Aqui vão algumas dicas básica de transporte em Londres. Porque, apesar de realmente ser uma metrópole muito bem organizada, é preciso entender e saber usar o sistema de transporte local, como o metrô e os ônibus de dois andares. São aplicativos, cartões, mapas, placas e outras dicas que vão ajudar você a andar com mais facilidade pela capital inglesa. Algumas dicas óbvias, outras nem tanto.

Além de ajudar você a não se perder, as dicas também são boas para você economizar algumas Libras, se locomovendo de maneira inteligente e aproveitando da melhor forma as opções de transporte em Londres.

 

Oyster Card | Você vai precisar dele

oyster transporte em londres

Assim que chegar a Londres, não deixe de adquirir este cartão em qualquer guichê do metrô (carinhosamente conhecido como Tube) ou do Overground. Se chegar por Heathrow ou Gatwick, já pode comprar nos guichês dentro dos aeroportos.

Você pode adquirir tickets unitários ou até mesmo os turísticos, para determinado período de tempo que for permanecer na cidade. Ele é aceito em todo o sistema de transporte público da Londres, como metrô, overground, ônibus e barcos.

E são esqueça de devolver seu Oyster Card (site oficial, em inglês) no seu último dia na cidade: eles te reembolsarão 5 libras pela simples devolução do cartão em qualquer guichê de serviços. Lembrando que 5 libras, com a cotação de hoje em dia, são dezenas de reais.

 

City Mapper | O aplicativo que economiza tempo e dinheiro no transporte

aplicativo transporte em londres

Caso tenha algum dificuldade em se localizar e se locomover em Londres, você pode baixar o City Mapper, um aplicativo local, que sempre irá te mostrar o melhor trajeto entre um ponto da cidade e outro, utilizando o transporte público de Londres, com expectativa de tempo de deslocamento e até mesmo o melhor vagão do trem para viajar. Dicas também para percorrer Londres de bicicleta, ferry, tram e outros meios de transporte. Disponível para Andoid e iPhone.

 

Ônibus vermelhos | Mais do que enfeite

onibus londres

Em toda a cidade de Londres, circulam os famosos ônibus vermelhos de dois andares. Mais do que verdadeiros pontos turísticos ambulantes, os ônibus vermelhos são muito úteis no dia a dia do transporte em Londres, sendo uma forma alternativa um pouco mais barata do que o metrô.

Turisticamente falando, sempre que pegar um ônibus vermelho, procure se sentar no segundo andar, na primeira fileira, pois assim você terá uma vista privilegiada de Londres, principalmente se a rota incluir lugares estratégicos como Piccadilly Circus e Oxford Street. É a garantia de boas fotos.

E pode ficar tranquilo, pois você terá tempo suficiente de descer as escadas nas paradas.

 

Orientação de direção dos trens: entenda para não se perder

placa perguntas transporte em londres

Para se locomover em Londres usando o transporte público, saiba sempre em que sentido você está indo: norte, sul, leste ou oeste. A orientação das plataformas e dos trens são baseadas nestes pontos cardeais: northbound, southbound, eastbound e westbound. Então fique muito esperto quanto isso, pois o metrô de Londres não é como o de São Paulo, por exemplo, onde todos os vagões levam a um mesmo destino. Em Londres, assim como um Nova Iorque, passagem diferentes linhas por um mesmo ponto de embarque.

E não deixe esse sorriso do desenho acima te enganar. Em Londres, a falta de educação é notória. Na minha primeira viagem, confuso com tantos metrôs diferentes passando na estação, fui perguntar qual o sentido de um bairro. E a resposta foi só uma cara feia e um dedo apontando para o painel eletrônico, totalmente indecifrável pra quem não manja das direções de Londres.

 

Placas azuis | Mais famosas do que os famosos

placa azul londres transporte dica

Sempre que estiver passeando pelas ruas de Londres, não perca a chance de procurar pelas famosas placas azuis que ficam em algumas casas selecionadas pela prefeitura da cidade. Essas placas mostram a celebridade ou personagem histórico que habitou a casa.

Se tiver sorte, verá placas como a casa do detetive Sherlock Holmes, a do psicanalista Sigmund Freud, do astro do rock Jimi Hendrix e até mesmo a cada onde morou Charles Chaplin, o eterno Carlitos. E se quiser encontrar rápido as placas, existe o aplicativo Blue Plaques of Londres, disponível pra iPhone e Android, que mostra onde está cada uma das centenas de placas azuis. Não é exatamente uma dica de transporte em Londres, mas uma dica para aproveitar melhor suas caminhadas enquanto faz turismo.

Claro que tem muitas placas de celebridades locais, que nós nunca ouvimos falar. Mas, pra ajudar nas dúvidas, as placas ainda destacam a profissão do famoso.

Na wikipedia, por enquanto somente em inlgês, tem uma lista completa das placas azuis de Londres e outra lista das placas divididas por bairro. Em português, tem esse ótimo post do blog Contando as Horas, explicando a história e com fotos de algumas placas azuis, como das casas de Frederic Chopin e Voltaire.

 

Mão inglesa | Olhe para todos os lados, reze e atravesse com medotransporte em londres faixa de pedestre mao inglesa

Como você provavelmente já sabe, mão inglesa é quando a circulação dos trânsito ocorre pelo lado esquerdo da via. Assim o volante é posicionado do lado direito dos carros. Resumindo, na Inglaterra e em todo o Reino Unido, além de algumas ex-colônias, como Malta, Austrália e Índia, o fluxo do trânsito ocorre em sentido inverso ao que temos no Brasil. O que significa que você precisa ter muito mais atenção para dirigir e atravessar uma rua em Londres. Mesmo que seja a famosa faixa dos Beatles.

Por isso, não estranhe se ao, chegar na cidade, você pensar que os carros são auto-guiados ou estão sendo dirigidos por um cachorro, como eu pensei várias vezes. E, atenção: sempre olhe para os dois lados quando for através na faixa de pedestre, para não causar nenhum acidente.

Mais Buenas Dicas na Inglaterra

Comidas típicas da Inglaterra | Roteiro de 3 dias em Londres | Os 10 melhores fish and chips de Londres

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 50 reais de desconto no Booking
  2. 100 reais de desconto no Airbnb
  3. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem

Escreva seu comentário