João Pessoa ou Natal: qual é melhor para sua viagem
Escolher João Pessoa ou Natal para sua viagem depende de necessidades e critérios pessoais. Impossível dizer que um destino é melhor do que o outro sem ser parcial. Por isso, recomendo comparar os principais quesitos.
Para ajudar na sua decisão, coloquei Natal e João Pessoa frente a frente numa disputa em diferentes categorias. A apenas 180 km de distância uma da outra, as capitais têm muitas semelhanças, como o clima, mas também muitas diferenças.
Comparando gastronomia, praias, hotéis, passeios e outras coisas, entenda para onde vale a pena viajar, de acordo com seu próprio estilo.
Melhor para chegar
João Pessoa.
O Aeroporto de João Pessoa fica a apenas 22 km da principal região hoteleira da cidade. Mais ou menos 25 minutos de carro. Uma corrida de Uber custa a partir de R$ 35 em média.
Natal possui um aeroporto maior e mais moderno, embora bem mais distante. São 45 km até o principal bairro hoteleiro, Ponta Negra. Em média, 50 minutos de carro e a partir de R$ 65 de Uber.
O tempo de voo é bem próximo. De São Paulo, saindo de GRU, são 3h10 para João Pessoa e 3h20 para Natal.
Melhores hotéis
Natal.
João Pessoa possui uma rede hoteleira simples. Os principais hotéis estão na orla dos bairros de Tambaú e Cabo Branco. Não possui resorts, nem mesmo grandes hotéis. Também são raros os hotéis pé na areia. Nessa área central, o único é o Hotel Tambaú, um clássico da arquitetura local, que foi vendido e está fechado para reformas. Entenda onde ficar em João Pessoa e escolha melhor seu hotel.
Desconheço capital do Nordeste mais preparada para receber o turista. No bairro de Ponta Negra, Natal concentra sua grande diversidade de hotéis, das pousadas mais simples a hotéis de luxo. E ali perto, na Via Costeira, estão grandes resorts com acesso direto à praia, como o Serhs Natal, um dos melhores da cidade.
Devido à maior concorrência entre os hotéis, é mais barato se hospedar em Natal. Pesquisando agora, comprovei que hotéis de padrão similar custam menos em Ponta Negra do que em Tambaú, respectivamente os melhores bairros de Natal e João Pessoa.
Melhor para comer
Depende.
Natal é uma cidade maior e mais preparada para o turismo. No bairro de Ponta Negra, o mais turístico, estão excelentes restaurantes, das mais diversas variedades, além de lugares para comer bem e barato. Os pratos geralmente são bem servidos.
Em João Pessoa a oferta de restaurantes é bem menor. Mas em todos os lugares que fui, a comida era boa e farta. E os preços muito em conta. Por isso, apesar de Natal ter uma gastronomia mais diversa, é impossível declarar um vencedor nessa categoria.
Melhores passeios
Prefere dunas ou piscinas naturais?
Natal é mais conhecida por seus passeios de buggy, principalmente o passeio ao litoral Norte, nas dunas de Genipabu. Também é possível conhecer lagoas, praias próximas e pontos turísticos como o Maior Cajueiro do Mundo e o Forte dos Reis Magos.
João Pessoa se destaca pelos passeios às piscinas naturais: a um curto trajeto de barco, a vida marinha pode ser observada nas águas cristalinas de Picãozinho e do Seixas. Também vale conhecer a Ponta do Seixas, onde o sol nasce primeiro no Brasil. No pôr-do-sol, um clássico é o passeio para a Praia do Jacaré, onde acontece o “Bolero de Ravel”. Saiba mais o que fazer em João Pessoa e organize seu roteiro.
Melhores praias
Depende. Prefere mar aberto ou praias calmas?
Se prefere praias de mar aberto e ondas fortes, vá para Natal. Há algumas praias de águas calmas, e trechos mais tranquilos, inclusive em Ponta Negra. Mas, de forma geral, são praias com mais emoção. Nos arredores, as falésias dominam o visual.
Mas se prefere praias mais calmas, seu lugar é em João Pessoa. As próprias praias do Centro, como Cabo Branco, são tranquilas para banho. Rumo ao litoral sul, há praias paradisíacas, como a Barra de Gramame e a nudista Praia de Tambaba.
Melhores destinos próximos
Natal.
João Pessoa é a melhor e praticamente única base importante no litoral da Paraíba, que possui 133 km de extensão. Praticamente tudo o que interessa pode ser conhecido num bate e volta de carro. Para um roteiro mais completo, considere passar uma noite no Recife, a 115 km.
Com 410 km de extensão, o litoral do Rio Grande do Norte é tem mais destinos e importantes bases para o turista. Por exemplo, cerca de 1h30 sul da Natal, está Pipa. Ao Norte de Natal, estão Touros, com seu grande Resort Vila Galé, e a paradisíaca São Miguel do Gostoso, entre outras praias para complementar seu roteiro.
Vá para Pipa! Passe pelo menos duas noites na região. Conheça a Baía dos Golfinhos e a vida noturna animada da vila. Se tiver tempo, faça o tour de praias de buggy.
Mais preparada para o turismo
Natal.
Nas minhas experiências, me pareceu que a capital do Rio Grande do Norte investe mais e melhor no turismo. O Aeroporto de Natal é maior e mais moderno. As estradas de Natal até as principais praias, como Pipa, estão em boa parte duplicadas.
Comparando também as condições das agências de turismo que conheci e passeios que fiz, o Rio Grande do Norte me pareceu mais bem estruturado do que a Paraíba.
De certa forma, isso dá um certo charme para João Pessoa, que me pareceu mais autêntica. Mas para quem gosta de segurança e organização, Natal é um destino mais interessante.
Afinal, qual é melhor, João Pessoa ou Natal?
Se somar os pontos da comparativo, vai ver que Natal leva vantagem. A capital do Rio Grande do Norte é de fato um destino mais completo e bem estruturado. Mas também é importante pensar na atmosfera de cada lugar.
Qual é melhor para você:
- Natal – Se faz questão de ficar num grande hotel ou resort, e de ter muitas opções de restaurantes e passeios para fazer. Também é ideal para uma parada numa viagem mais longa, por exemplo antes de seguir para Pipa ou para as praias do litoral norte.
- João Pessoa – Se prefere um lugar mais tranquilo, com clima de interior e praias de águas calmas. Mesmo que seja uma viagem rápida, vai conseguir conhecer os lugares mais interessantes.
Não conheço Natal nem outras capitais do Nordeste além da minha querida capital da Paraíba João Pessoa 2° cidade mais verde do mundo nos anos oitenta essa sua fama e uma passagem rápida tão somente no aeroporto dos Guararapes em Recife capital de Pernambuco, por isso, não tenho tanta noção para avaliar à importância de cada uma de cada delas, más, em viagem urbana dentro de João Pessoa, conversando com um motorista de uber, perguntei a ele de onde ele era e o que achava de João Pessoa? Ele tranquilamente respondeu ser do Recife que para trabalhar e viver gostava mas de João Pessoa do seu do Recife, devido a cidade de João Pessoa ser muito mais calma que apesar de ser uma capital de estado apresenta aspectos do interior o que lhe mais agradava já que nunca apreciou toda aquela agitação da capital pernambucana Recife. Pronto como tb me adapto melhor numa vida pacata aceitei sua resposta e delas faço-lhes as minhas grande abraço!