São Paulo nas alturas! 5 mirantes imperdíveis
Que tal se distanciar do barulho dos carros, das britadeiras e ver o mar de prédios em São Paulo? A cidade tem dezenas de mirantes que proporcionam vistas espetaculares (cariocas, sem gracinha, blz?) dessa imensidão sem fim de prédios, viadutos e construções históricas.
Veja também: 10 dicas de viagem para São Paulo
Mirantes para ver São Paulo das alturas
Nem todos são em grandes edifícios. Desses 5 mirantes, 2 são em Shoppings Centers e um é numa famosa praça. Escolha o seu favorito e encaixe no seu roteiro de viagem por São Paulo, mesmo que, assim como eu, você seja um morador que às vezes dá uma de turista na própria cidade.
1. Shopping Cidade Jardim
Melhor lugar para observar o movimento da Marginal Pinheiros em São Paulo. Do terraço onde estão restaurantes como Due Cuochi e Bráz Trattoria, é possível avistar também os edifícios modernos da Av. Berrini, da Vila Olímpia e do Brooklin, além do movimento dos aviões já próximos do Aeroporto de Congonhas. A vista é interessante, mas não posso dizer o mesmo sobre o mal-cheiro do Rio Pinheiros.
Entrada grátis
- Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 13h. Domingos e feriados, das 12h às 22h.
- Endereço: Av. Magalhães de Castro, 12000
2. Edifício Altino Arantes (Banespão)
161 metros de altura | 36 andares
O famoso Banespão é apenas o terceiro prédio mais alto de São Paulo. Mesmo assim é o mais fotografado, provavelmente por sua localização estratégica, visível de diversos pontos da Av. Nove de Julho e do Centro de São Paulo. Sua arquitetura foi inspirada no Empire States e ele tem uma bandeira de São Paulo no topo. A vista é 360º graus.
Entrada grátis
- Horário de visita: de segunda a sexta, das 10h às 15h.
- Endereço: Rua João Brícola, 24 – Perto do Metrô São Bento
3. Edifício Martinelli
105 metros de altura | 30 andares
Foi o maior prédio do Brasil até 1947. Já foi sede de vários partidos políticos e teve escritórios de times como Portuguesa e Palmeiras. O mirante fica no 26º andar, de onde se pode ver o Pico do Jaraguá e as torres da Avenida Paulista, além do mar de prédios do Centro.
Entrada grátis
- Horários de visita: segunda a sexta, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16 / Sábados e domingos, das 9 às 13h.
- Endereço: Avenida São João, 35 – Perto do Metrô São Bento
4. Shopping Frei Caneca
Esse mirante eu descobri sem querer, simplesmente errando de escada rolante no shopping, que tem mais 4 andares acima de praça de alimentação. Nesses andares funciona o Centro de Convenções Frei Caneca. Para admirar a vista, que abrange boa parte do Centro, do Bixiga e alcança o topo dos prédios da Avenida Paulista. Vá subindo enquanto for permitido, já que o espaço às vezes pode estar fechado para montagem de algum evento.
- Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Perto do Metrô Consolação
- Horários: aberto de segunda a domingo das 10h às 22h
5. Praça Pôr-do-Sol (mapa)
Numa cidade com tantos prédios, é raro um lugar onde a vista alcança o horizonte. Por isso essa praça, que na verdade se chama Praça Coronel Custódio Fernandes, se enche de maconheiros gente a cada final de tarde. Uma vista incomum em São Paulo, já que você não precisa pegar um elevador e ainda tem árvores pra compor o visual.
Como chegar: Alto de Pinheiros, acima da Av. Pedroso de Morais.
Veja mais dicas de viagem para São Paulo
Além de conhecer estes ótimos lugares para observar São Paulo, aproveite que está no blog especialista em São Paulo para organizar outros detalhes da sua viagem. Aqui você encontra muitas atrações legais e programas pra fazer na capital. Por exemplo:
- Onde ficar em São Paulo
- Principais pontos turísticos de São Paulo
- Como chegar e hotéis para o Lollapalooza
- Melhores hostels de São Paulo
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.