Depois de passar alguns dias em Florença, explorando os pontos turísticos da cidade e a belíssima região da Toscana, com larga vantagem posso dizer que Lucca foi o bate e volta de Florença que mais gostei de Fazer.

Foi apenas uma rápida passagem. No mesmo dia, passei em Pisa só pra conhecer a torre e fui também olhar a praia em Viareggio. Mas por que Lucca é o melhor bate e volta de Florença?

Menos lotada do que Florença (e ainda sai melhor nas fotos)

florença nao cabe na foto
Não existe ângulo pra fotografar a Catedral de Florença de perto. E repare na fila…

Nos 5 dias que passei em Florença, fiquei incomodado com o excesso de turistas na cidade. E esse foi um dos motivos que me levou a escrever o post Florença não é tudo isso. Lucca, além de também ser incrivelmente histórica, é super tranquila de se andar e admirar as atrações.

Menos concentrada do que Pisa

Essa foto resume a Pisa que eu vi e que a maioria também conhece.
Essa foto resume a Pisa que eu vi e que a maioria também conhece.

Não sou expert em Pisa, mas por tudo o que li antes de ir até lá, resolvi conhecer apenas o “cercado” onde está a famosa Torre de Pisa. De fato é um lugar lindo o tal Campo dei Miracoli. Realmente vale a pena fazer o bate e volta de Florença a Pisa só pra ver a arquitetura impressionante desse lugar. Mas é só. Então, pelo muito que li e pelo que andei em Pisa, achei Lucca muito mais legal.

Lucca tem um parque sobre a muralha Medieval

entrada muralha lucca

E isso foi uma das coisas mais interessantes que vi na Itália. Como assim? Então, como muitas cidades medievais, a antiga Lucca era toda cerca por uma imensa muralha. Mas, ao contrário de muitas cidades, que derrubaram suas muralhas no fim da idade média, em Lucca ela permanece praticamente intacta. Inclusive, é preciso atravessá-la para ter acesso ao centro histórico.

E o melhor é que foi construído um calçadão em cima da muralha, que ainda tem bancos, praças e muito é arborizada. Um excelente lugar pra correr ou fazer turismo, já que da muralha se tem vista privilegiada para a parte histórica da cidade.

Lucca não custa tão caro

gelateria lucca

O turismo massivo em Florença deixou a cidade um pouco mais cara de se fazer turismo do que as irmãs menos conhecidas da Toscana. Apesar de não ter uma rede hoteleira tão desenvolvida e ser complicado achar um lugar com bom custo-benefício pra ficar em Lucca, vale muito a pena passar uma longa tarde na cidade, de preferência pra almoçar e jantar.

Falando em comida…

pizza lucca italia

Comi só pizza al taglio em Lucca. Ou seja, só daquelas pra comprar um pedaço e  sair comendo. Mas comi 4 pedaços, em 4 pizzarias diferentes. E gostei de todos eles. Pena que tinha apenas uma tarde na cidade e não sobrou estômago pra comer em algum dos charmosos restaurantes da Piazza dell’Anfiteatro.

E a sobremesa?

sorvete lucca

Não dá pra negar sorvete na Itália. Então, depois de cada um dos 4 pedaços de pizza que eu comi em Lucca, eu comi também um gelato. Todos eles admirando o céu azul e a arquitetura primorosa de Lucca.

Lucca é linda

muralha vista lucca

Achei Lucca muito mais bonita e fotogênica do que Bologna e Florença, embora não seja comparável, em grandiosidade, a Veneza e Roma. Mas, como é mais vazia de turistas e mais espaçosa, além dos prédios mais baixos, parece que Lucca se enquadra mellhor nas fotos. E olha que eu sou um fotógrafo muito mais ou menos, como você pode reparar pelas fotos aqui do blog… Então, palmas pra Lucca.

As colunas romanas de Lucca

Um dos motivos que me levaram a fazer esse bate e volta a Lucca foi a possibilidade de ver ruínas romanas. Eu já havia visto as principais em Roma, mas como sou fascinado pela história romana, queria ver mais. E em Lucca eu consegui. A cidade está repleta de vestígios dos tempos romanos. Por lá, elas parecem parte natural da paisagem, sem toda aquela pompa da capital.

No meio de praças, ao lado dos restaurantes ou simplesmente no meio da calçada, em Lucca você pode passar a qualquer momento por uma lembrança romana.

Me despedindo na Piazza dell’Anfiteatro

Das construções históricas de Lucca, impossível não reparar na Igreja de São Miguel no Fórum, na simplicidade clássica da Piazza Napoleone e, sobretudo, na discplicência da Piazza dell’Anfiteatro, um largo construído pelos romanos e que passou anos soterrado em feiras e cortiços medievais, até que foi redescoberto. Essa história (melhor contada) eu havia lido no blog Passeios na Toscana e foi um dos motivos que me levou até Lucca.

Como chegar em Lucca a partir de Florença

como chega rem lucca trem

O melhor transporte é o trem. Pesquisei muito sobre dicas de transporte na Toscana. E, como carro estava fora do meu orçamento e achei os ônibus de Florença confusos, segui as dicas e fui de Trenitália mesmo. Como é um trecho dentro da mesma província, não consegui comprar o trecho on-line.

Então eu comprei no dia anterior ao bate e volta, na própria estação Campo di Marte, que ficava perto do meu hostel em Florença e de onde embarquei. Era média temporada e os trens estavam todos vazios, com no máximo uns 30% da capacidade de passageiros. Imagino que na alta temporada sejam mais cheios, mas como a frequência é grande, dá pra comprar na véspera: recomendo comprar pelo menos no dia anterior à viagem. Não por questão de esgotar a passagem, mas sim pra ter uma hora definida de embarque, o que vai ajudar a seguir seu roteiro.

Chegando em Lucca de trem: a estação da cidade é bem em frente à entrada da cidade murada, onde estão as principais atrações e pontos turísticos de Lucca.

Tempo de viagem, sempre de trem:

De Lucca a Florença: 1h40

De Lucca a Pisa: 20 minutos

De Lucca a Viareggio: 59 minutos

Mais Buenas Dicas na Itália

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Passagens aéreas: melhores sites para pesquisar preços de passagens
      • Airbnb: reservas de quartos e apartamentos de temporada

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.
Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários