Recife ou Fortaleza ou João Pessoa – Para onde viajar

Para decidir se viaja para João Pessoa ou Fortaleza ou Recife, é preciso comparar prós e contras de cada uma. E também suas preferências pessoais, pois não adianta dizer qual delas é melhor para mim, se você tem um perfil diferente.

Por isso vou tentar seu o mais neutro possível nesse comparativo, detalhando ao máximo as características de cada destino, com suas vantagens, desvantagens e principais atrativos. Para facilitar ainda mais, vou listar os principais motivos e buscas numa viagem, assim você combina os resultados com suas preferências pessoais.

Preguiça de ler o comparativo todo?

Resumindo muito o melhor de cada destino, vá direto ao que mais combina com você:

  • A melhor comida, a melhor praia urbana e os preços mais baixos: João Pessoa
  • Passeios por dunas e diversão para todas as idades: Fortaleza
  • Cultura, história, mirantes e hotéis com a melhor vista pro mar: Recife

Praias na própria cidade

Praia de Cabo Branco, João Pessoa

A maioria das viagens ao nordeste tem foco em praias. Mas para quem tem pouco tempo de viagem, ou não gosta de ir muito além da capital, é ideal que a própria cidade tem praias no mínimo decentes e próprias para banho. O que costuma ser complicado em capitais.

No Recife, a única praia no próprio município é Boa Viagem. É uma praia linda, em um tom de azul raro para uma praia urbana, além de imensa, com cerca de 8 quilômetros de extensão, boa parte com calçadão e boa estrutura de praia, quiosques e lugares para alugar bicicleta. Mas tem aquele pequeno probleminha: OS TUBARÕES, apesar de dizerem que alguns trechos são seguros e próprios para banho.

Em Fortaleza tem mais opções de praias. Na orla central, tem a famosa Praia de Iracema, com seu movimentado calçadão e a Praia do Meireles, com a famosa Feirinha da Beira-Mar, entre outras. Mas são todas IMPRÓPRIAS para banho. Na própria cidade, se salva apenas a Praia do Futuro, que é bonita, de ondas fortes e tem barracas de praia que são verdadeiros clubes, como o Crocobeach.

João Pessoa está num bonito trecho do litoral paraibano. Na própria cidade estão praias centrais como Manaíra, Tambaú e Cabo Branco, onde ficar o principal calçadão. Todas geralmente próprias para banho. Inclusive tem a opção de hotéis pé na areia na própria capital, como o histórico Tambaú e fácil acesso a piscinas naturais. Por tudo isso, João Pessoa ganha fácil nessa categoria.

 MELHOR DESTINO: JOÃO PESSOA 

Praias próximas

Agora ficou mais complicado, mas vou tentar resolver de acordo com as distâncias e facilidades de acesso a outras praias a partir da região central das capitais. Mas vai depender das suas preferências pessoais.

Pontal do Cupe, uma das melhores praias de Porto de Galinhas

Recife fica a cerca de 1 hora de Porto de Galinhas e suas piscinas naturais, um destino bonito, com garantia de super lotação e muvuca o ano inteiro. Há outras praias próximas, mas nenhuma merece tanto destaque.

Fortaleza fica entre a Praia de Cumbuco, paraíso de praticantes de kitesurf, e Aquiraz, onde fica o Beach Park, um dos maiores parques aquáticos do Brasil. E da capital partem passeios bate e volta para destinos um pouco mais distantes, como Morro Branco e Canoa Quebrada. Além de passeios por dunas.

Ao sul de João Pessoa estão praias paradisíacas, como Coqueirinho e Tambaba, que tem uma área exclusiva para nudistas. As estradas não são muito boas, mas é um passeio fácil de fazer em apenas um dia.

 MELHOR DESTINO: EMPATE GERAL, DEPENDE DO QUE VOCÊ PREFERE 

Passeios e atividades de lazer

Fortaleza fica a uma curta distância do Beach Park. O que, por si só, já é um dos maiores atrativos do Brasil, com um parque aquático gigantesco, sendo o destino preferido de famílias com adolescentes que precisam gastar energia. E Fortaleza tem lindas dunas ao seu redor, tanto em Cumbuco quanto em Morro Branco, que garantem divertidos passeios de buugy, além de atividades como tiroleza e “skibunda”.

Recife e João Pessoa também tem seus passeios, mas não são lugares tão visitados ou interessantes quanto no entorno de Fortaleza.

 MELHOR DESTINO: FORTALEZA 

Atrações históricas e culturais

Fortaleza é a mais jovem dessas capitais. Tem seus museus e lugares interessantes, como o Centro Cultural Dragão do mar. Mas não tem um centro histórico interessante e outros lugares de maior relevância.

Recife é uma das cidades mais antigas do Brasil e praticamente um centro de cultura nordestina. Seu centro histórico, o Recife Antigo, tem edifícios seculares e atrações como o Paço do Frevo. E colada ao Recife, a cidade de Olinda guarda ainda mais história. Atrações para vários dias de roteiro.

João Pessoa tem um simpático centro histórico, com alguns lugares interessantes para visitar e uma bonita arquitetura. Mas dá pra ver o que mais interessa em poucas horas.

 MELHOR DESTINO: RECIFE 

Vida noturna

Terra do frevo, do maracatu e outras importantes expressões artísticas. Capital do estado onde nasceram Chico Science, Geraldo Azevedo, Lenine e Reginaldo Rossi, entre outros grandes cantores e agitadores culturais, Recife não tem concorrência à altura nesse quesito.

Fortaleza também tem uma vida noturna animada. Se prefere “forró universitário” e baladas na pegada de Wesley Safadão, a capital do Ceará é mais pra você. Menor e mais tranquila, João Pessoa fica fora dessa disputa.

 MELHOR DESTINO: RECIFE 

Gastronomia

Agora não tem como ser impessoal. Apesar de saber da riqueza gastronômica de Pernambuco, tive péssimas experiências no estado. No Ceará, gostei mais do que comi no interior. Mas João Pessoa compensou por todas as experiências ruins nas outras capitais. Adorei todas as comidas típicas da Paraíba e sempre fui bem atendido, bem servido com pratos fartos e a preços módicos.

Mas só pra contextualizar, de modo geral a culinária dos três estados guarda muitas semelhança, principalmente entre Recife e João Pessoa. Pra mim, a vantagem de João Pessoa foi a qualidade das comidas que provei, além do tamanho das porções e dos valores mais em conta.

 MELHOR DESTINO: RECIFE 

Hospedagem

Indo para Recife ou Fortaleza ou João Pessoa, você vai encontrar ótimos hotéis. Mas, se quiser ficar bem localizado, em frente a uma boa praia, é bom se atentar às particularidades.

Vista pro mar do Hotel Luzeiros, em Fortaleza

Recife tem excelentes hotéis e outras alternativas de hospedagem. Os melhores lugares estão na orla da Praia de Boa Viagem. Se a ideia é ter vista pro mar, a de Recife é insuperável. Mas se quiser ir na praia, sempre será preciso atravessar a avenida e tem a questão da segurança no mar. Veja dicas de hospedagem no Recife.

Fortaleza concentra seus melhor hotéis entre as praias de Iracema e do Meireles. A concorrência é grande, então dá pra ficar num bom hotel, inclusive com vista pro mar, sem gastar muito. Mas essas praias são impróprias para banho e Fortaleza enfrenta graves problemas de segurança pública. Então, além de não poder entrar no mar, não é recomendável andar muito a pé. Veja dicas de hospedagem no em Fortaleza.

João Pessoa não tem grandes hotéis, muito menos hotéis de luxo ou de grandes redes internacional. Na beira das praias centrais, o que manda são as pousadas medianas e os condomínios de flats de temporada. Como grande vantagem, tem alguns hotéis pé na areia, principalmente na Praia do Bessa. Veja dicas de hospedagem no João Pessoa.

 MELHOR DESTINO: EMPATE GERAL 

Preços

Entre Recife, Fortaleza e João Pessoa, a capital da Paraíba possui o menor custo de vida para moradores. É também a cidade mais barata para turistas.

Para essa conclusão, comparo os três gastos mais relevantes numa viagem: hospedagem, comida e passeios. Além de ter restaurantes mais em conta, os principais passeios de João Pessoa são baratos, como ir de barco até as piscinas naturais. Além de ser uma cidade menor, que exige menos gastos com deslocamentos.

Apenas no quesito hospedagem é que João Pessoa perde. Além de não ter hotéis de mesmo padrão, as pousadas cobram caro para o que oferecem. Mas, pesquisando direito, obviamente você pode ser dar bem.

 MELHOR DESTINO: JOÃO PESSOA 

Afinal, para onde viajar, Recife ou João Pessoa ou Fortaleza?

Não tem como definir qual é a melhor de todas, pois cada uma tem suas vantagens e desvantagens, além de detalhes que vão agradar mais a um ou a outro viajante. Se somar qual cidade ganhou em mais quesitos, vai ver que João Pessoa obteve mais pontos.

Mas lembre-se de alinhar as dicas aos seus propósitos. Por exemplo, se o foco da sua viagem é história, nem veja o restante e vá direto para o Recife. Se quer combinar parques com piscinas, vá para Fortaleza. Se o foco é custo-benefício, com lindas praias sem precisar ir longe, vá para João Pessoa.


Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *