Roma não é daqueles destinos que eu digo pra ir em qualquer época do ano. Isso porque Roma não combina nada com chuva. Seus monumentos, palácios e ruínas merecem dias de sol. Outra coisa que pode atrapalhar é o excesso de gente e filas.

O primeiro passo para planejar quando ir, é olhar o calendário de chuvas em Roma. De cara você vai perceber que outubro, novembro e dezembro são os meses mais chuvosos. Nessa mesma época também começa a esfriar, o que atrapalha la dolce vita nos cafés romanos ao ar livre. Em janeiro, fevereiro e março, chove um pouco menos, mas o frio de quase 0 ºC pode atrapalhar os passeios. Se viajar nessa época e tiver muita sorte (depende do ponto de vista), pode até ver neve em Roma.

→ Roma na primavera: março, abril, maio e junho 

Roma no verão: junho, julho, agosto e setembro

Por outro lado, sol em excesso também traz seus problemas. Julho e agosto são os meses mais quentes em Roma. Não é raro fazer 40 ºC. E não há gelatto que ajude a suportar o calor. Além disso, julho e agosto são meses de férias escolares em boa parte do mundo. Cansados de passar frio, europeus do norte vão em massa pra Itália. Americanos também. Russo mais ainda. Roma fica infernal de quente e lotada. E os hotéis ficam mais caro do que nunca.

Se quiser evita o lero-lero, já adianto que os melhores meses em Roma são abril, maio, setembro e outubro. Abaixo explico os motivos.

(Fiz esse gráfico abaixo. Ficou feio, mas é muito útil. Veja as média de temperaturas mínimas e máximas em Roma e a média histórica de chuvas por mês)

Primavera, a melhor época em Roma

Minha época preferida na capital italiana é a primavera, especialmente o mês de abril. Considero o balanço ideal das condições climáticas na cidade. Muitos dias de sol e clima agradável durante o dia, perfeito para caminhar muito e não suar quase nada. Lembro de andar 10 quilômetros e chegar sem pizza embaixo do braço no meu destino, que era uma pizzaria (trocadilho acidental). Dificilmente a temperatura fica acima de 20 ºC. À noite, com os termômetros por volta de 10 ºC, é perfeito para caminhar nas ruas do Trastevere em busca de um bom restaurante.

Roma em abril. Mais chances de ver o céu azul assim, noite e dia.

Outro motivo para viajar para Roma em abril é o aniversário da cidade. Em 21 de abril de 2018, ela completa 2.771 anos. Isso aí, dois mil setecentos e setenta e um anos de idade. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, Roma já era uma cidade milenar. Festeiros, os italianos comemoram bastante essa data. Aqui, no site Vou pra Roma, tem mais detalhes dos eventos pra celebrar o aniversário. Ótima chance de ver apresentações que remontam ai Império Romano e outros fatos históricos da cidade.

Mais uma vantagem da primavera em Roma é o horário do pôr-do-sol. No início de abril, os dias ficam claros até 19h30h. No final de junho, a claridade vai até 21h. O que é ótimo para explorar o maior número possível de atrações em Roma, garantindo lindas fotos sob a clássica luz da primavera europeia. Melhor ainda para quem vai aproveitar as praias perto de Roma.

Se não puder viajar em abril, tente ir em maio. No quinto mês do ano, as temperaturas aumentam um pouco, mas ainda é agradável para caminhar e ficar ao ar livre, com a vantagem de ter probabilidade ainda menor de chover. No final de junho o calor já começa a ficar chato. E calor a gente já passa no Brasil.

Outono, a segunda melhor época em Roma

No hemisfério norte o outono começa em 22 ou 23 de setembro e termina em 21 ou 22 de dezembro. No clima mediterrâneo de Roma, setembro é o melhor mês da estação para fazer turismo. Isso porque o calor infernal do verão já foi embora e ainda chove pouco. Em média, as temperaturas oscilam entre 15 ºC e 27 ºC.

Em outubro, a temperatura é ainda mais agradável, por volta de 11 ºC a 21 ºC, mas a probabilidade de chover é maior. Então, se não puder viajar em setembro, outubro é a última boa chance do ano para visitar Roma, especialmente no início do mês.

Outra vantagem de ir para Roma em setembro e outubro, é encontrar a cidade um pouco mais vazia. O que significa preço melhor nos hotéis e filas menores para entrar no Fórum Romano, no Coliseu, na Fontana di Trevi e em outros disputados pontos turísticos romanos.

Quando não ir para Roma

Novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março. Como falei no início, evite novembro e os meses de inverno. Essa é a época que faz mais frio e chove muito em Roma. Então, se tiver datas flexíveis para viajar, evite novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março. Desses, dezembro e janeiro são os piores meses. Outro ponto negativo de visitar Roma nesses meses é o horário do pôr-do-sol. Os dias, naturalmente curtos, ficam ainda menores com o fim do horário de verão (Ora Legale, em italiano), que acaba na última semana de outubro.  Em dezembro, 17h da tarde já está escuro em Roma. O que é péssimo para visitar pontos turísticos.

Julho e agosto. A partir do final de junho, quando começa o verão em Roma, o calor já começa a castigar as caminhadas em Roma. E andar nas ruas históricas, passando pelas piazzas fontanas é a segunda coisa mais legal pra fazer na cidade. E a melhor coisa o calor também estraga: comer. Já pensou, caminhar sob 40 ºC com quilos de macarrão e azeite no estômago? Não é legal. Pior que isso, é passar horas em filas. Como julho e agosto são meses de férias na Europa, a Itália vira o parque de diversões. Assim as principais atrações da cidade ficam lotadas.Como em muitos lugares do mundo, a alta temporada é a pior época. Se a famosa fila do Vaticano já é terrível, imagine então sob o sol saariano do verão em Roma. Como diria o Papa, é um inferno.

Volaré, oh oh
Cantaré, oh oh oh oh
Nel blu dipinto de blu
Felice de stare lassù

Fontes de pesquisa sobre o clima, chuvas e temperaturas em Roma: Ambitalia, Timeanddate, Ptclimate

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Escreva seu comentário