do ano, a estrada de terra estava com trechos alagados. Carros 4×4 estavam passando, mas, em veículo de passeio, resolvi seguir o conselho dos locais e seguir pela outra estrada, segundo eles em melhores condições.

Pela estrada de terra, seriam 21 km de Arraial d’Ajuda a Trancoso. Já pela estrada asfaltada, rodei pouco mais de 30 km de distância, que fiz em cerca de 1 hora de viagem, devido aos trechos de lama, buracos e alguns desvios, conforme vou relatar abaixo.

Mesmo seguindo minhas próprias dicas de Quando ir para Porto Seguro e Trancoso, a chuva me pegou. Moradores da região disseram que, desde o ano passado, novembro e dezembro têm sido muito chuvosos, o que pode ser causa do fenômeno climático La Niña. Inclusive, se pensar em ir no réveillon, me disseram que no ano passado a virada foi pura chuva e lama.

Estrada “mais ou menos” asfaltada de Arraial d’Ajuda para Trancoso

Seguindo o caminho indicado pelo Google Maps, que era o mesmo recomendado pelo morador de Arraial d’Ajuda, cheguei à BA-001. A sinalização não é das melhores, mas há algumas placas indicando Trancoso pelo caminho.

Inicialmente, uma estrada em ótimas condições. A pista, de mão dupla, parece nova, com as pinturas de ultrapassagens bem nítidas, embora com o acostamento muito estreito. Mesmo sendo sábado, o movimento era leve.

Mas, depois de alguns quilômetros, o asfalto simplesmente acabou.

Do nada, o asfalto sumiu. A pista deu direto numa estrada de terra, sem nenhum aviso. Devido às chuvas, uma estrada de lama, toda esburacada. Em alguns trechos, precisei seguir pela contramão para evitar os atoleiros maiores.

Não medi a distância. Mas foi algo como 15 minutos nessa situação precária.

De repente, surgiu novamente o asfalto no caminho. E isso acontece várias vezes na viagem, um estranho revezamento de asfalto, terra e lama.

Já pra lá do meio do caminho, as condições dos trechos de estrada asfaltada são piores. Falta acostamento e sinalização. No trajeto, algumas curvas mais fechadas e ladeiras, embora nada muito preocupante.

E não vi postos de combustível no meio do trajeto, apenas na saída de Arraial e nas proximidades de Trancoso. Recomendo encher o tanque antes de começar a viagem.

Chegada em Trancoso

Faltando cerca de 6 km para Trancoso, há um trevo, bem sinalizado, com placas indicando também a opção de seguir viagem a Caraíva.

Optei por seguir a Trancoso. O trecho final da estrada é asfaltado e mais movimentado, pois já começam a surgir comércio, bairros residenciais e entradas para pousadas e condomínios turísticos.

Em Trancoso, a dica é seguir direto para a região do Quadrado, onde estão as melhores pousadas e muitos restaurantes. Além, é claro, da famosa tapioca da praça.

Não custa repetir: caso também vá de carro, é importante reservar uma pousada com estacionamento, pois é complicado achar vaga nas ruas de Trancoso, especialmente nas proximidades do Quadrado. Me hospedei na Pousada Calypso, a poucos passos do Quadrado e com fácil acesso à praia. Possui estacionamento gratuito para hóspedes, fácil de manobrar, além de banheira de hidromassagem e quartos grandes e confortáveis.

Estradas de Trancoso para Caraíva

Seria minha segunda vez em Caraíva, a primeira indo de carro. Mas as chuvas impediram a viagem.

O próprio Google Maps estava informando sobre condições adversas no caminho. Então conversei bastante na pousada e com motoristas de táxi do Quadrado, que fazem bastante a rota entre Trancoso e Caraíva.

Me informaram que a estrada, que é toda de terra, estava com muita lama. A viagem, que geralmente leva cerca de 50 minutos, estava demorando quase 3 horas. E são apenas 37 km de distância.

Apesar de jornais locais noticiarem que uma obra, no início de 2022, teria acabado com a dificuldade de acesso a Caraíva em dias chuvosos, o problema continua.

Dessa forma, precisei cancelar a estadia em Caraíva. Mas, caso vá na época da seca ou de poucas chuvas, pode seguir tranquilamente na estrada de terra. Já fiz essa viagem em van e ônibus, da Águia Azul, e foi tudo bem no caminho. Se for, leia nosso guia Onde ficar em Caraíva para escolher bem sua pousada.

Continue planejando sua viagem a Trancoso

Você está no blog certo para organizar toda a sua viagem ao sul da Bahia, incluindo destinos como Trancoso, Caraíva, Santo André, Arraial d’Ajuda, Praia do Espelho e Porto Seguro.

O primeiro passo é ler estas Dicas de Trancoso, um resumo com as principais informações para planejar cada passo da viagem.

Recomendo conferir também nossa lista com os Melhores Hotéis da Trancoso, pois o fator hospedagem é muito importante na vila.

Desejo a você uma excelente viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *