Roteiro de um dia em Capri: o que ver e fazer (sem erro)
Apesar de ficar mais próxima de Sorrento, a cinematográfica ilha de Capri pode ser visitada a partir de Nápoles. Várias balsas fazem o trajeto de ida e volta todos os dias. Fui de manhã e voltei no final da tarde, tempo o bastante para conhecer os principais pontos turísticos e mirantes. E aqui vão todas as dicas para um dia inesquecível em Capri.
Se acha que 1 dia em Capri é pouco, veja Onde se hospedar em Capri: melhores lugares e pousadas
Como ir de Nápoles para Capri
Praticamente de hora em hora tem uma balsa de Nápoles para Capri. São dois tipos, uma lenta e mais barata (Caremar) e outra rápida e mais cara (SNAV ou NLG). Há outras empresas, mas essas são as principais e partem sempre do Porto di Massa (localização).
- Preços das passagens: em média de 14,80 (ferry lento) a 22,80 (ferry rápido)
- Tempo de viagem: 50 minutos (ferry rápido SNAV) ou 1h25 (ferry lento Caremar)
- Onde comprar passagem: elas estão à venda nos sites das próprias empresas Caremar e SNAV, além de sites de agência de turismo online. Os preços não mudam muito. Como fui em baixa temporada e queria ir na balsa lenta, que comporta muito mais gente, comprei na própria bilheteria, no local de embarque.
- Que hora ir e que hora voltar: fui na balsa das 9h30 e voltei às 17h45. Mas por voltar de 16h eu já tinha visto tudo que queria. Se tiver foco, 5 horas em Capri são o suficiente.
O que fazer em Capri em um dia – Roteiro bate e volta
Dizem que vale a pena se hospedar em Capri e a ilha está cheia de lindas pousadas, mas como dinheiro não dá em árvore, consegui ver os principais pontos de interesse em cerca de 5 horas. Caminhei nas regiões de Marina Grande, Capri e Anacapri, fui a mirantes e dei a volta completa de barco na ilha, passando pela Grotta Azzurra, Grotta Verde e outros atrativos da costa.
Importante! Para ir aos pontos mais distantes do porto, como Capri e Anacapri, pegue um ônibus. Custa 2 Euros cada trecho. Assim você não perde tempo nas longas caminhadas nas trilhas morro acima, por estradas sem acostamento e caminhos fáceis de se perder, mesmo com GPS.
Marina Grande
É a vila no nível do mar, onde os barcos atracam em Capri e de onde partem os passeios pelo mar. Tem alguns restaurantes, hotéis, o escritório de informações turísticas, pontos de ônibus, bilheteria das balsas e lugares para comprar tours pela ilha. Não precisa perder tempo. Encontre o ônibus ou o funicular (estava em manutenção quando fui) e vá para as cidades mais interessantes, na parte alta da ilha.
Na chegada na Ilha de Capri, você já vê tudo o que precisa:
Cidade de Capri
Com 7 mil habitantes e uma grande população de turistas no verão, Capri é a maior e mais famosa cidade da ilha de mesmo nome. Por si só, sinceramente, não é grande coisa, apenas um povoado com casas em arquitetura italiana, restaurantes pra turistas e dezenas de lojas de grifes de luxo. O que impressiona são as vistas para o mar e os picos mais altos da ilha. Se for de ônibus ou funicular, vai chegar exatamente na Piazzetta, principal ponto de encontro e miradouro.
O que ver em Capri:
- Passe pela Via Roma e seu mirantes
- Passe pela Via Camerelle, a rua das lojas de luxo
- Ande pela Via Traga, entre pousadas charmosas e vistas para o mar
- Relaxe no Belvedere Traga, mirante com vista para alguns dos melhores cenários de Capri
Cidade de Anacapri
Mais autêntica. A impressão que tive é que Anacapri não se vendeu tanto ao turismo. A cidade parece ter vida própria. Mesmo sendo inverno, encontrei muitos mercados e restaurantes abertos, por preços um tanto mais baratos que em Capri. Tem pontos turísticos próprios e está numa região com vistas ainda mais espetaculares do Golfo de Nápoles.
O que ver em Anacapri:
- Centro Histórico de Anacapri: caminhe pela Via Giuseppe Orlandi, que dá acesso aos locais de interesse da cidade, tudo indicado por mapas e placas. Veja a Casa Rosa, a Chiesa Monumentale de S. Michele (de 1698), o Quartiere Storico, a Chiesa de S. Sofia e a Piazza Edwin Cerio. Tudo isso em menos de 10 minutos.
- Anacapri local: ande pelas ruas sem atrações turísticas. A arquitetura não é incrível, mas é interessante ver que a ilha, que se transformou praticamente num parque temático turístico, ainda é o lar de muita gente.
- Via Provinciali Anacapri: volte a pé nessa estrada onde passou de ônibus. Aqui estão as vistas mais espetaculares da ilha, alcançando Nápoles, o vulcão Vesúvio e a península de Sorrento.
- Scalera Fenícia: se tiver fôlego e bons joelhos, encare os 923 degraus na descida de Anacapri para Marina Grande. Esculpida nas rochas pelos gregos no Século VII A.C., (quase 3 mil anos de história), a escadaria foi reformada e está em bom estado, apesar dos grandes degraus. Pelo caminho, repare nas marcas de crucifixo nas pedras e na capela de Santo Antonio de Pádua, santo protetor de Anacapri.
Volta de barco na ilha e Gruta Azul (Blue Grotto/Grotta Azzura)
Principal passeio turístico em Capri, dar a volta na ilha é meio que obrigatório. É uma forma rápida de ver um pouco de tudo. Fui num barco novo e espaçoso, diferente de relatos que li de barcos pequenos e lotados. O guia narrou tudo em inglês e italiano. Mostrou casas de famosos como Sophia Loren e Giorgio Armani, e onde o ditador fascista Benito Mussolini se escondeu durante a Segunda Guerra Mundial. Passamos pela Grotta Azzura, mas a maré estava alta, mal deu pra ver a caverna. Já a Grotta Bianca estava deslumbrante.
- Preço: 18 Euros para fazer o giro completo na ilha. Por 10 Euros vendem passeio somente até a Grotta Azzurra, acho que não compensa, pois é o trecho menos interessante. Fui na baixa temporada, os preços podem variar de acordo com o movimento na ilha.
- Onde comprar o passeio: comprei numa bilheteria no local, no cartão de crédito. Embarquei às 15h e era o último barco do dia. Por isso recomendo comprar o bilhete e embarcar o mais cedo possível. Li relatos de que é por volta de meio-dia que o sol faz aquele efeito espetacular nas águas da Gruta Azul.
- Vale a pena? É um passeio caro, mas se já está na Itália, se pegou a balsa até Capri, abrace a causa e vá ver a ilha inteira. Se prefere economizar, a dica é gastar o tempo extra fazendo trajetos a pé, como a subida para Capri e a escada fenícia.
Onde comer
Não sou um especialista nos restaurantes de Capri, mas observei uma tendência. Nas vilas da Marina Grande e de Capri, mais turísticas, os restaurantes são mais caros, lotados e mal avaliados. Por isso recomendo almoçar em Anacapri, onde os lugares são mais autênticos e o preço mais em conta. Comi na Pizzaria Aumm Aumm e gostei. O local serve pizzas napolitanas a partir de 5 Euros e fica próximo aos pontos turísticos de Anacapri.
Melhores restaurantes de Capri
Mas se quer seguir tendências, o Tripadvisor diz que estes são os 10 melhores melhores restaurantes de Capri especializados em culinária regional:
- Gennaro Amitrano
- Ristorante da Gemma
- Da Tonino
- L’Angolo Del Gusto
- Lo Sfizio
- Villa Margherita
- La Palette
- Lo Zodiaco
- Lo Smeraldo
- La Taberna degli Amici
Vale a pena dormir em Capri? Veja dicas de pousadas:
No inverno, sinceramente, não sobraria nada pra fazer no dia seguinte. Além de boa parte do comércio não abrir nessa baixa temporada. Mas se vai na primavera, no outono e principalmente no verão, aí sim vale a pena se hospedar um dia em Capri. E já prepare o bolso. As pousadas são caras, mesmo as mais simples. Na média e na alta temporada é difícil encontrar diárias abaixo de R$ 300.
Como gostei mais de Anacapri, escolheria uma pousada lá. Há opções muito bem avaliadas, como a Antico Monastero Di Anacapri (nota 9), na parte mais interessante do Centro Histórico e com bom custo-benefício. Considere também o B&B Casa Mia (nota 9,6), também em ótima localização no centro da vila.
- Se preferir o luxo de Capri, veja esta lista de hotéis na cidade mais importante da ilha.
- Em Capri tem AirBnb, inclusive em pousadas e com vistas inacreditáveis. Aproveite nosso cupom de desconto para economizar.
Monte seu roteiro na Itália com mais dicas sinceras:
- Veneza: onde se hospedar e economizar
- Nápoles: o que fazer?
- Roma: melhor bairros para se hospedar
- Pompeia: tudo sobre o passeio nas ruínas
- Lucca: o que fazer na cidade mais charmosa da Toscana
- Lua de Mel na Itália: 5 destinos mais românticos
- Gastronomia: conheça as melhores comidas típicas da Itália
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.
Irei em duas semanas, curti muito a forma como você foi objetivo
Obrigado, Nati! Aproveite Capri! A Ilha é maravilhosa ;)