Argentina

Roteiro em Buenos Aires para 3, 4 e 5 dias de viagem

Conheça os lugares mais importantes de Buenos Aires.

Planejar seu roteiro em Buenos Aires é essencial para aproveitar melhor seu tempo na cidade e conhecer os lugares mais interessantes. Pensando nas principais atrações, planejei roteiros para 3, 4 ou 5 dias de viagem.

Quantos dias ficar em Buenos Aires

Para conhecer os mais importantes pontos turísticos, sem correria, considero que três dias inteiros são suficientes. Mas se tiver até 5 dias inteiros, totalizando uma semana de viagem (com o dia da chegada e o da partida), poderá conhecer um pouco mais da capital e entorno. Com direito até a um bate e volta no Uruguai.

Dicas para montar seu roteiro em Buenos Aires

Antes de saber o que fazer nesses 3, 4 ou 5 dias em Buenos Aires, é importante definir detalhes estratégicos da viagem. Você precisar saber que:

  • Seu local de hospedagem vai influenciar no roteiro. Buenos Aires tem bairros bem diferentes entre si. Uns mais charmosos e com muitos restaurantes, outros repletos de pontos turísticos e lugares com mais estações de metrô. Saiba tudo sobre os bairros de Buenos Aires e escolha o que combina com você.
  • O dia da chegada geralmente é perdido. A imigração no Aeroporto de Ezeiza costuma ser demorada e são 31 km de distância do Centro, com alta probabilidade de engarrafamentos. Mesmo que chegue de manhã, não tem como encaixar muitas atividades no primeiro dia. Saiba como ir de Ezeiza até o Centro.
  • Pode comprar passeios e ingressos antecipados. Antes de embarcar, reserve algumas atividades básicas, que vão ajudar você a moldar seu roteiro e conhecer lugares fora da rota comum. Eu gosto de comprar aqui pois acho mais barato e permite um contato maior com os moradores da cidade.

Mapa desse roteiro em Buenos Aires


Roteiro de 3 dias em Buenos Aires

Vamos começar pelo primeiro dia inteiro em Buenos Aires. Se você escolheu se hospedar na região central, seja Recoleta, Centro ou San Telmo, poderá fazer tudo a pé. A dica é matar a curiosidade e ir direto aos lugares mais emblemáticos de Buenos Aires.

Dia 1 em Buenos Aires

Tendo o Obelisco como ponto de partida, comece a explorar a pé essa região, onde estão outros lugares clássicos de Buenos Aires:

  • Teatro Cólon – Casa de ópera inaugurada em 1908 e considerada uma das melhores do mundo
  • Café Tortoni – Um dos cafés mais antigos de Buenos Aires
  • El Cuartito – Pizzaria histórica, onde se come bem e barato
  • El Ateneo Grand Splendid – Livraria mais bonita da Argentina
Café Tortoni, um dos cafés históricos de Buenos Aires

E após um lanche no Tortoni, siga mais alguns metros pela Av. de Mayo até a Plaza de Mayo e à Casa Rosada, residência oficial do chefe do executivo da Argentina. Ao redor da praça, a Catedral Metropolitana de Buenos Aires é um dos edifícios mais bonitos da cidade.

De lá, você terá duas opções. Ou siga para a Calle Florida, a mais famosa rua para compras em Buenos Aires, onde estão grandes lojas como a Fallabella e o shopping Galerias Pacífico. Ou vá jantar em Puerto Madero, bairro moderno construído em antiga zona portuária, onde estão restaurantes famosos, canais com barcos e a linda Puente de la Mujer.

Puente de la Mujer, em Puerto Madero

Dia 2 em Buenos Aires

Você já leu sobre o Caminito? Com casinhas coloridas, cada vez mais lojas, restaurantes e algumas ciladas para turistas, ele é um dos lugares mais visitados de Buenos Aires. Dá pra passar o dia inteiro por lá, mas uma visita sem exageros dura cerca de duas horas.

Caminito, Buenos Aires
Galeria comercial no Caminito

Se gosta de futebol, combine o Caminito com seu vizinho mais famoso, o estádio do Club Atlético Boca Juniors, o lendário La Bombonera. Mesmo sem jogo, pode fazer um visita guiada ao estádio, com direito a pisar no gramado.

Guarde seu apetite para comer em San Telmo, tradicional bairro boêmio, onde estão alguns dos melhores bares de Buenos Aires, como o histórico The Federal. Ou vá direto ao Mercado de San Telmo, onde estão lojas de artesanatos, mate, doce de leite e dezenas de pequenos restaurantes.

Outras duas atrações em San Telmo, que vale a pena dar uma olhada, são a Feira de San Telmo, na Plaza Dorrego e o banco da personagem Mafalda, na esquina das ruas Defensa e Chile.

Mercado de San Telmo
Banco da Mafalda, em San Telmo

Dia 3 em Buenos Aires

No terceiro dia em Buenos Aires, a dica é descansar da cidade grande. Pegue um barco, por exemplo da Buquebus, e atravesse o Rio de la Plata até Colonia del Sacramento, no Uruguai.

Colonia del Sacramento, Uruguai

A pequena Colonia guarda na arquitetura lembranças dos períodos de domínio português e espanhol. Do seu farol, em dias de céu limpo, é possível enxergar Buenos Aires. A principal dica para seu dia em Colonia del Sacramento é não ter pressa. Dê um volta pelo centrinho histórico, tome alguns cafés e dirija um carrinho de golfe até alguma praia.

  • Tempo de viagem de barco: depende do barco. O mais rápido faz em 1 hora e 15 minutos.
  • Preço médio da passagem: a partir de 27 dólares no barco mais lento.
  • Se tiver mais tempo, vale a pena se hospedar na cidade. Saiba onde ficar em Colonia.

Roteiro de 4 dias em Buenos Aires

Para quem tem quatro dias inteiros em Buenos Aires, a dica é dedicar um deles aos museus da cidade. Não precisa ser necessariamente o quarto dia. Aqui está nessa ordem para facilitar o entendimento geral.

Dia 4 em Buenos Aires

Buenos Aires tem dezenas de museus. Um dos mais interessantes é o MALBA, lar oficial da pintura O Abaporu, da brasileira Tarsila do Amaral. Entre arte moderna e quadros seculares, com direito a obras de Frida Kahlo e Diego Rivera, dá pra gastar duas horas ou mais no museu.

Em menos de 20 minutos de caminhada, passando pela famosa Floralis Generica, se chega ao Museu Nacional de Belas Artes. Bem cuidado, ele guarda o maior patrimônio do país em pinturas e esculturas, em galerias organizadas por períodos artísticos.

Pra fechar esse Roteiro Cultural em Buenos Aires, recomendo conhecer o Museo Evita. Compacto, ele conta a história da popular e controversa Evita Perón, primeira-dama de 1946 até sua morte em 1952. Por meio de fotos, vídeos, roupas e objetos pessoais, o visitante é mergulhado na intensa vida de Evita.

Uma dica de lugar para jantar é o restaurante Perón Perón. Além da bela decoração em homenagem ao peronismo, o restaurante serve pratos fartos e saborosos. Ele apareceu na série Feed Phil, da Netflix. Depois, caminhe sem pressa pelas ruas de Palermo Soho, bairro gastronômico de Buenos Aires.


Roteiro de 5 dias em Buenos Aires

Quem passa 5 dias em Buenos Aires tem mais alternativas. Afinal, tem tempo de sobra para conhecer a cidade além dos principais pontos turísticos. Então você pode ficar tranquilo, percorrendo os bairros sem pressa e se acabando em sorvete. Ou pode curtir mais um passeio.

Dia 5 em Buenos Aires

A dica é visitar Tigre, uma cidade ao norte de Buenos Aires. Pode ir com agência de turismo, mas por conta própria é mais divertido. Por exemplo, se for de trem. No caminho, no verão, pode até conhecer a praia de Buenos Aires.

Praia Buenos Aires

Tigre é conhecida (pelos argentinos) como a Veneza Argentina. A cidade fica na foz do Rio Luján e outros pequenos rios, formando o Delta del Tigre.

Outra opção para o último dia de roteiro em Buenos Aires é fazer um passeio guiado de bicicleta. Eu comprei esse tour aqui e gostei bastante.  Passamos por lugares famosos como os Parque de Palermo e outros menos conhecidos por brasileiros, como o Parque de la Memoria, à beira do Rio de la Plata.


Mais dicas para complementar seu roteiro em Buenos Aires

O Buenas Dicas é um blog especialista em Buenos Aires. Aqui tem informações completas para o seu roteiro. E se tiver qualquer dúvida, basta perguntar. Veja também:

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
  • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem

→ Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

→ Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários