Nápoles

Nápoles Subterrânea: vale a pena fazer esse tour?

A história milenar de Nápoles passa por essa galeria de túneis subterrâneos, que preservou pinturas, aquedutos e lendas do Império Romano.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

A conturbada história de Nápoles conta que a cidade foi invadida ou venceu guerras graças à sua extensa rede de túneis subterrâneos. Eu fiz um passeio pelo trecho mais conhecido, chamado de Napoli Sotterranea.

Saiba aqui quanto custa o ingresso, horários, idiomas, fotos do percurso e relato da minha experiência. Adianto que é um lugar fascinante, mas que o tour teve excesso de gente, o que atrapalhou bastante. Se tiver dúvidas, é só perguntar.

  • Preço: 10 Euros por pessoa
  • Horários: tour em inglês às 10h, 12h, 14h, 16h e 18h (site oficial)
  • Ingressos antecipados: GetYourGuide (mesmo preço da bilheteria)

Como é na prática

O passeio é sempre guiado, em inglês ou italiano, para no mínimo 10 pessoas.  Mas fui numa turma com simplesmente 60 pessoas. A guia, esforçada, tentava incluir todo mundo nas explicações, uma tarefa impossível, porque não cabia todo mundo nos espaços e sempre tinha uma leva de gente pra trás.

Lembrando que são túneis subterrâneos muito estreitos. Em alguns trechos é preciso se abaixar e andar de lado, segurando uma lanterna. É permitido tirar fotos, obviamente sem flash, e somente quando estiver parado. Se resolver sacar a câmera num túnel, vai atrapalhar o trajeto do próximo. Num tour com 60 pessoas, faltou tempo hábil para fazer imagens decentes.

Excesso de gente no tour. Olha que fui numa quarta-feira. Precisam reduzir o tamanho dos grupos.

Aquedutos Romanos

Esses caminhos levam aos poucos lugares realmente interessantes do trajeto, os aquedutos romanos, que parecem piscinas de águas cristalinas. Passamos por algumas delas, sem tempo pra entender a história.

Frisando: fora a caminhada que pelos labirintos, que tem um leve quê de aventura, esses reservatórios de água são o maior real atrativo da caminhada subterrânea. Outro trecho que pode valer o preço do ingresso vem a seguir.

Parece uma piscina. Dá vontade de nadar. Mas é um sítio arqueológico, não vamos estragar o aqueduto romano…

Um teatro romano encontrado em baixo de uma cama

No final do passeio, saímos dos túneis e entramos no que parecia ser uma típica casa de uma senhora napolitana, com móveis antigos e decoração religiosa. Então a guia arrastou a cama e revelou um alçapão, que leva às ruínas de um anfiteatro romano.

Descoberto há poucos anos, quando arqueólogos foram autorizadas pela dona da casa a investigar e escavar o imóvel, trata-se de um teatro greco-romano construído séculos antes de cristo. Interessante ver as ruínas, mas não é nada fotogênico ou grandioso para leigos.

Tem uma porta embaixo dessa cama que leva para as ruínas de um anfiteatro greco-romano. Isso que dá morar numa cidade tão antiga…

Presépios Napolitanos

Montar presépios é uma arte antiga em Nápoles. E os temas não são apenas religiosos. As cenas remontam ao dia a dia dos camponeses napolitanos de séculos atrás. E foi exatamente numa galeria com vários presépios expostos que encerramos o tour pelas galerias subterrâneas de Nápoles.

Ficou com medo desse boneco? Olha que é um dos menos assustadores. Tem um quê de macabro nesses presépios…

Vale a pena fazer o tour Napoli Sotterranea?

Depende. Se você gosta muito de história, especialmente a romana, e se encanta por descobertas arqueológicas, é um dinheiro bem gasto. Mas se espera ver lugares incríveis e viver uma espécie de aventura, como a propaganda do passeio faz parecer, melhor gastar seu dinheiro e tempo com outras atrações em Nápoles.

No meu caso, que tenho interesse mediano por história, acho que o passeio seria melhor aproveitado num grupo menor, em que fosse possível ouvir mais explicação da guia. Com 60 pessoas foi uma correria, um engarrafamento de gente, praticamente uma armadilha pra turistas.

Fotos do tour pelas galerias subterrâneas de Nápoles

Aqui vão todas as fotos que tirei no passeio. Algumas estão borradas, ruins mesmo. A culpa não é só do “fotógrafo”, como também da correria em percorrer tudo isso junto com uma manada, digo, com um grupo de 60 pessoas e um único guia.

Mais dicas de Nápoles e região:

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Get Your Guide: ingressos e tours para atrações no mundo inteiro

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

  • Utilize o cupom BUENASDICAS10 na EasySim4U e tenha  10% de desconto  em chip internacional
  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
Seguro viagem america do sul 300x250

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários