João Pessoa ou Natal: qual é melhor para sua viagem

Escolher João Pessoa ou Natal para sua viagem depende de necessidades e critérios pessoais. Impossível dizer que um destino é melhor do que o outro sem ser parcial. Por isso, recomendo comparar os principais quesitos.

Para ajudar na sua decisão, coloquei Natal e João Pessoa frente a frente numa disputa em diferentes categorias. A apenas 180 km de distância uma da outra, as capitais têm muitas semelhanças, como o clima, mas também muitas diferenças.

Comparando gastronomia, praias, hotéis, passeios e outras coisas, entenda para onde vale a pena viajar, de acordo com seu próprio estilo.

Melhor para chegar

João Pessoa.

O Aeroporto de João Pessoa fica a apenas 22 km da principal região hoteleira da cidade. Mais ou menos 25 minutos de carro. Uma corrida de Uber custa a partir de R$ 35 em média.

Natal possui um aeroporto maior e mais moderno, embora bem mais distante. São 45 km até o principal bairro hoteleiro, Ponta Negra. Em média, 50 minutos de carro e a partir de R$ 65 de Uber.

O tempo de voo é bem próximo. De São Paulo, saindo de GRU, são 3h10 para João Pessoa e 3h20 para Natal.

Melhores hotéis

Natal.

João Pessoa possui uma rede hoteleira simples. Os principais hotéis estão na orla dos bairros de Tambaú e Cabo Branco. Não possui resorts, nem mesmo grandes hotéis. Também são raros os hotéis pé na areia. Nessa área central, o único é o Hotel Tambaú, um clássico da arquitetura local, que foi vendido e está fechado para reformas. Entenda onde ficar em João Pessoa e escolha melhor seu hotel.

Desconheço capital do Nordeste mais preparada para receber o turista. No bairro de Ponta Negra, Natal concentra sua grande diversidade de hotéis, das pousadas mais simples a hotéis de luxo. E ali perto, na Via Costeira, estão grandes resorts com acesso direto à praia, como o Serhs Natal, um dos melhores da cidade.

Devido à maior concorrência entre os hotéis, é mais barato se hospedar em Natal. Pesquisando agora, comprovei que hotéis de padrão similar custam menos em Ponta Negra do que em Tambaú, respectivamente os melhores bairros de Natal e João Pessoa.

Melhor para comer

Depende.

Natal é uma cidade maior e mais preparada para o turismo. No bairro de Ponta Negra, o mais turístico, estão excelentes restaurantes, das mais diversas variedades, além de lugares para comer bem e barato. Os pratos geralmente são bem servidos.

Em João Pessoa a oferta de restaurantes é bem menor. Mas em todos os lugares que fui, a comida era boa e farta. E os preços muito em conta. Por isso, apesar de Natal ter uma gastronomia mais diversa, é impossível declarar um vencedor nessa categoria.

Melhores passeios

Prefere dunas ou piscinas naturais?

Natal é mais conhecida por seus passeios de buggy, principalmente o passeio ao litoral Norte, nas dunas de Genipabu. Também é possível conhecer lagoas, praias próximas e pontos turísticos como o Maior Cajueiro do Mundo e o Forte dos Reis Magos.

João Pessoa se destaca pelos passeios às piscinas naturais: a um curto trajeto de barco, a vida marinha pode ser observada nas águas cristalinas de Picãozinho e do Seixas. Também vale conhecer a Ponta do Seixas, onde o sol nasce primeiro no Brasil. No pôr-do-sol, um clássico é o passeio para a Praia do Jacaré, onde acontece o “Bolero de Ravel”. Saiba mais o que fazer em João Pessoa e organize seu roteiro.

Melhores praias

Depende. Prefere mar aberto ou praias calmas?

Se prefere praias de mar aberto e ondas fortes, vá para Natal. Há algumas praias de águas calmas, e trechos mais tranquilos, inclusive em Ponta Negra. Mas, de forma geral, são praias com mais emoção. Nos arredores, as falésias dominam o visual.

Mas se prefere praias mais calmas, seu lugar é em João Pessoa. As próprias praias do Centro, como Cabo Branco, são tranquilas para banho. Rumo ao litoral sul, há praias paradisíacas, como a Barra de Gramame e a nudista Praia de Tambaba.

Melhores destinos próximos

Natal.

João Pessoa é a melhor e praticamente única base importante no litoral da Paraíba, que possui 133 km de extensão. Praticamente tudo o que interessa pode ser conhecido num bate e volta de carro. Para um roteiro mais completo, considere passar uma noite no Recife, a 115 km.

Com 410 km de extensão, o litoral do Rio Grande do Norte é tem mais destinos e importantes bases para o turista. Por exemplo, cerca de 1h30 sul da Natal, está Pipa. Ao Norte de Natal, estão Touros, com seu grande Resort Vila Galé, e a paradisíaca São Miguel do Gostoso, entre outras praias para complementar seu roteiro.

Vá para Pipa! Passe pelo menos duas noites na região. Conheça a Baía dos Golfinhos e a vida noturna animada da vila. Se tiver tempo, faça o tour de praias de buggy.

Mais preparada para o turismo

Natal.

Nas minhas experiências, me pareceu que a capital do Rio Grande do Norte investe mais e melhor no turismo. O Aeroporto de Natal é maior e mais moderno. As estradas de Natal até as principais praias, como Pipa, estão em boa parte duplicadas.

Comparando também as condições das agências de turismo que conheci e passeios que fiz, o Rio Grande do Norte me pareceu mais bem estruturado do que a Paraíba.

De certa forma, isso dá um certo charme para João Pessoa, que me pareceu mais autêntica. Mas para quem gosta de segurança e organização, Natal é um destino mais interessante.

Afinal, qual é melhor, João Pessoa ou Natal?

Se somar os pontos da comparativo, vai ver que Natal leva vantagem. A capital do Rio Grande do Norte é de fato um destino mais completo e bem estruturado. Mas também é importante pensar na atmosfera de cada lugar.

Qual é melhor para você:

  • Natal – Se faz questão de ficar num grande hotel ou resort, e de ter muitas opções de restaurantes e passeios para fazer. Também é ideal para uma parada numa viagem mais longa, por exemplo antes de seguir para Pipa ou para as praias do litoral norte.
  • João Pessoa – Se prefere um lugar mais tranquilo, com clima de interior e praias de águas calmas. Mesmo que seja uma viagem rápida, vai conseguir conhecer os lugares mais interessantes.
Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário

  1. Não conheço Natal nem outras capitais do Nordeste além da minha querida capital da Paraíba João Pessoa 2° cidade mais verde do mundo nos anos oitenta essa sua fama e uma passagem rápida tão somente no aeroporto dos Guararapes em Recife capital de Pernambuco, por isso, não tenho tanta noção para avaliar à importância de cada uma de cada delas, más, em viagem urbana dentro de João Pessoa, conversando com um motorista de uber, perguntei a ele de onde ele era e o que achava de João Pessoa? Ele tranquilamente respondeu ser do Recife que para trabalhar e viver gostava mas de João Pessoa do seu do Recife, devido a cidade de João Pessoa ser muito mais calma que apesar de ser uma capital de estado apresenta aspectos do interior o que lhe mais agradava já que nunca apreciou toda aquela agitação da capital pernambucana Recife. Pronto como tb me adapto melhor numa vida pacata aceitei sua resposta e delas faço-lhes as minhas grande abraço!