11 melhores hotéis nos Lençóis Maranhenses – Barreirinhas e Atins

Barreirinhas e Atins são as melhores cidades-base para explorar os Lençóis Maranhenses. Nelas também estão os melhores hotéis da região. Para facilitar seu roteiro pelos Lençóis, selecionei pousadas e hotéis que têm conforto e localização acima da média e são muito elogiados pelos hóspedes.

Diferenças entre as cidades: Barreirinhas é a maior cidade da região, tem bancos, dezenas de agências de turismo, saídas para mais passeios pelos Lençóis e maior infraestrutura, mas é totalmente sem charme. Atins é uma vila de praia, com ruas de areia e um clima de paraíso isolado (mas lotada de gringos). Recomendo passar pelo menos três noites em cada uma.

Dicas para não se decepcionar com seu hotel ou pousada nos Lençóis Maranhenses

  • A maioria das pousadas não tem chuveiro elétrico. Mesmo algumas das melhores. Especialmente em Atins, água quente é luxo. Mas, cá entre nós, faz tanto calor que não tem tanta necessidade.
  • Ar-condicionado é raro menos importante em Atins. Mas é essencial em Barreirinhas, então a maioria das pousadas costuma ter, inclusive as mais baratas.
  • Ficar perto do centrinho turístico é legal e facilita algumas coisas, mas a maioria das pousadas tem balcão de turismo para marcar passeios e geralmente as agências buscam no hotel.
Tá esperando o que para viajar aos Lençóis Maranhenses? É perto, é barato e beleza maior no mundo não há. Só falta comprar a passagem e escolher seu hotel. Veja as dicas.

Melhores hotéis e pousadas dos Lençóis Maranhenses em Barreirinhas

Como expliquei no post Onde ficar em Barreirinhas, a cidade é quente o ano inteiro e a umidade é cruel. Por isso é praticamente vital ter um bom ar-condicionado. Ventilador não serve para nada. Outra vantagem do ar, é poder vedar o quarto para impedir a entrada de mosquitos, comuns nessa beira de rio.

1. Porto Preguiças Resort

Sem dúvidas, esse é o melhor e mais completo hotel dos Lençóis Maranhenses, além de ser o único resort da região. Oferece quartos espaçosos, todos com ar-condicionado. Conta com piscinas, restaurante e o café da manhã está incluso no valor da diária.

Diferenciais do Porto Preguiças Resort:

  • O melhor hotel com piscina dos Lençóis Maranhenses.
  • Localização silenciosa, às margens do Rio Preguiças, a 3 km do Centro de Barreirinhas.

2. Pousada Paraíso dos Lençóis

Também fica numa região menos turística e afastada das agências de turismo e restaurantes. Mas como falei, a maioria delas busca no hotel para fazer os passeios. Compensa pela boa infraestrutura e preços mais baixo que os hotéis centrais.

Diferenciais da Pousada Paraíso dos Lençóis:

  • Ar-condicionado elogiado
  • Quarto família, para até 4 pessoas

3. Encantes do Nordeste

A 10 minutos de carro do centrinho turístico de Barreirinhas, a Pousada Encantes do Nordeste conta com piscina, chalés confortáveis com ar-condicionado e café da manhã elogiado pelos hóspedes.

Diferenciais da Pousada Paraíso dos Lençóis:

  • Local tranquilo e silencioso, a 4 km do centro.
  • Quarto família, para até 4 pessoas

4. Pousada Lins

Localização estratégica, a poucos passos da orla onde estão os melhores restaurantes de Barreirinhas. Perto também de agências de turismo, mercados e do agito da vida noturna. Fácil para pesquisar preços e embarcar nos passeios.

  • Pousada boa e barata, na melhor localização.
  • Ar-condicionado e piscina.

5. Pousada Vilas Boas

Fica na Av. Beira Rio, onde estão os melhores restaurantes de Barreirinhas e também cercada de boas agências de turismo para pesquisar preços de passeios e traslados para São Luís e outras regiões dos Lençóis.

  • Quartos com vista para o Rio Preguiças
  • Ar-condicionado novo e elogiado

6. Hotel Rio Preguiças

Em frente à praça da igreja, perto de lanchonetes, agências de turismo e a 5 minutos de caminhada da Av. Beira Rio. Perto das principais agências de turismo, então dá pra sair pesquisando preços de passeios.

  • Já me hospedei e gostei. Bom custo-benefício
  • Ar-condicionado funcionou bem

Melhores hotéis dos Lençóis Maranhenses em Atins

Atins é um universo à parte. Como explquei no post Onde ficar em Atins, a melhor forma de chegar é de barco e a vila parece uma Jericoacoara antes da fama. Apesar do clima rústico, bons hotéis e pousadas já estão ali. A praia está logo ao lado do “centrinho”, onde tem ótimos restaurantes.  Em Atins o clima é mais agradável e ar-condicionado menos necessário. Luxo é ter chuveiro elétrico.

7. Vila Vento

A infraestrutura é uma das melhores da vila. Tem ar-condicionado, estilo rústico chique e uma vista deslumbrante para o rio-mar. Pé na areia. Mais frequentada por estrangeiros.


Diferenciais da pousada Vila Vento

  • Ar-condicionado
  • Chuveiro elétrico
  • Vista pro mar

8. Lagoa do Vento

Excelente localização, no caminho que leva ao melhor ponto da praia em Atins. Dá pra ir a pé tranquilamente. Os quartos são espaços e confortáveis, alguns deles com varanda, e todos com ar-condicionado.

Diferenciais da pousada Lagos do Vento

  • Perto da praia, em local de fácil acesso
  • Chuveiro elétrico
  • Piscina

9. Pousada Céu Aberto

Fica um pouco acima do centrinho da vila. Até a parte mais interessante, são 10 minutos de caminhada na areia fofa. Em pouco menos se chega à praia, de águas calmas e geralmente repleta de praticantes de kite surf.

  • Quartos sem TV, sem ar-condicionado e sem chuveiro elétrico

10. Vila Aty Lodge

Também um tanto acima da região mais movimentada da vila. Rara opção de pousada com ar-condicionado e chuveiro elétrico em Atins. Bem estruturada, com piscina e restaurante. Apesar de estar a apenas 300 metros da praia, recomendamos o aluguel de quadriciclo para se deslocar até lá e também para explorar o centrinho.

Diferenciais da pousada Vila Aty

  • Ar-condicionado
  • Chuveiro elétrico
  • Piscina

11. La Ferme de Georges

Até o momento, é o único hotel fazenda nos Lençóis Maranhenses. Ideal para quem viaja em família ou grupos maiores, possui chalés para até 6 adultos e 3 crianças. O único “porém” é que não oferece transporte até a praia, que está a mais de 1 km de distância, por caminhos em areia escaldante.

Mais dicas de hospedagem em Atins

Já me hospedei em lugares mais simples em Atins. No quesito simpatia, ganham de lava das melhores hotéis dos Lençóis Maranhenses. Mas não espere ar-condicionado, chuveiro elétrico, roupa de cama trocada todo dia e outras regalias. Outras pousadas que recomendo a dicas relacionadas:

Mais dicas dos Lençóis Maranheses

Os Lençóis Maranhenses oferece algumas das paisagens mais lindas do mundo. Mas a infraestrutura ainda é complicada e é preciso planejar bem a viagem. Aqui vão as mais completas dicas de região:

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Qual melhor atins ou barrerinhas ? Estou querendo ir agora em dezembro ..mais quero ir em lencoes maranhense

    1. Olá. Barreirinhas é a maior cidade da região, de onde saem os dois principais passeios para os Lençóis Maranhenses. Atins é uma cidade isolada, entre a praia e o rio, super rústica e charmosa. Recomendo passar pelos menos 3 noites em cada uma.

      Recomendo ver também: Melhor época nos Lençóis Maranhenses.