Os 5 melhores hostels de Florença
Diferente de Roma, Florença não é uma cidade com muitas opções de hospedagem para mochileiros econômicos. Existem hostels de qualidade, mas eles não são muitos e os preços são um pouco salgados em comparação com outras cidades turísticas da Europa. Hoje no Booking, são menos de 20 hostels cadastrados. No HostelWorld, o número é um pouco maior, considerando também campings e pousadas baratas.
Por isso, se busca onde ficar em Florença, mas não quer gastar centenas de euros com hospedagem, a melhor solução é se hospedar em hostel. Como são poucas boas opções na cidade, a dica pra encontrar vaga e pagar menos pela diária, é reservar com muita antecedência.
Baixa temporada em Florença: os meses de inverno são os menos lotados em Florença. Principalmente janeiro, fevereiro e março. Apesar do clima não ser perfeito, essa é a melhor época para encontrar vagas e promoções nos melhores hostels de Florença.
Dormitórios femininos: além de dormitórios mistos, com homens e mulheres, muitos hostels tem a opção de quartos só para mulheres e só para homens. O que garante mais privacidade e evita coisas desagradáveis como a sinfonia de roncos e peidos (reparem que não disse qual gênero é mais barulhento).
5 dicas de hostels em Florença
Eu me hospedei no hostel mais barato de Florença na época da minha viagem, o 7 Santi. Mas, antes de fazer minha reserva e andando pela cidade, reparei em outras boas opções de albergues, alguns localizados no centro histórico, perto dos museus e pontos turísticos.
No centro histórico, o hostel Leopoldine Central, que mais parece uma pensão, tem nota mediana dos hóspedes e também é o mais barato. Perto da catedral, numa parte mais nobre do centro, o Academy Hostel tem nota mais alta.
Mas sem dúvidas os melhores hostels de Florença são os dois mais próximos da estação de trem Santa Maria Novella. Estou falando do My Friends e do Archi Rossi. Deles você pode ir a pé para a estação, conectada com toda a Itália.
Para o verão, nos dias de mais calor em Florença, a dica é escolher o hostel Plus Florence, que tem piscina a céu aberto, piscina coberta e boa localização, a meio caminho do centro e da principal estação de trem.
Do outro lado do Rio Arno, mas ainda próximo ao Centro Histórico, o Santa Monaca tem instalações simples, quase caseiras, e nota mediana dos hóspedes.
Hostels com quartos privativos e quartos de casal
Além de quartos compartilhados, muitos hostels também tem quartos privativos, para solteiros ou casais. Claro que custa mais do que a cama em dormitório, mas geralmente é bem mais barato do que quarto em hotel. Ou seja, você aproveita o clima animado de um hostel, gasta pouco e ainda tem a privacidade de um quarto só pra você. Tem só que ficar atento na hora de escolher o quarto, porque alguns, mesmo privativos, não tem banheiro dentro.
Por exemplo, dessa lista de 5 hostels, 3 deles tem opções de quartos privativos. No 7 Santi tem quarto tripo sem banheiro, quarto de casal com banheiro e quarto triplo com banheiro. O Santa Monaca tem quarto privativo com banheiro e duas camas de solteiro. E o Archi Rossi tem quartos para solteiros e casais, todos com banheiros privativos.
E aí, já escolheu seu hostel em Florença?
Se ainda não encontrou o melhor albergue pra você, veja a lista completa do Booking, incluindo todos os hostels, hotéis, campings e flats na capital da Toscana. E se mesmo assim nada parece legal, barato ou bem localizado o suficiente para você, talvez seja o caso de se hospedar em outra cidade. Por exemplo, Lucca é uma cidade próxima e até mais bonita que Florença.
Veja também:
- Onde se hospedar em Veneza
- Melhores hotéis em Milão
- Onde ficar em Roma
- Melhores hotéis em Roma
- Onde ficar em Nápoles
Boa viagem para Florença!