Diferente de Roma, Florença não é uma cidade com muitas opções de hospedagem para mochileiros econômicos. Existem hostels de qualidade, mas eles não são muitos e os preços são um pouco salgados em comparação com outras cidades turísticas da Europa. Hoje no Booking, são menos de 20 hostels cadastrados. No HostelWorld, o número é um pouco maior, considerando também campings e pousadas baratas.

Por isso, se busca onde ficar em Florença, mas não quer gastar centenas de euros com hospedagem, a melhor solução é se hospedar em hostel. Como são poucas boas opções na cidade, a dica pra encontrar vaga e pagar menos pela diária, é reservar com muita antecedência.

Baixa temporada em Florença: os meses de inverno são os menos lotados em Florença. Principalmente janeiro, fevereiro e março. Apesar do clima não ser perfeito, essa é a melhor época para encontrar vagas e promoções nos melhores hostels de Florença.

Dormitórios femininos: além de dormitórios mistos, com homens e mulheres, muitos hostels tem a opção de quartos só para mulheres e só para homens. O que garante mais privacidade e evita coisas desagradáveis como a sinfonia de roncos e peidos (reparem que não disse qual gênero é mais barulhento).

5 dicas de hostels em Florença

Quarto compartilhado no hostel 7 Santi

Eu me hospedei no hostel mais barato de Florença na época da minha viagem, o 7 Santi. Mas, antes de fazer minha reserva e andando pela cidade, reparei em outras boas opções de albergues, alguns localizados no centro histórico, perto dos museus e pontos turísticos.

No centro histórico, o hostel Leopoldine Central, que mais parece uma pensão, tem nota mediana dos hóspedes e também é o mais barato. Perto da catedral, numa parte mais nobre do centro, o Academy Hostel tem nota mais alta.

Banheiro do Hostel 7 Santi

Mas sem dúvidas os melhores hostels de Florença são os dois mais próximos da estação de trem Santa Maria Novella. Estou falando do My Friends e do Archi Rossi. Deles você pode ir a pé para a estação, conectada com toda a Itália.

Para o verão, nos dias de mais calor em Florença, a dica é escolher o hostel Plus Florence, que tem piscina a céu aberto, piscina coberta e boa localização, a meio caminho do centro e da principal estação de trem.

Do outro lado do Rio Arno, mas ainda próximo ao Centro Histórico, o Santa Monaca tem instalações simples, quase caseiras, e nota mediana dos hóspedes.

Piscina do hostel Plus Florence, uma excelente escolha para o verão na Toscana
Centro histórico de Florença, ótimo lugar para se hospedar 

Hostels com quartos privativos e quartos de casal

Além de quartos compartilhados, muitos hostels também tem quartos privativos, para solteiros ou casais. Claro que custa mais do que a cama em dormitório, mas geralmente é bem mais barato do que quarto em hotel. Ou seja, você aproveita o clima animado de um hostel, gasta pouco e ainda tem a privacidade de um quarto só pra você. Tem só que ficar atento na hora de escolher o quarto, porque alguns, mesmo privativos, não tem banheiro dentro.

Por exemplo, dessa lista de 5 hostels, 3 deles tem opções de quartos privativos. No 7 Santi tem quarto tripo sem banheiro, quarto de casal com banheiro e quarto triplo com banheiro. O Santa Monaca tem quarto privativo com banheiro e duas camas de solteiro. E o Archi Rossi tem quartos para solteiros e casais, todos com banheiros privativos.

E aí, já escolheu seu hostel em Florença?

Se ainda não encontrou o melhor albergue pra você, veja a lista completa do Booking, incluindo todos os hostels, hotéis, campings e flats na capital da Toscana. E se mesmo assim nada parece legal, barato ou bem localizado o suficiente para você, talvez seja o caso de se hospedar em outra cidade. Por exemplo, Lucca é uma cidade próxima e até mais bonita que Florença. Ou vá direto para Veneza, outra cidade que faz parte desse roteiro de 10 dias pela Itália.

Boa viagem para Florença! 

 

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 50 reais de desconto no Booking
  2. 100 reais de desconto no Airbnb
  3. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Escreva seu comentário