Quando se fala em esquiar no Chile, várias estações vêm à cabeça: Portillo, Valle Nevado, El Colorado e La Parva são algumas delas, todas próximas a Santiago. Mas se você quer paisagens ainda mais incríveis, a dica é seguir ao sul, para a pequena cidade de Pucón.

Distante da capital e com pouco mais de 20 mil habitantes, Pucón atrai muitos visitantes, mas está longe de ser disputada pelo turismo, como acontece em Bariloche, na Argentina.

Pucón tampouco figura entre os mais famosos balneários para esquiar no Chile. Aliás, o esqui nem é o principal atrativo da cidade, que chama atenção pelo conjunto formado por duas atrações de mesmo nome: o lago Villarica e o vulcão Villarica.

• Veja também: onde ficar em Pucón

E é aos pés do vulcão Villarica que a prática do esqui ganha vida em Pucón.

vulcao villarica pucon chile

Reserve aqui seu hotel em Pucón. E veja tem os ótimos hostels e pousadas da cidade.

A temporada abre no inverno, de julho a setembro, quando a neve toma conta da encosta do vulcão e possibilita que o Centro de Ski Pucón funcione a todo vapor*

* Trocadilho intencional, afinal o vulcão Villarica é conhecido por ser um dos mais ativos do mundo, soltando fumaça o ano inteiro. Sua última grande erupção foi em 1984, quando a cidade de Pucón precisou ser esvaziada. Felizmente a lava não atingiu a parte urbana.

Vista privilegiada e boa infraestrutura

A infraestrutura não se compara à de Valle Nevado e Portillo, por exemplo, mas a estação de esqui do vulcão Villarica também oferece pistas para variados níveis, além de uma escola de esqui voltada para as crianças, lojas e cafeteria.

O snowboard também é muito praticado sobre a neve do Villarica.

Praticantes de snowboard param na descida na neve do vulcão Villarica
Dupla ajeita o snowboard na descida pela neve do vulcão Villarica

Da encosta do vulcão, é possível ter uma vista privilegiada dos lagos e parques da região de Araucanía, que também possui outras incríveis atrações, a exemplo da Trilogia dos Lagos e do Parque Nacional de Conguilio.

Mas é o próprio Villarica que domina a paisagem.

Bom para os viciados adpetos do instagram e outras redes sociais, que podem tirar excelentes fotos e garantir muitos likes.

Quem é que não curte uma visual desses?

teleferico pucon chile
Teleférico da estação de esqui com o vulcão Villarica ao fundo

Bom, a ideia desse post – assim como de todo o Buenas Dicas – é despertar o desejo de conhecer e desbravar, afinal, de informações e dados catalogados (como nomes de hotéis, restaurantes e operadoras de turismo) a internet está cheia. Por isso digo:

mapa pista esqui villarica pucon
Mapa das pistas da estação Ski Pucon Chile

Se você nunca viu um vulcão e ainda está muito afim de esquiar, vá direto a Pucón.

Assim, economiza tempo e dinheiro, além de certamente ter as férias mais incríveis e geladas da sua vida.

E como falei lá no início, o esqui está longe de ser a principal atração de Pucón.

Outras atrações e esportes radicais: Muito mais do que esquiar no Chile

A cidade de Pucón também é famosa por suas águas termais e pelos parques nacionais da região, como o Parque Nacional Huerquehue e a Reserva Nacional Villarica.

Reserve aqui entre diversas opções de pousadas, hostels e hotéis em Pucón.

Além de outros lagos e vulcões, como os lagos Caburgua e Tinquilco e os vulcões Quitrupillán e Lánin.

Mais informações sobre as termas de Pucón aqui neste link.

Com uma natureza tão rica e diversa, Pucón se tornou referência em esportes radicais como rafting, mountain bike e escalada, que garantem o movimento na cidade o ano inteiro, seja primavera, outono, verão ou inverno.

A Folha de São Paulo Online tem um artigo completo sobre os esportes radicais em Pucón, olha lá. E os preços estão aqui.

No inverno, neve é o que não falta em Pucón. Olha só o carro dos Carabineros de Chile.
No inverno, neve é o que não falta em Pucón. Olha só o carro dos Carabineros (a polícia do Chile)

E o vulcão Villarica, além de ser um excelente lugar para esquiar no Chile, também se mostra importante para os adeptos da escalada/trekking/subida destemida pelo gelo.

• Veja também: o que fazer em Pucón

Inclusive amadores e turistas que nunca escalaram podem buscar o topo desse gigante: devidamente equipados e guiados por profissionais experientes da região.

Em dias de pouca fumaça, após o trekking de algumas horas, dá até pra olhar dentro da cratera e admirar a lava.

parque nacional villarica

Se interessou por esquiar em Pucón?

Então vá entrando no clima da sua próxima viagem e prepare-se para esquiar no Chile em grande estilo, aos pés do gigante vulcão Villarica.

ATUALIZAÇÃO 3/3/2015

Lembrando que o vulcão Villarrica é ativo. Ou seja, fica fumegando sem parar e cospe lava que lhe convém. Como aconteceu hoje, provocando a evacuação de cidades como Caburgua e Pucón – a principal base para quem pretende subir ao topo do vulcão ou esquiar na sua  encosta no inverno. Veja as belas – e horripilantes – imagens da erupção do vulcão Villarrica.

Reserve aqui seu hotel em Pucón.

Gostou do mapa do Vulcão? Então você provavelmente também adora mapas. Veja mapas diferentes e para tudo que já imaginou.

Boa viagem e aproveite tudo que Pucón oferece na temporada de neve!

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Chip Internacional: internet no celular em qualquer lugar do mundo

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

17 Comments

  1. ola… sobre subir o Villarica, eu gostaria de saber se tem idade minima, pesquisei bastante, mas não achei nada sobre isso.

    obrigada

  2. Olá. Sabe me dizer como funciona o transporte e seus preços desde Pucon até a estação de esqui, pois não gostaria de alugar um carro. Muito obrigado.

  3. buenasdicas responder

    Testando o novo sistema de comentários aqui nas dicas para esquiar em Pucón

  4. Carolina Lucchesi Schmitz responder

    Olá, obrigada pela descrição apurada do seu post, me ajudou bastante a decidir pelo destino!
    Sabe me dizer a média de preço, uma idéia que seja, da estação de esqui? Dia com teleférico, aluguel de equipamento e aula para iniciantes. Sabe se fica na média do valor do Valle Nevado ou se é mais barata, mais cara…
    Desde já, obrigada!

  5. Olá boa noite. É possivel fazer snowboard e ir em alguma terma em apenas um dia em Pucon? Ou preciso de dois dias pra esses passeios?

    • Oi Paula. Não cheguei a tentar fazer as duas coisas no mesmo dia. Acho complicado, principalmente porque vai ser inverno em Pucón, com estradas cheias de neve, atoleiros e coisas do tipo que atrasam os trajetos. Melhor um dia pra cada passeio mesmo.

  6. claudialnd@hotmail.com responder

    Será que consigo pegar um pouquinho de neve no final de dezembro inicio de janeiro em Pucon?

    • Claudia, sem chance de nevar em Pucón essa época do ano. Só neva por lá no inverno, de junho a setembro. Janeiro é o auge do verão, mês mais quente do ano na região.

      Aqui tem mais dicas sobre o que fazer em Pucon

      Mas em qualquer mês é possível ver e até andar em superfícies nevadas por perto de Pucón. Mesmo que não pretenda fazer a trilha até o topo do Vulcão Villarrica, dá pra ir de carro até a base. Fui em dezembro e andei na neve lá. Já estava um pouco marrom de terra, mas deu pra matar um pouco da vontade.

      Aproveite o clima de janeiro pra curtir as melhores atrações de Pucón, como os lagos, as corredeiras, os passeios a cavalo.

      Boa viagem!

  7. claudialnd@hotmail.com responder

    Será que pego pelo menos um pouquinho de neve no final de dezembro inicio de janeiro em Pucon?

  8. Olá, vou para o Chile na última semana de junho. Será que as pistas de esqui em Pucon já estarão abertas?

    • Olá, Patrícia! Historicamente a neve começa a cair no Chile no começo de junho, formando neve o bastante pra esquiar a partir da metade do mês. Ou seja, provavelmente você vai conseguir esquiar no final de junho sim. De qualquer forma, recomendo verificar com o Gran Hotel Pucón Resort & Club, responsável pela estação. O site oficial SKI PUCON já está colocando algumas informação da temporada 2016, inclusive preços de aluguel de equipamento e aulas.

  9. Olá, gostaria de saber da estrutura dos lifts que levam ao topo da montanha para os adeptos a snowboard. Já ouvi falar que as vezes não funcionam e ouvi também que demora muito a subida. Isso é verdade? Desde já, agradeço.

    • Oi Juliana. Então, não tenho outras experiências de neve pra comparar, mas comigo ocorreu tudo bem em Pucón. Recomendo Pucón pela experiência em geral e cidade e arredores e para iniciantes, mas se você já esquia ou faz snowboard há algum tempo, outras estação no Chile são mais recomendadas.

Comentários