Capri

Roteiro de um dia em Capri: o que ver e fazer (sem erro)

Sim, é possível conhecer Capri em apenas um dia. Mas prepare-se para andar muito nesse roteiro pelos principais pontos turísticos, com dias de passeios, pousadas, restaurantes e o que vale a pena fazer.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Apesar de ficar mais próxima de Sorrento, a cinematográfica ilha de Capri pode ser visitada a partir de Nápoles. Várias balsas fazem o trajeto de ida e volta todos os dias. Fui de manhã e voltei no final da tarde, tempo o bastante para conhecer os principais pontos turísticos e mirantes. E aqui vão todas as dicas para um dia inesquecível em Capri.

Se acha que 1 dia em Capri é pouco, veja Onde se hospedar em Capri: melhores lugares e pousadas

Como ir de Nápoles para Capri

Praticamente de hora em hora tem uma balsa de Nápoles para Capri. São dois tipos, uma lenta e mais barata (Caremar) e outra rápida e mais cara (SNAV ou NLG). Há outras empresas, mas essas são as principais e partem sempre do Porto di Massa (localização).

  • Preços das passagens: em média de 14,80 (ferry lento) a 22,80 (ferry rápido)
  • Tempo de viagem: 50 minutos (ferry rápido SNAV) ou 1h25 (ferry lento Caremar)
  • Onde comprar passagem: elas estão à venda nos sites das próprias empresas Caremar e SNAV, além de sites de agência de turismo online. Os preços não mudam muito. Como fui em baixa temporada e queria ir na balsa lenta, que comporta muito mais gente, comprei na própria bilheteria, no local de embarque.
  • Que hora ir e que hora voltar: fui na balsa das 9h30 e voltei às 17h45. Mas por voltar de 16h eu já tinha visto tudo que queria. Se tiver foco, 5 horas em Capri são o suficiente.

O que fazer em Capri em um dia – Roteiro bate e volta

Dizem que vale a pena se hospedar em Capri e a ilha está cheia de lindas pousadas, mas como dinheiro não dá em árvore, consegui ver os principais pontos de interesse em cerca de 5 horas. Caminhei nas regiões de Marina Grande, Capri e Anacapri, fui a mirantes e dei a volta completa de barco na ilha, passando pela Grotta Azzurra, Grotta Verde e outros atrativos da costa.

Importante! Para ir aos pontos mais distantes do porto, como Capri e Anacapri, pegue um ônibus. Custa 2 Euros cada trecho. Assim você não perde tempo nas longas caminhadas nas trilhas morro acima, por estradas sem acostamento e caminhos fáceis de se perder, mesmo com GPS.

Marina Grande

É a vila no nível do mar, onde os barcos atracam em Capri e de onde partem os passeios pelo mar. Tem alguns restaurantes, hotéis, o escritório de informações turísticas, pontos de ônibus, bilheteria das balsas e lugares para comprar tours pela ilha. Não precisa perder tempo. Encontre o ônibus ou o funicular (estava em manutenção quando fui) e vá para as cidades mais interessantes, na parte alta da ilha.

Na chegada na Ilha de Capri, você já vê tudo o que precisa:

Foto no caminho para a balsa. Olha como é fácil resolver a vida em Capri. Tem tudo na entrada da ilha. Ou você pode ignorar todo mundo e seguir o passeio a pé, se tiver fôlego e tempo.

Cidade de  Capri

Com 7 mil habitantes e uma grande população de turistas no verão, Capri é a maior e mais famosa cidade da ilha de mesmo nome. Por si só, sinceramente, não é grande coisa, apenas um povoado com casas em arquitetura italiana, restaurantes pra turistas e dezenas de lojas de grifes de luxo. O que impressiona são as vistas para o mar e os picos mais altos da ilha. Se for de ônibus ou funicular, vai chegar exatamente na Piazzetta, principal ponto de encontro e miradouro.

O que ver em Capri:

  • Passe pela Via Roma e seu mirantes
  • Passe pela Via Camerelle, a rua das lojas de luxo
  • Ande pela Via Traga, entre pousadas charmosas e vistas para o mar
  • Relaxe no Belvedere Traga, mirante com vista para alguns dos melhores cenários de Capri

Cidade de Anacapri

Mais autêntica. A impressão que tive é que Anacapri não se vendeu tanto ao turismo. A cidade parece ter vida própria. Mesmo sendo inverno, encontrei muitos mercados e restaurantes abertos, por preços um tanto mais baratos que em Capri. Tem pontos turísticos próprios e está numa região com vistas ainda mais espetaculares do Golfo de Nápoles.

Não é uma igreja. Esse edifício da esquerda, no Centro Histórico de Capri, na verdade é uma pousada, chamada Antico Monastero Di Anacapri. Região simpática, dá ver tudo em meia hora.

O que ver em Anacapri:

  • Centro Histórico de Anacapri: caminhe pela Via Giuseppe Orlandi, que dá acesso aos locais de interesse da cidade, tudo indicado por mapas e placas. Veja a Casa Rosa, a Chiesa Monumentale de S. Michele (de 1698), o Quartiere Storico, a Chiesa de S. Sofia e a Piazza Edwin Cerio. Tudo isso em menos de 10 minutos.
  • Anacapri local: ande pelas ruas sem atrações turísticas. A arquitetura não é incrível, mas é interessante ver que a ilha, que se transformou praticamente num parque temático turístico, ainda é o lar de muita gente.
  • Via Provinciali Anacapri: volte a pé nessa estrada onde passou de ônibus. Aqui estão as vistas mais espetaculares da ilha, alcançando Nápoles, o vulcão Vesúvio e a península de Sorrento.
  • Scalera Fenícia: se tiver fôlego e bons joelhos, encare os 923 degraus na descida de Anacapri para Marina Grande. Esculpida nas rochas pelos gregos no Século VII A.C., (quase 3 mil anos de história), a escadaria foi reformada e está em bom estado, apesar dos grandes degraus. Pelo caminho, repare nas marcas de crucifixo nas pedras e na capela de Santo Antonio de Pádua, santo protetor de Anacapri.

Volta de barco na ilha e Gruta Azul (Blue Grotto/Grotta Azzura)

Principal passeio turístico em Capri, dar a volta na ilha é meio que obrigatório. É uma forma rápida de ver um pouco de tudo. Fui num barco novo e espaçoso, diferente de relatos que li de barcos pequenos e lotados. O guia narrou tudo em inglês e italiano. Mostrou casas de famosos como Sophia Loren e Giorgio Armani, e onde o ditador fascista Benito Mussolini se escondeu durante a Segunda Guerra Mundial. Passamos pela Grotta Azzura, mas a maré estava alta, mal deu pra ver a caverna. Já a Grotta Bianca estava deslumbrante.

  • Preço: 18 Euros para fazer o giro completo na ilha. Por 10 Euros vendem passeio somente até a Grotta Azzurra, acho que não compensa, pois é o trecho menos interessante. Fui na baixa temporada, os preços podem variar de acordo com o movimento na ilha.
  • Onde comprar o passeio: comprei numa bilheteria no local, no cartão de crédito. Embarquei às 15h e era o último barco do dia. Por isso recomendo comprar o bilhete e embarcar o mais cedo possível. Li relatos de que é por volta de meio-dia que o sol faz aquele efeito espetacular nas águas da Gruta Azul.
  • Vale a pena? É um passeio caro, mas se já está na Itália, se pegou a balsa até Capri, abrace a causa e vá ver a ilha inteira. Se prefere economizar, a dica é gastar o tempo extra fazendo trajetos a pé, como a subida para Capri e a escada fenícia.

Onde comer

Não sou um especialista nos restaurantes de Capri, mas observei uma tendência. Nas vilas da Marina Grande e de Capri, mais turísticas, os restaurantes são mais caros, lotados e mal avaliados. Por isso recomendo almoçar em Anacapri, onde os lugares são mais autênticos e o preço mais em conta. Comi na Pizzaria Aumm Aumm e gostei. O local serve pizzas napolitanas a partir de 5 Euros e fica próximo aos pontos turísticos de Anacapri.

Melhores restaurantes de Capri

Mas se quer seguir tendências, o Tripadvisor diz que estes são os 10 melhores melhores restaurantes de Capri especializados em culinária regional:

  1. Gennaro Amitrano
  2. Ristorante da Gemma
  3. Da Tonino
  4. L’Angolo Del Gusto
  5. Lo Sfizio
  6. Villa Margherita
  7. La Palette
  8. Lo Zodiaco
  9. Lo Smeraldo
  10. La Taberna degli Amici

Vale a pena dormir em Capri? Veja dicas de pousadas:

No inverno, sinceramente, não sobraria nada pra fazer no dia seguinte. Além de boa parte do comércio não abrir nessa baixa temporada. Mas se vai na primavera, no outono e principalmente no verão, aí sim vale a pena se hospedar um dia em Capri. E já prepare o bolso. As pousadas são caras, mesmo as mais simples. Na média e na alta temporada é difícil encontrar diárias abaixo de R$ 300.

Como gostei mais de Anacapri, escolheria uma pousada lá. Há opções muito bem avaliadas, como a Antico Monastero Di Anacapri (nota 9), na parte mais interessante do Centro Histórico e com bom custo-benefício. Considere também o B&B Casa Mia (nota 9,6), também em ótima localização no centro da vila.

  • Se preferir o luxo de Capri, veja esta lista de hotéis na cidade mais importante da ilha.
  • Em Capri tem AirBnb, inclusive em pousadas e com vistas inacreditáveis. Aproveite nosso cupom de desconto para economizar.

Monte seu roteiro na Itália com mais dicas sinceras:

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Get Your Guide: ingressos e tours para atrações no mundo inteiro

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

  • Utilize o cupom BUENASDICAS10 na EasySim4U e tenha  10% de desconto  em chip internacional
  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
Seguro viagem america do sul 300x250

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários