21 principais pontos turísticos de Curitiba

Em média, Curitiba recebe mais de 4 milhões de visitantes por ano, a negócios ou lazer. E todo mundo aproveita a excelente infraestrutura da cidade e os muitos pontos turísticos à disposição, incluindo muitos lugares gratuitos.

Entre os principais pontos turísticos de Curitiba, estão museus, parques, edifícios históricos e bairros inteiros. Já visitei todos esses lugares, então, se quiser uma opinião mais pessoal, como se vale a pena ou não conhecer determinada atração, é só perguntar. E aqui vão todas as dicas, com fotos, vídeos e informações.

Atenção! Devida à pandemia do novo Coronavírus, muitas atrações de Curitiba estão fechadas ou com novas regras para visitas. Para mais informações visite o site oficial de cada uma delas.

Quais são os principais pontos turísticos de Curitiba

Para ajudar você a planejar sua viagem, selecionei os principais pontos turísticos de Curitiba, com um resumo sobre cada um. Aliás, cabe dizer que todas estas atrações estão incluídas no roteiro da Linha Turismo de Curitiba, então é fácil e barato visitá-los, sem a necessidade de gastar com táxi, Uber ou aluguel de carro.

Mapa de pontos turísticos em Curitiba

Nesse mapa estão marcados os principais atrativos turísticos em Curitiba. A dica é salvá-lo no seu Google Maps, assim vai facilitar bastante seu roteiro. Também estão marcados alguns hotéis em locais estratégicos, caso ainda não saiba onde ficar em Curitiba. Abaixo, confira mais informações, fotos e vídeos de cada lugar.


1. Praça Tiradentes

Praça central que é o marco zero de Curitiba. Um bom lugar para começar seu roteiro pelos pontos turísticos de Curitiba. Se estiver hospedado pela região, vá andando e já explore os atrativos, como a Rua XV de Novembro, o Paço Municipal e o Largo da Ordem, entre outras atrações que serão detalhadas a seguir.

2. Rua das Flores

A famosa Rua das Flores é o trecho histórico da Rua XV de Novembro. Foi o primeiro calçadão para pedestres do Brasil e está rodeada de prédios antigos. Para quem gosta de história e arquitetura, sem dúvidas é um dos lugares mais bonitos de Curitiba. A dica é visitar durante o dia, pois o local não é muito seguro à noite.

3. Paço da Liberdade

Um dos edifício mais bonitos do Centro Histórico de Curitiba é o Paço da Liberdade, antiga sede da prefeitura. Hoje no local funciona um café e um espaço cultural do SESC, cuja entrada é gratuita. Considero uma das paradas mais interessantes do centro. Vale a pena entrar para tomar um café e descansar um pouco.

4. Largo da Ordem

Essa região concentra importantes atrações de Curitiba, como a Fonte da Memória, as Igrejas da Ordem e do Rosário e casarões que foram transformados em espaços culturais. Aos domingos, no local acontece a feira de artesanato, popularmente conhecida como Feirinha do Largo da Ordem. Nessa região estão dois lugares que merecem ser visitados, que são o Memorial de Curitiba e o Bar do Alemão.

5. Palácio Avenida

A esquina mais conhecida de Curitiba. Nesse edifício inaugurado em 1929 funcionou o Cine Avenida, um dos primeiros cinemas de Curitiba. Pertenceu aos bancos Bamerindus, Bradesco e hoje é sede do HSBC. Mas sua fama vem mesmo é do Natal do Palácio Avenida, evento que acontece desde 1991, com apresentação de um coral de crianças nas suas janelas.

Perto dele está a famosa Rua 24 Horas, centro comercial projetado pelos mesmos arquitetos do Jardim Botânico. De fato funcionava 24 horas. Depois de anos de abandono, foi revitalizado e ganhou novos bares e restaurantes, mas não funciona mais em tempo integral.

6. Centro Cívico

Palácio Iguaçú – Foto de Marinelson

O local é a sede dosTrês Poderes do Estado do Paraná. Aqui estão o Palácio Iguaçú, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça. O prédio da Prefeitura de Curitiba também fica na região. É um local considerado como turístico sobretudo pela arquitetura dos edifícios públicos.

7. Museu Oscar Niemayer (MON)

Localizado no área do Centro Cívico, o Museu Oscar Niemeyer é considerado por si só um importante ponto turístico de Curitiba. Projetado por Oscar Niemeyer, o MON é uma das obras mais famosas do arquiteto fora de Brasília. Além da beleza exterior, o museu recebe diferentes exposições artísticas e culturais. Então, confira a programação do museu para saber o que está em cartaz.

8. Museu Ferroviário

O edifício inaugurado em 1885, abrigou por anos a Estação Ferroviária de Curitiba. No local atualmente funciona este museu que conta a história das ferrovias do Paraná, com grande acervo que inclui um vagão dormitório que hospedou o então presidente Getúlio Vargas. Ao lado estão o Shopping Estação, o Teatro de Bonecos e a Estação Convention Center.

9. Jardim Botânico

Em estilo francês, o Jardim Botânico de Curitiba foi inaugurado 1991 e logo se tornou um dos cartões-postais da capital. Possui um belo projeto de paisagismo, que combina perfeitamente com a grande estufa de metal e vidro no centro, que guarda espécies da Mata Atlântica e mais parece um palácio. Sem dúvidas é o mais conhecido ponto turístico de Curitiba. Entrada gratuita. Atenção ao horário de funcionamento.

10. Bosque Alemão

Os alemães foram os primeiros imigrantes a se estabelecerem em Curitiba, a partir do ano de 1833. Nesse bosque em homenagem a eles, estão atrativos como o trilha de João e Maria, a Casa Encantada, o Oratório Bach e a Torre dos Filósofos, até onde vale a pena ir para observar uma das mais bonitas vistas de Curitiba.

11. Parque Tanguá

Orgulho dos curitibanos, fica às margens do Rio Birigüi. Seu charme é esse grande pórtico em estilo europeu, construído sobre o paredão de pedras de uma antiga pedreira. Do local se pode observar o lago em meio à mata e o espelho d’água na entrada do parque. Um dos parques mais visitados de Curitiba e bastante indicado para um roteiro turístico na capital.

12. Universidade Livre do Meio Ambiente

Um dos lugares mais interessantes que visitei em Curitiba. O local onde funcionava uma das maiores pedreiras da cidade, hoje abriga a Universidade Livre do Meio Ambiente, uma ONG que visa a preservação ambiental. A grande área verde, com lago, mata nativa e mirante construído com toras de eucalipto leva o nome de Bosque Zaninelli. Considero um ponto turístico essencial para visitar em Curitiba.

13. Torre Panorâmica

Com 109 metros de altura, a Torra Panorâmica de Curitiba proporciona uma das melhores vistas da capital. Vá no final da viagem, assim você já terá visitado vários outros pontos turísticos e poderá identificá-los la do alto. As placas no mirante ajudam a identificar o que a visão alcança. A vista fica ainda mais bonita no final do dia, mas é melhor visitar em horários menos requisitados, pois tem um único e pequeno elevador, o que leva a demoradas filas de espera pra subir ou descer. O ingresso custa R$ 6 e crianças menores de 5 anos não pagam.

14. Parque Tingüi e Memorial Ucraniano

Outro bonito parque de Curitiba, com grande área verde, lagos e local para caminhadas. A surpresa foi encontrar capivaras pastando à beira da água. Além do parque em si, outra atração no local é o Memorial Ucraniano, construído em homenagem à chegada dos primeiros imigrantes da Ucrânia em Curitiba.

15. Parque Barigüi

Capivaras no Parque Barigüi – Foto de Duran-Ortiz

Foi construído para para ajudar a conter as enchentes do Rio Bariqui e logo se converteu num importante parque de Curitiba. Aqui estão atrativos como o Museu do Automóvel, a Casa da Leitura e a Academia ao Ar Livre. “Barigui”, palavra de origem indígena, significa “rio do fruto espinhoso”, uma referência à pinha da araucária, árvore nativa e abundante na região. No lago do parque, vive um jacaré-do-papo-amarelo.

16. Ópera de Arame e Pedreira Paulo Leminski

Vista aérea da Ópera de Arame – Foto de Rafael Machado (perfil desativado)

Mais do que um teatro, a Ópera de Arame é um marco cultural e arquitetônico de Curitiba. O nome se deve à estrutura da construção, com grande utilização de tubos metálicos. Foi inaugurada em 1992 e tem capacidade para 1.572 espectadores e intensa agenda de espetáculos, sendo um ótimo lugar para visitar à noite em Curitiba em dias de espetáculo.

Fica localizada na área da Pedreira Paulo Leminski. Mais informações sobre o complexo no site Parque das Pedreiras, que mostra também a programação da Ópera de Arame.

17. Mercado Municipal

O Mercado Municipal de Curitiba tem cafés, restaurantes, bancas de frutas, doces e diferentes tipos de lojas. Apesar de não ser tão histórico quanto o Mercadão de São Paulo, ou tradicional quanto o Mercado Central de Belo Horizonte, vale a pena visitar o correspondente curitibano. Vá com fome e aproveite para experimentar o Pastel de Linguiça de Blumenau e outras comidas típicas nas lanchonetes.

18. Bosque do Papa e Memorial da Imigração Polonesa

Em 1980 o papa João Paulo II, que era polonês, viajou a Curitiba. Logo após sua visita, foi inaugurado esse memorial em homenagem aos imigrantes da Polônia. O memorial é um museu ao ar livre, onde foram construídas casas no estilo arquitetônico dos imigrantes. Ao longo do ano, no local são realizadas festas tradicionais da Polônia.

19. Santa Felicidade

Imigrantes italianos das regiões de Vêneto e Trentino, chegaram em Curitiba por volta de 1878 e se estabeleceram na região oeste da capital. Aí não deu outra: o local se tornou o principal pólo gastronômico de Curitiba, com vários restaurantes especializados em comidas típicas da Itália. Entre eles está o Madalosso, criado em 1963 e considerado o maior restaurante da América Latina, inclusive com registro no Guinness Book, o Livro dos Recordes.

20. Praça do Japão

Curitiba abriga a segunda maior colônia japonesa do Brasil, com mais de 30 mil japoneses e descendentes vivendo hoje na capital. Em 1962 eles ganharam essa praça em sua homenagem, localizada no bairro do Batel. Além de lagos em estilo japonês e cerejeiras enviadas pelo próprio governo do Japão, a praça tem uma escultura do Buda e a Casa da Cultura Japonesa, entre outras referências e presentes recebidos do Japão.

21. Estrada da Graciosa

Primeira rodovia pavimentada no Paraná, a Estrada da Graciosa faz parte da ligação entre Curitiba e o litoral do Paraná, levando às cidades turísticas de Morretes e Antonina. Em plena Serra do Mar, ela corta o trecho mais preservado da Mata Atlântica. Sentido litoral, o Portal da Graciosa é a primeira atração pelo caminho. Um dos principais passeios para fazer enquanto estiver em Curitiba.

Próximo à Estrada da Graciosa, estão os trilhos do famoso passeio de trem, que liga Curitiba a Morretes, Paranaguá e Antonina. Veja a rota do trem e outras dicas para fazer esse passeio pelos arredores de Curitiba.

Continue planejando sua viagem para Curitiba

Aqui no blog tem muitas outras dicas e informações para sua viagem a Curitiba. Além de saber quais são os principais pontos turísticos, é importante planejar outros detalhes da sua viagem, incluindo roteiro, lugares diferentes para visitar e hospedagem. Para completar seu planejamento, veja também:

Créditos das fotos: além de imagens de autoria própria, aqui tem fotos de pontos turísticos de Curitiba que fazem parte de bancos de imagens gratuitas. Se por acaso alguma delas pertence a você e estiver erroneamente creditada, solicite a remoção ou correção.


Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário

  1. Voce inverteu a ordens dos bancos donos do Palácio Avenida. O HSBC adquiriu o prédio junto com o Bamerindus e posteriormente foi adquirido pelo Bradesco, sendo ele o dono atual.