25 fotos de Paraty que comprovam a beleza da cidade e suas praias

Nossas fotos de Paraty não deixam dúvidas: ela é uma das cidades mais bonitas do Brasil. Suas ruas, com mais de 300 anos de história, emolduram uma paisagem única, numa combinação com serras, praias e casarões coloniais.

Tive o prazer de fotografar Paraty ensolarada, numa linda semana de inverno. Além do Centro Histórico, inclusive à noite, esta galeria também traz fotos de Trindade e de praias na baía de Paraty.

Impossível dizer que são as melhores fotos de Paraty. Afinal, não sou fotógrafo profissional e utilizei equipamento simples. Mas, para paisagens tão incríveis, até mesmo um amador consegue fazer algumas boas imagens.

Fotos de Paraty: centro-histórico, noite e praias

Cais de Paraty, com a Serra da Bocaina ao fundo. Esse é o principal cartão-postal de Paraty. Não lembro se fiz a foto de dentro do barco, na saída para o passeio, ou de uma pequena parede de pedras pelo caminho. Nas nossas dicas de Paraty, você entende mais sobre cada detalhe do planejamento da viagem.

2

Largo de Santa Rita, ao lado do Cais de Paraty. A Igreja de Santa Rita, em estilo barroco, completou 300 anos de idade em 2022. O conjunto arquitetônico da praça foi tombado pelo IPHAN em 1052. No guia Onde se hospedar em Paraty, entenda porque essa é uma das melhores regiões da cidade.

3

Casa do Príncipe, Paraty (RJ). Foi comprada em 1960 por Dom João Maria, neto da Princesa Isabel. Atualmente, seu filho João de Orleans e Bragança é o proprietário e morador da casa. Perto dela fica a Pousada do Ouro, uma das melhores de Paraty.

4

Igreja de Nossa Senhora das Dores, também conhecida como Capelinha. Foi construída no início do século XVIII. Saiba mais sobre ela e outras igrejas de Paraty no site oficial de turismo da cidade, o paraty.com.br.

5

Rua “pé-de-moleque”, como são chamadas as ruas no Centro Histórico de Paraty. Possuem esse nome pois as pedras originalmente foram fixadas por crianças, filhas dos africanos escravizados.

6

Casa da família do navegador Amyr Klink, localizada na Rua Geralda, junto à Praça da Matriz de Paraty. Se busca o que fazer em Paraty, a caminhada pelas ruas do centro histórico é a única atividade realmente imperdível na cidade.

7

Escuna navegando na Baía de Paraty. Esse é um dos passeios turísticos mais realizados na região. Falamos sobre ele no post: passeio de barco ou escuna em Paraty. É a forma mais barata de explorar o litoral paratiense.

8

Casarão colonial no Centro Histórico de Paraty, a melhor região para se hospedar. Veja dicas de onde ficar em Paraty e escolha a pousada ideal para você.

9

Fim de tarde, durante o tour guiado em Paraty. Esse passeio percorre os principais pontos turísticos do centro da cidade, desde a Praça da Matriz até a Rua dos Suspiros.

10

Canal de Paraty, que separa o Centro Histórico do Bairro Pontal. Vista da Ponte do Pontal, que pode ser atravessada por pedestres.

11

Mais uma foto do Canal de Paraty, com a Serra da Bocaina/Serra do Mar ao fundo. Registro feito na área da piscina da Pousada Corsário, onde me hospedei em Paraty.

12

Largo de Santa Rita por outro ângulo. À direita da igreja, está a Rua dos Suspiros, que possui esse nome pois durante décadas foi ponto de prostituição e também de encontros entre casais.

13

Foto de Paraty à noite. Durante a semana, especialmente de segunda a quinta, a cidade é tranquila e pouco movimentada. Se puder, programe-se para chegar numa segunda-feira, assim você garante as melhores fotos, sem tanta gente nas ruas, e ainda consegue bons descontos em hotéis e restaurantes.

14

Corrente que impede a circulação de carros no coração do Centro Histórico de Paraty, que é restrito para pedestres. Nada mais justo e correto. Assim a cidade se mantém preservada e fica muito mais agradável de caminhar.

15

Estátua/busto de Ariano Suassuna, na Praça da Matriz de Paraty. Foi colocada na cidade da FLIP para celebrar os 100 anos do poeta e escritor paraibano.

16

Céu azul num fim de tarde no Centro Histórico de Paraty, com o casario colonial e a igreja ao fundo. Planeje bem quando ir a Paraty e encontre um clima tão bom quanto esse, o que é raro na cidade que é mais conhecida por suas chuvas e ruas alagadas, o que se dá também devido à maré.

17

Bicicleta escorada numa casa colonial de Paraty. Aliás, esse foi meu principal erro no roteiro de Paraty. Apesar de ter boas áreas para pedalar ao redor da cidade, como na ciclovia ao longo do canal, circular de bicicleta pelas ruas de pedras foi uma experiência desconfortável e arriscada. Saiba mais no guia O que fazer em Paraty.

18

Praia da Lula. Foto de barco que realiza passeios privados pela baía de Paraty, ancorado na Praia da Lula, de águas esverdeadas. Apesar das águas geralmente calmas, essa e outras praias de Paraty não me pareceram seguras para banho, pois são praias de “tombo”, que se tornam fundas em poucos metros.

19

Canhão no Cais de Paraty. Lembrança dos tempos do Império, quando era preciso proteger a região de piratas e invasores estrangeiros. Nessa região está uma das 11 melhores pousadas de Paraty.

20

Mais uma foto do centro de Paraty à noite. A região é limpa e segura. As ruas principais são muito bem iluminadas e repletas de bares, lojas e restaurantes e funcionam até mais tarde.

21

Mesa colocada sobre a rua pé-de-moleque no Centro Histórico de Paraty. Se você está planejando seu roteiro, recomendo ler quanto custa viajar a Paraty, para ter pelo menos uma noção dos preços na cidade.

22

Praia do Meio, em Trindade. Nesta vila de Paraty, estão algumas das praias mais bonitas do Rio de Janeiro. O passeio pode ser apenas um bate e volta desde Paraty. Uma boa atividade para quem gosta de fazer trilhas e conhecer praias novas. Veja dicas Dicas de Trindade.

23

Praia do Jurumirim, onde está uma casa abandonada pertencente ao navegador Amyr Klink. No canto esquerdo, tem um pequeno curso d’água. A parada nesta praia está na rotas de alguns passeios de barco na baía de Paraty.

24

Foto da Praia do Pontal, a praia mais próxima ao centro de Paraty. Fica a cerca de 10 minutos de caminhada da Praça da Matriz. É imprópria para banho. Mas é bonita, de águas calmas e possui alguns bares que servem almoço, cerveja e alugam caiaque e pranchas de SUP.

25

Foto das ilhas de Paraty, entre outras do litoral sul do Rio de Janeiro. Segundo o guia do nosso passeio, estávamos vendo a Ilha Grande, a Ilha da Jipoia e Angra dos Reis. Se você souber qual é exatamente cada ilha da foto, mande sua contribuição pelos comentários.

Hora de viajar a Paraty

Todas essas fotos de Paraty foram tiradas em nossa última viagem, quando percorremos os principais atrativos da região e analisamos todos os detalhes para ajudar você a planejar o melhor roteiro por possível.

Por isso, antes de pegar a estrada, confira nossas Dicas de Paraty e tire todas as suas dúvidas.

Caso tenha alguma pergunta, basta enviar pelos comentários abaixo ou para o e-mail nivaldo@buenasdicas.com.

Créditos: todas as fotos de Paraty, Trindade e Baía de Paraty, listadas acima, são de propriedade do site buenasdicas.com, estão protegidas por direitos autorais e não podem ser reproduzidas em outro local. Portanto, não são imagens grátis de Paraty. Caso tenha interesse em utilizar alguma delas, entre em contato para solicitar nossa autorização.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *