Peschiera del Garda: cheia de charme, perto de Verona

Aos pés dos Alpes, o Lago di Garda é o maior lago da Itália. Sua orla é repleta de cidadezinhas simpáticas. Para quem está em Verona, a mais fácil de visitar é Peschiera del Garda.

Além do fácil acesso, de carro ou de trem, Peschiera del Garda tem inúmeras atrações, como locais históricos, passeios de barco e boa gastronomia.

A seguir, confira todas as dicas de Peschiera del Garda, incluindo como chegar, o que fazer, onde comer e onde se hospedar, caso queira passar mais tempo.

Como chegar em Peschiera del Garda

O jeito mais prático e barato de ir de Verona a Peschira del Garda é de trem. A passagem custa a partir de 3,80 € na Trenitalia e a viagem tem apenas 14 minutos de duração.

A estação de trem de Peschiera del Garda fica a apenas 5 minutos de caminhada do início do Centro Histórico. É fácil e seguro fazer tudo andando.

Se você estiver em Milão, Bréscia e até mesmo em Veneza, também pode fazer o passeio de um dia, tipo bate e volta. Pesquise passagens aqui, buscando simultaneamente na Trenitalia, na Ítalo e também passagens de ônibus.

O que fazer em Peschiera del Garda

As belas paisagens de Peschiera del Garda já começam a se revelar na saída da estação de trem, como as vistas para o Rio Mincio, os canais da cidade e o Lago di Garda, com as montanhas nevadas com os Alpes ao fundo.

Pontos turísticos e centro histórico

  • A primeira atração do caminho é a Porta Verona, portal medieval que dá acesso à cidade antiga.
  • Em seguida, no caminho de pedestres do Parco Catullo, está o edifício Palazzina Storica. Atravessando a ponte sobre o canal, chega-se à pequena ilha do Centro Histórico.
  • O centrinho de Peschiera del Garda é o menor que já vi numa cidade italiana. É simpático, com pequenos edifícios coloridos em arquitetura italiana.

Passeio de gôndola, calçadão e praia

Bastam 2 minutos para atravessar até a outra extremidade da ilha, onde estão a Porta Brescia e a Ponte di Porta Brescia. Nesse local, descobri que não é preciso ir a Veneza para andar de gôndola.

  • Bem ali, nas águas azuis do canal, é possível embarcar num passeio de gôndola,  bem mais barato do que em Veneza (e sem pombos).
  • Siga para o Lungolago Mazzini, um extenso e arborizado calçadão às margens do Lago di Garda, com vista para os Alpes nevados ao fundo. Visual de cinema.
  • O calçadão leva até a Praia Capuccini, onde é possível alugar um pedalinho. E banhistas encaram as águas geladas do lago.

Navegação no Lago di Garda

Estes passeios de barco eu não fiz, mas fiquei com vontade. Caso você tenha tempo, acho que vale a pena embarcar em alguma atividade aquática no Lago di Garda.

São várias as opções de passeios, à venda diretamente no guichê do píer, que fica quase em frente ao Centro Histórico.

Ou reserve diretamente nesta agência parceira do blog, e já chegue com um passeio agendado, como este cruzeiro de meio dia no Lago di Garda, incluindo almoço e guia turístico.

Mais atividades no Lago di Garda, Alpes e região:

Onde comer em Peschiera del Garda

Tem muitos bons restaurantes no Centro Histórico da cidade, de comidas típicas de Itália, especialmente de especialidades da região. Algumas dicas:

  • Eu almocei no Pasta Salame, que tem pratos de massa e ótimo custo-benefício. Achei a comida aqui melhor do que todas que provei em Verona.
  • O Ristorante Il Cantinone é bem avaliado e serve clássicos como Carbonara e Cacio e Pepe, além de tábuas de frios e frutos do mar.
  • Em ambiente elegante, à beira do canal, o Raffilù é considerado um dos melhores restaurantes de Peschiera del Garda.
  • Já a mais tradicional osteria da cidade, a Osteria Rivelin, fica do outro lado do canal. Basta atravessar a Ponte di Porta Brescia.

Onde ficar em Peschiera del Garda

Como eu já estava hospedado em Verona, precisei voltar para a cidade grande. Mas, se você também prefere lugares tranquilos, acho que vale a pena dormir uma ou duas noites em Peschiera del Garda.

Assim você poderá fazer mais passeios, experimentar mais restaurantes e curtir um raro destino sem tantos turistas na Itália, especialmente se não for na altíssima temporada (junho, julho e agosto).

Dicas de hotéis:

  • Em frente à estação de trem, o Hotel Garden é confortável e tem bom custo-benefício.
  • O segundo melhor hotel na região da estação é o K Modern, na mesma faixa de preço.
  • Na entrada do centro histórico, o Hotel Bell’arrivo é o mais reservado da cidade. Fica à beira do canal e alguns quartos têm vista para o Lago di Garda.
  • Bom, barato e no centro histórico, o Cabanon Urban tem apartamentos de temporada com vista para o canal.

Mapa do nosso passeio em Peschiera del Garda

Neste mapa, marquei a localização de todos os pontos turísticos, restaurantes e hotéis indicados, além do roteiro que fizemos a pé, desde a estação de trem.

Todo esse trajeto tem apenas 3,2 km. Mas lembre-se que é preciso fazer ida e volta. E é impossível não andar mais do que isso, afinal, sempre dá vontade de explorar mais lugares pelo caminho. Por isso, recomendo ir com um calçado confortável. E mesmo se não estiver frio, leve um casaco, pois o vento pode ser forte e gelado na orla do lago.

Vale a pena visitar Peschiera del Garda

Como falei no início, o passeio a Peschiera del Garda foi a melhor atividade durante meus dias em Verona.

Numa região de cidades tomadas pelo turismo massivo, como Veneza e Milão, a pequena Peschiera del Garda oferece um pouco de tranquilidade, além de boa comida, paisagens naturais e atividades divertidas.

Tabela de preços de passeios de barco em Peschiera del Garda, incluindo lancha rápida.
Tabela de preços de passeios de barco em Peschiera del Garda, na Itália.

Então, vale a pena conhecer Peschiera del Garda, e de preferência dormir pelo menos uma noite na cidade.

Boa viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *