As 20 cidades mais populosas do mundo

Você sabia que, das 20 cidades mais populosas do mundo, cinco estão na China? A lista também conta com duas cidades do Brasil, além de representantes da África e uma parcialmente na Europa.

Confira agora quais são as maiores cidades do mundo, de acordo com seus últimos censos e projeções populacionais.

Maiores cidades do mundo – 20 mais populosas em 2023

Este ranking tem como base as populações divulgadas pelos órgãos oficiais de estatística de cada país. No caso do Brasil, as informações são fornecidas pelo IBGE.

Estão ordenadas de acordo com a população das respectivas regiões metropolitanas. Listamos dessa forma para permitir uma maior variedade de países. Caso contrário, se os números fossem restritos aos limites dos municípios, haveria predominância ainda maior na China.

1. Tóquio, Japão – 37.4 milhões de habitantes

Dos 125 milhões de habitantes do Japão, mais de 37 milhões habitam a região metropolitana de Tóquio, o que faz da capital japonesa a maior cidade do mundo.

2. Déli, Índia – 28.5 milhões de habitantes

Ao norte da Índia, Déli é a cidade mais populosa do país. A população da Grande Déli contabiliza também os habitantes de Nova Déli, capital do país. Está a apenas 220 km de distância do Taj Mahal, uma das 7 Maravilhas do Mundo e principal ponto turístico da Índia.

3. Xangai, China – 25.5 milhões de habitantes

A cidade mais populosa da China e terceira maior cidade do mundo é Xangai, um importante centro financeiro e tecnológico. Está localizada no litoral leste chinês, rodeada de outras grandes cidades, que juntas formam a maior zona metropolitana da China.

4. São Paulo, Brasil – 21.6 milhões de habitantes

A cidade de São Paulo é a primeira representante do Brasil na lista das 20 maiores cidades do mundo. Enquanto o município de São Paulo possui “apenas” 12.2 milhões de habitantes, a Grande São Paulo ultrapassou os 21 milhões, englobando também moradores de cidades como Osasco, Santo André, Guarulhos e São Bernardo.

5. Cidade do México, México – 21.5 milhões de habitantes

Dos 126 milhões de habitantes do México, 21.5 milhões vivem na zona metropolitana da capital. Ela é a mais antiga cidade da América: foi fundada em 1325, sob o nome de Tenochtitlán, então capital do Império Azteca.

6. Cairo, Egito – 20 milhões de habitantes

A capital do Egito é a cidade mais populosa da África e a sexta maior do mundo. Além de imensa, é conhecida por ser um importante destino turístico, especialmente por estar próxima às monumentais Pirâmides do Egito.

7. Mumbai, Índia – 19.9 milhões de habitantes

Também conhecida como Bombaim, Mumbai é a segunda maior cidade da Índia e a sétima mais populosa do mundo. Se localiza no litoral oeste da Índia, e sua região metropolitana engloba outras grandes cidades como Thane e Navi Mumbai.

8. Pequim, China – 19.6 milhões de habitantes

Sede do governo chinês, Pequim é a capital nacional mais populosa do mundo. Também chamada de Beijing, se localiza no nordeste do país, e menos de 200 km de distância de um principais pontos de visitação da Muralha da China.

9. Dhaka, Bangladesh – 19.5 milhões de habitantes

Menor do que o estado do Paraná, e menor também do que o Uruguai, Bangladesh é um país super povoado. Dos 170 milhões de habitantes do país, 19.5 milhões vivem na cidade de Daca, capital do país. Trata-se de uma metrópole com alta densidade demográfica.

10. Osaka, Japão – 19.2 milhões de habitantes

Pra fechar o TOP 10 de maiores cidades do mundo, está a segunda maior cidade do Japão, Osaka. Mais de 19 milhões de pessoas vivem na metrópole, que engloba também outras grandes cidades como Kobe e Amagasaki.

11. Nova Iorque, Estados Unidos da América – 18.8 milhões de habitantes

Líder entre as 10 maiores cidades dos EUA, New York City é a segunda representante da América do Norte entre as maiores do mundo. A Big Apple tem uma economia forte, uma infinidade de atrações turísticas e é uma das cidades mais visitadas do planeta.

12. Carachi, Paquistão – 15.4 milhões de habitantes

No sul da Ásia, entre o Afeganistão e a Índia, o Paquistão é também um país bastante populoso, onde mais de 220 milhões de pessoas. Em seu litoral, banhado pelo Mar Arábico, está Carachi, maior cidade paquistanesa.

13. Buenos Aires, Argentina – 14.9 milhões de habitantes

Nossa querida Buenos Aires é a segunda cidade mais populosa da América do Sul e ocupa o 13º lugar no ranking mundial. Sua zona metropolitana inclui também Avellaneda e Lanús, entre outras importantes cidades. Como estamos num blog de viagem, cabe mencionar que é uma das cidades do mundo mais visitadas por brasileiros.

14. Xunquim, China – 14.8 milhões de habitantes

Na região central da China, Xunquim, ou Chongqing, é a terceira maior cidade do país. Possui atualmente com 14.8 milhões de habitantes em sua região metropolitana, que se formou às margens dos rios Yangtzé e Jialing.

15. Istambul, Turquia – 14.7 milhões de habitantes

Dividida entre Europa e Ásia, Istambul é a maior cidade da Turquia. Não é a capital do país, mas é sua mais importante metrópole. Conta com emblemáticos pontos turísticos, como a Mesquita Azul e a Torre de Gálata, além de passeios e vistas imperdíveis no Estreito de Bósforo.

16. Calcultá, Índia – 14.6 milhões de habitantes

A terceira maior cidade da Índia e 16º cidade mais populosa do mundo, é a histórica Calcutá, ou Kolkata. Se localiza no extremo leste do país, próxima à fronteira com Bangladesh.

17. Manilla, Filipinas – 13.4 milhões de habitantes

Se considerarmos apenas a população municipal, a Cidade Quezon é a maior cidade das Filipinas. Mas a zona metropolitana da capital, Manilla, possui aproximadamente 1 milhão de habitantes a mais. Sendo assim, a 17º maior cidade do mundo.

18. Lagos, Nigéria – 13.4 milhões de habitantes

Segunda maior cidade da África, a nigeriana Lagos é umas das metrópoles em maior crescimento populacional do mundo. Pra se ter uma ideia, em 1999 a população Grande Lagos era de 220 mil habitantes.

19. Rio de Janeiro, Brasil – 13.2 milhões de habitantes

O Rio de Janeiro continua lindo e cada vez mais cheio de gente. Segundo lugar na lista das 20 maiores cidades do Brasil, a capital fluminense é também um importante destino turístico mundial, conhecido por suas praias, rodas de samba e vistas deslumbrantes do alto das montanhas.

20. Tianjin, China – 13.2 milhões de habitantes

Pra fechar a lista das maiores cidades do mundo, mais uma importante metrópole chinesa. Tianjin está no litoral nordeste da China, próxima à capital, Pequim, junto à qual forma uma das maiores conurbações do mundo.

Onde estão as maiores cidades do mundo no mapa


Créditos das fotos das cidades mais populosas do mundo: Eugene Kaspersky, Javier Hidalgo, Neil Burrows, Fi Dot, Tomislav Domes, Asaber91, Cheng-en Cheng

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *