Selecionei os principais pontos turísticos de Blumenau, assim você entende o que tem pra fazer na cidade e já pode começar a montar o seu roteiro. Pronto para conhecer uma das cidades mais alemãs do Brasil?

Entre as principais atrações, estão muitos museus. Entenda o que ver em cada um, além do endereço e localização no mapa.

Pontos turísticos de Blumenau no mapa

No mapa acima marquei a localização de cada um dos museus e outros pontos turísticos de Blumenau selecionados no post. Para salvar o mapa, basta clicar no ícone da ESTRELA. Facilita bastante na hora de montar o seu roteiro, assim você vai em lugares próximos primeiro.

1. Museu da Cerveja

Veja a coleção de itens cervejeiros que pertenceu às antigas cervejarias Feldmann e Brahma. No acervo estão equipamentos de fabricação de cerveja, fotos e documentos que contam um pouco da história da bebida.

Endereço: Praça Hercílio Luz

2. Museu de Arte de Blumenau

Mais de 400 obras fazem parte do acervo deste que é o maior museu de artes plásticas de Blumenau.  Também recebe exposições diferentes durante o ano e tem um papel importante na formação cultural dos cidadãos da cidade.

Endereço: Rua XV de Novembro, 161

3. Museu da Ecologia Ecologia Fritz Muller

Animais empalhados, ossadas de espécies em extinção, fósseis e animais empalhados fazem parte da coleção deste museu, que também conta um pouco da história do cientista alemão Fritz Muller, que viveu em Blumenau e trocava correspondências com Charles Darwin.

Endereço: Rua Itajaí, 2195

4. Museu Hering

Hoje presente em centenas de shoppings pelo Brasil, a marca Hering começou em Blumenau. E nesse museu você pode ver um pouco dessa história, além de ser possível comprar camisetas e personalizar as peças.

Endereço: Rua Hermann Hering, 1740

5. Museu da Água

A primeira estação de tratamento de água de Blumenau se tornou este museu, onde é possível acompanhar cada etapa do processo de coleta e limpeza da água. E a estação ainda possui um mirante, com uma bela vista pra cidade.

Endereço: Rua Lages

6. Mausoléu Dr. Blumenau

Aqui estão os restos mortais do Dr. Hermann Brunno Otto Blumenau, químico e farmacêutico alemão que foi o fundador da cidade de Blumenau.

Endereço: Rua XV de Novembro, 161

7. Museu da Família Colonial

Com 6.200 peças em exposição, este museu e espaço cultural mostra um pouco da história dos colonizadores e primeiros moradores de Blumenau. São móveis, roupas e objetos de casa. No local ainda está o horto botânico, com árvores plantadas pelo Dr. Hermann Blumenau.

Endereço: Alameda Duque de Caxias, 64

8. Museu de Hábitos e Costumes

Para entender como viviam e se vestiam os primeiros moradores de Blumenau, dê uma volta por este museu com um grande acervo de roupas, chapéus, sapatos, brinquedos de crianças e itens de uso doméstico que faziam parte do dia a dia da população.

Endereço: Rua XV de Novembro, 25

9. Museu do Cristal de Blumenau

A arte de transformar areia e fogo em cristal é o foco deste museu, que mostra os processos de fabricação e expõe artigos raros, como um rosário do século XVI e taças pintadas a ouro, trazidas da região alemã da Boêmia.

Endereço: Rua Rudolf Roedel, 233

10. Casa da Primeira Escola de Blumenau

A primeira escola do bairro Itoupava Central foi construída em 1870 e também funcionava como igreja. Restaurada e reinaugurada em 1992, o local hoje expõe objetos escolares de época.

Endereço: Rua Dr. Pedro Zimmerman, 8107

11. Centro Cultural da Vila Itoupava

A 22 km do Centro de Blumenau, este casarão de século XIX foi sede da Cervejaria Feldmann. Hoje é um espaço com foco na educação ambiental.

Endereço: Rua Dr. Pedro Zimmerman, 16230

12. Vila Germânica

A Vila Germânica é um grande parque de exposições. O local recebe os principais eventos de Blumenau, como a Oktoberfest, o Magia de Natal e o Festival da Cerveja. Mas é possível visitar o local o ano inteiro, para aproveitar seus bares e restaurantes típicos, onde são servidas algumas das melhores comidas típicas da Alemanha.

Endereço: Rua Alberto Stein, 199

Mais dicas de Santa Catarina:

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
  • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem

→ Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

→ Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.

Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários