Não se assuste. Praga é uma cidade muito segura, muito mais do que qualquer cidade no Brasil e mesmo outras cidades importantes para o turismo na Europa, como Paris ou Barcelona. Mas Praga tem alguns traços marcantes do Leste Europeu, como malandragens, golpes e armadilhas pra turistas. Veja os mais comuns e outras dicas de segurança em Praga.

Armadilhas pra turistas em Praga

ponte carlos praga

• Batedores de carteira

Com raras excessões, na Europa é assim mesmo: onde tem turista, tem batedor de carteira. Em Praga eles seguem a lógica e atuam nos lugares de maior movimentação, como ao redor das estações de trem e nas aglomerações de pontos turísticos. Não costumam andar armados como no Brasil. O truque é a mão leve.

•Taxistas

Poucos dias antes de chegar em Praga, por coincidência assisti um episódio de Capitais do Delito que se passava por lá. E adivinha qual é o principal tema do programa? Sim, os taxistas. Eles rodam com taxímetro adulterado, dão o famoso golpe do troco e sugerem lugares duvidosos para os clientes irem, se aliando a outros golpistas. Na estação de trem de Praga, eles só vendem corridas com preço fechado e até o meu hotel, a menos de 2 km dali, estavam cobrando o equivalente a 60 Reais.

• Casas de Câmbio

Evite casas de câmbio isoladas ou de aspecto ruim. A República Tcheca não aderiu as Euro e sofre com falsificações de notas da sua Coroa Tcheca. Outro problema são as taxas cobradas por algumas agência de câmbio, como na Estação Principal de Trem. A dica é chegar em Praga já com algum dinheiro do país e trocar o restante que precisas nas casas de câmbio do Centro.

• Casas de Show

Tive que usar um eufemismo pra não dizer cabaré, puteiro, bordel ou zona de meretrício. Então, falando sobre as “Casas de Show” de Praga, existe uma certa máfia do Golpe do Suadouro na cidade. Oi, suadouro? Sim, o golpe é tão antigo que tem até nome. As casas atraem homens, geralmente sozinhos. Em vez de um noite louca de amor com uma prostituta, eles são trancados, coagidos e extorquidos. E sabe quem muitas vezes indica esses lugares legais pra eles? Sim, o TAXISTAS.

• Hotéis

Essa não é uma armadilha exclusiva de Praga. Por isso mesmo a dica vale pra qualquer viagem: sempre reserve seu hotel com antecedência. O preço de tabela no balcão geralmente é muito mais alto do que se reservar pela internet, além de correr o risco de não encontrar quartos vagos. Antes de embarcar, reserve pelo booking e garanta os melhores preços.

• Carro na rua

Se alugar um carro em Praga, não deixe ele em qualquer lugar e muito menos com documentos importantes ou objetos de valor no interior. Pois sim, na República Tcheca eles também arrombam carros. Imagino que não tanto quando no Brasil, mas é bom não se descuidar.

Lugares pra ficar esperto

dicas de praga estação de trem

Como falei no início, Praga é uma cidade muito segura. É possível caminhar sem medo por toda a cidade, a qualquer hora do dia ou da noite. Mas isso não significa que pode confiar em qualquer um, e menos ainda que é de boa carregar dinheiro, documentos importantes e objetos de valor sem se preocupar com os batedores de carteira, que podem passar desapercebidos. Em Praga, existem 3 áreas mais comus para furtos:

• A Praça Venceslau

Ou Václavské náměstí, em tcheco. Um grande e histórico largo, com teatros, museus, arquitetura primorosa e intenso fluxo de turistas. E turista é sempre uma boa presa pros marginais.

• Estação de Trem Principal

Em tcheco, é a Hlavní Nádraží. Fica colada na Praça Venceslau. É por onde chegam milhares de turistas por dia. E é lá dentro que estão os taxistas malas e as casas de câmbio superfaturadas, além de pedintes chatos e batedores de carteira. Se tem um lugar pra evitar à noite em Praga, esse lugar é o estacionamento da estação.

• A Ponte Carlos

Antes de chegar em Praga, li algumas histórias de turistas roubados no meio da principal atração da cidade. Não vi nada de suspeito na ponte, mas com tantos celulares, câmeras e viajantes relapsos, não me espantaria ver um roubo por lá.

Cuidado com os documentos

Pior do que perder a carteira com alguns Euros e Coroas Tchecas, é perder o Passaporte. Evite andar com ele na bolsa, por exemplo. Tenha seu passaporte sempre em local seguro, de preferência no hotel. Quando for sair, leve uma cópia do passaporte e outro documento brasileiro, como a identidade ou a carteira de motorista.

Se der merda, vá na Polícia

Antes de chegar em uma cidade, é importante ter anotado alguns telefones úteis. Mas se você é como eu e confia que vai encontrar todos os números que precisa na internet, está totalmente certo. Afinal eu mesmo vou colar os telefones importantes aqui pra facilitar sua pesquisa. Sinceramente, espero que não precise de ajuda da Polícia em Praga. Mas, se precisar, os números são:

158 – Polícia Federal

156 – Polícia Municipal

112 – Central de Emergências

Delegacias com telefones 24h

Cidade Velha / Old Town | Bartolomějská 14, Praga 1 | 974 851 700

Malastrana / Lesser Town | Vlašská 3, Praga 1 | 974 851 730

Outros números de distritos:

• 974 851 710     • 974 851 720     • 974 851 500     • 974 851 750     • 974 852 710     • 974 852 720

Obs: obviamente não liguei nesses números, mas a fonte é um site tcheco aparentemente confiável.

Mais Buenas Dicas na Europa:

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Passagens aéreas: melhores sites para pesquisar preços de passagens

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO
Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

4 Comments

    • Nivaldo responder

      Obrigado, Luiz. Volte mesmo. Sempre tem dicas de viagem atualizadas as aqui no blog. Saudações.

  1. Achei muito interessante suas dicas mas fiquei preocupada com o câmbio, como vou sair de paris p ir à Praga me preocupei com a troca da moeda. Vou tentar trocar alguns reais aqui em Curitiba onde moro, mas
    coroa tcheca,, avemaria, será q tem aqui? 😁😁😁😁

    • Nivaldo responder

      Olá, Neuzair. É complicado achar Coroa Tcheca pra comprar no Brasil. Impossível não é, talvez você até ache em Curitiba, mas não vale o esforço. Se chegar de trem em Praga, você pode comprar na estação mesmo. Eu troquei lá e achei o câmbio ok, tanto que nem troquei mais na cidade depois, apesar de ter visto muitas casas de câmbio no centro histórico.

      Como cheguei e saí de trem, não cheguei a ir no aeroporto de Praga. Mas, como quase todo aeroporto, lá deve ter casa de câmbio também. Ah, e troque Euros pro Coroas. Talvez até aceitem Real lá, só que o câmbio é muito desfavorável pra gente. Tenha Euros.

Comentários