Quando ir para Roma: melhor época, sem chuvas e sem filas
Roma não é daqueles destinos que eu digo pra ir em qualquer época do ano. Isso porque Roma não combina nada com chuva. Seus monumentos, palácios e ruínas merecem dias de sol. Outra coisa que pode atrapalhar é o excesso de gente e filas.
(Independente da época da sua viagem, é importante planejar sua hospedagem e reserva hotel com antecedência. Para isso, veja o guia Onde ficar em Roma: melhores bairros e hotéis)
O primeiro passo para planejar quando ir, é olhar o calendário de chuvas em Roma. De cara você vai perceber que outubro, novembro e dezembro são os meses mais chuvosos. Nessa mesma época também começa a esfriar, o que atrapalha la dolce vita nos cafés romanos ao ar livre. Em janeiro, fevereiro e março, chove um pouco menos, mas o frio de quase 0 ºC pode atrapalhar os passeios. Se viajar nessa época e tiver muita sorte (depende do ponto de vista), pode até ver neve em Roma.
Por outro lado, sol em excesso também traz seus problemas. Julho e agosto são os meses mais quentes em Roma. Não é raro fazer 40 ºC. E não há gelatto que ajude a suportar o calor. Além disso, julho e agosto são meses de férias escolares em boa parte do mundo. Cansados de passar frio, europeus do norte vão em massa pra Itália. Americanos também. Russo mais ainda. Roma fica infernal de quente e lotada. E os hotéis ficam mais caro do que nunca.
Se quiser evita o lero-lero, já adianto que os melhores meses em Roma são abril, maio, setembro e outubro. Abaixo explico os motivos.
(Fiz esse gráfico abaixo. Ficou feio, mas é muito útil. Veja as médias de temperaturas mínimas e máximas em Roma e a média histórica de chuvas por mês)
Já aproveitou as ofertas da Black Friday do maior site de reservas do mundo? Acesse o site promocional do Booking.com e encontre hotéis com até 35% de desconto até 4 de dezembro.
Primavera, a melhor época em Roma
Minha época preferida na capital italiana é a primavera, especialmente o mês de abril. Considero o balanço ideal das condições climáticas na cidade. Muitos dias de sol e clima agradável durante o dia, perfeito para caminhar muito e não suar quase nada. Lembro de andar 10 quilômetros e chegar sem pizza embaixo do braço no meu destino, que era uma pizzaria (trocadilho acidental). Dificilmente a temperatura fica acima de 20 ºC. À noite, com os termômetros por volta de 10 ºC, é perfeito para caminhar nas ruas do Trastevere em busca de um bom restaurante.
Outro motivo para viajar para Roma em abril é o aniversário da cidade. Em 21 de abril de 2018, ela completa 2.771 anos. Isso aí, dois mil setecentos e setenta e um anos de idade. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, Roma já era uma cidade milenar. Festeiros, os italianos comemoram bastante essa data. Aqui, no site Vou pra Roma, tem mais detalhes dos eventos pra celebrar o aniversário. Ótima chance de ver apresentações que remontam ai Império Romano e outros fatos históricos da cidade.
Mais uma vantagem da primavera em Roma é o horário do pôr-do-sol. No início de abril, os dias ficam claros até 19h30h. No final de junho, a claridade vai até 21h. O que é ótimo para explorar o maior número possível de atrações em Roma, garantindo lindas fotos sob a clássica luz da primavera europeia. Melhor ainda para quem vai aproveitar as praias perto de Roma.
Se não puder viajar em abril, tente ir em maio. No quinto mês do ano, as temperaturas aumentam um pouco, mas ainda é agradável para caminhar e ficar ao ar livre, com a vantagem de ter probabilidade ainda menor de chover. No final de junho o calor já começa a ficar chato. E calor a gente já passa no Brasil.
Outono, a segunda melhor época em Roma
No hemisfério norte o outono começa em 22 ou 23 de setembro e termina em 21 ou 22 de dezembro. No clima mediterrâneo de Roma, setembro é o melhor mês da estação para fazer turismo. Isso porque o calor infernal do verão já foi embora e ainda chove pouco. Em média, as temperaturas oscilam entre 15 ºC e 27 ºC.
Em outubro, a temperatura é ainda mais agradável, por volta de 11 ºC a 21 ºC, mas a probabilidade de chover é maior. Então, se não puder viajar em setembro, outubro é a última boa chance do ano para visitar Roma, especialmente no início do mês.
Outra vantagem de ir para Roma em setembro e outubro, é encontrar a cidade um pouco mais vazia. O que significa preço melhor nos hotéis e filas menores para entrar no Fórum Romano, no Coliseu, na Fontana di Trevi e em outros disputados pontos turísticos romanos.
Quando não ir para Roma
Novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março. Como falei no início, evite novembro e os meses de inverno. Essa é a época que faz mais frio e chove muito em Roma. Então, se tiver datas flexíveis para viajar, evite novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março. Desses, dezembro e janeiro são os piores meses. Outro ponto negativo de visitar Roma nesses meses é o horário do pôr-do-sol. Os dias, naturalmente curtos, ficam ainda menores com o fim do horário de verão (Ora Legale, em italiano), que acaba na última semana de outubro. Em dezembro, 17h da tarde já está escuro em Roma. O que é péssimo para visitar pontos turísticos.
Julho e agosto. A partir do final de junho, quando começa o verão em Roma, o calor já começa a castigar as caminhadas em Roma. E andar nas ruas históricas, passando pelas piazzas e fontanas é a segunda coisa mais legal pra fazer na cidade. E a melhor coisa o calor também estraga: comer. Já pensou, caminhar sob 40 ºC com quilos de macarrão e azeite no estômago? Não é legal. Pior que isso, é passar horas em filas. Como julho e agosto são meses de férias na Europa, a Itália vira o parque de diversões. Assim as principais atrações da cidade ficam lotadas.Como em muitos lugares do mundo, a alta temporada é a pior época. Se a famosa fila do Vaticano já é terrível, imagine então sob o sol saariano do verão em Roma. Como diria o Papa, é um inferno.
Volaré, oh oh
Cantaré, oh oh oh oh
Nel blu dipinto de blu
Felice de stare lassù
Continue planejando sua viagem para a Itália:
- Nápoles: vale a pena conhecer?
- Veneza: onde é melhor se hospedar
- Lucca: o que fazer e melhores atrações
- Onde ficar em Veneza
- Hotéis em Verona: onde se hospedar
- Pompeia: como chegar, preços o que ver nas ruínas
- Capri: dá pra fazer um bate e volta
Fontes de pesquisa sobre o clima, chuvas e temperaturas em Roma: Ambitalia, Timeanddate, Ptclimate
Explicamos tudo sobre a Black Friday do Booking em 2024. Leia e entenda como conseguir os melhores descontos de hotéis, carro e voos.
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.
Olá, Nivaldo.
Adorei todas as pesquisas que fiz no seu blog (principalmente a indicação de ir de ônibus do aeroporto de Roma para Nápoles).
Sempre fui para a Europa no mês de novembro e para países localizados mais ao norte.
Esse ano ficarei apenas na Itália no dia 24/09 ao dia 10/10, portanto não faço ideia do clima que encontrarei por lá, só sei que será bem mais quentinho do que os que pego em novembro.
Estou com dificuldades para montar a mala (que será apenas a de mão).
Você pode me ajudar com dicas?
Abraços.
Obrigada.
Oi Lídia. Que bom que a dica do ônibus pra Nápoles já ajudou alguém! Eu custei a encontrar informação antes de ir, por isso foi o primeiro post que fiz. Olha, a tendência pra setembro em Roma é começar a chover, pois é início de outono e historicamente o quarto mês mais chuvoso do ano. Mas não tem como ter 100% de certeza. Por exemplo, passei por lá em fevereiro, que chove a mesma média de setembro, e não vi uma gota d’água. E ainda peguei um lindo dia de sol em Capri.
Eu sempre viajo apenas com uma mochila de 40 litros. Acho que sapato e roupa de frio são as coisas que mais ocupam espaço. Por isso costumo ir só com jaqueta do corpo e o tênis do pé. E roupas para uma semana, aí passo numa lavanderia. Sempre tem nessas cidades turísticas. Problemas disso:
– O tênis único passa a incomodar. Como sapato feminino é menor, talvez possa levar um extra.
– Lavanderias podem ser demoradas. Às vezes gastam meio período.
– Faltava ter uma mochila pequena pra usar nos passeios. Passei a levar uma menor vazia, dentro da principal. Tá funcionando.
Então, a sua dica tão bem explicada do deslocamento do aeroporto para Nápoles foi sensacional, e farei dessa forma!!!
Estou pegando vária dicas no blog, inclusive vou ficar no hostel que você indicou, o Neapolitan Trips (será minha primeira experiência com hostel).
Acho que não me expliquei direito, eu sempre viajo só com mala de mão (lavo as roupas no banheiro do hotel mesmo, nunca fui em lavanderia hahahah) e uma mochila (ah, a mochila pequena para os passeio é fundamental mesmo, faz diferença).
A dúvida está sendo em relação ao tipos de roupas que devo levar. Sempre levei roupas pesadas para aguentar o frio e agora não sei se seria apropriado levar roupas mais leves, como vestidos e camisetas de manga curta.
Vou chegar me Roma, depois ir a Nápoles, Pompéia (será que faz frio na subida do vulcão?), Veneza, Milão, Florença e mais alguns lugares da Toscana.
PS.: você realmente responde rápido. Adorei!!
Que ótimo, o Neapolitan Trips foi realmente uma boa escolha. Depois me diz como é o café da manhã, porque todo dia eu esquecia, na pressa pra sair.
Mochilão raiz hein! Não é complicado encontrar lugar pra secar no hostel? Nesse de Nápoles, tem aqueles aquecedores de tolha, acho que vai facilitar pra deixar uma coisa ou outra.
Sobre as roupas, espera chegar na véspera da viagem pra decidir melhor, porque aí já pode conferir a previsão do tempo. Lembrando que destinos no litoral ventam bastante e isso faz parecer bem mais frio, então é bom ter uma jaqueta corta-vento.
Não subi o vulcão…fui apenas nas ruínas (aqui tem dicas de Pompeia). Em Florença eu fui num mês de março e tava mais calor que no restante. Veneza em abril e choveu bastante. Surpresas de viagem.
Acabo ,de receber um balde de água fria ,pois só temos novembro pra viajar ,será q devemos arriscar ?
Oi Raquel. Então, isso é tudo previsão do tempo e probabilidade. Dando um exemplo positivo, esse ano fui em fevereiro, que também é um mês chuvoso, para Nápoles, Capri e Pompeia. Peguei sol em Capri, tempo nublado sem chuvas em Pompeia e muito frio (quase 0ºC) em Nápoles, também sem chuvas. Nas duas últimas o tempo nublado estragou as fotos, mas no máximo chuviscou, então não precisei cortar nada do roteiro.
Se vai em novembro, planeje mais dias, pra não correr o risco de perder nada importante. E tenha sorte! Boa viagem!
Olá Nivaldo,
Obrigado pelas informações!! Estarei em Roma agora em abril/2019 e acho que fiz uma boa escolha. Nesse período é bom também em termos de filas?
Em tempo: assim como Rita, recomendo Lisboa . Fui ano passado e é uma cidade encantadora.
Olá, Daniel. Abril é um ótimo mês em Roma, boas chances de clima bom pra fazer turismo. Mesmo outros meses podem surpreender. Esse ano passei lá em fevereiro e, apesar do frio, não caiu uma gota de chuva. Varia muito. Bom, sobre filas, abril ainda é média temporada, mais tranquilo que no meio do ano.
Roma era milenar quando os portugueses chegaram ao Brasil mas nao era mais antiga que Lisboa, porque Lisboa foi fundada em 1200 antes de cristo e Roma foi no ano de 753 antes de Cristo. Como ve Lisboa e mais antiga que Roma.
Cumprimentos Rita Cabral de Mello
Ótima observação, Rita! Adoro Roma, em qualquer época do ano. Lisboa ainda não conheço, mas já estou com viagem marcada para fevereiro. Alguma dica?