Uber ou Táxi ou Cabify em Buenos Aires: qual a melhor opção?

Já mencionei essa questão de transporte em Buenos Aires em outros posts, mas a pergunta continua aparecendo, então aqui vai um post só pra explicar as vantagens e desvantagens no uso de táxi, Uber e Cabify em Buenos Aires. Qual é melhor? Qual é mais barato? Quais os problemas e riscos de cada um?

Como alertei no post O que NÃO fazer em Buenos Aires, na Argentina não é tão simples usar apps de transporte como no Brasil. Por isso a questão Uber ou Táxi é tão frequente. Essas dicas aqui são restritas a Buenos Aires, pois cada cidade tem suas particularidades, sendo que algumas nem tem todas as alternativas disponíveis.

Comparação de preços de Uber e Cabify em Buenos Aires

Nessa simulação de viagem entre Palermo Soho e a Casa Rosada, dá pra ver como os preços são similares. Uber um pouco mais barato (8 Pesos Argentinos a menos, algo como 0,60 centavos de real na cotação de hoje). Mas Cabify tem muitas vantagens, como explico a seguir.

Táxi em Buenos Aires

Vantagens: é o transporte clássico e principal opção até alguns anos atrás. Tem muitos carros pelas ruas de BSAS e parados perto de baladas e restaurantes. Se estiver em alguns dos melhores bairros de Buenos Aires, basta erguer a mão para um táxi livre que ele irá parar. Como é regulamentado, pode pegar táxi em qualquer lugar e para ir a qualquer lugar, como ao Aeroporto de Ezeiza.

Problemas: obviamente não são todos os taxistas, mas existe um grande número de golpistas ao volante em Buenos Aires. A cilada mais comum é quando eles ficam dando voltas para aumentar o valor da corrida. E como a maioria aceita pagamento apenas em dinheiro, ficamos sujeitos ao famoso golpe do troco.

Para organizar seu roteiro de forma inteligente, veja O que fazer em Buenos Aires e ainda descubra mais passeios e atividades imperdíveis.

Uber em Buenos Aires

Vantagens: é a forma mais barata de se locomover de carro em Buenos Aires. O aplicativo é universal, então pode usar o mesmo que usamos no Brasil.

Problema no pagamento: antes de chamar um carro, é preciso configurar para pagamento em dinheiro, pois terá muitas corridas recusadas se for pagar no cartão. Mesmo se algum motorista aceitar, tem chance dele estar puto da vida com você e pedir uma grana extra. Isso porque dizem que o Uber leva meses para pagá-los. Ouvi dizer também que, na verdade, alguns têm dívidas com a plataforma, que vai sendo descontada dos pagamentos no cartão, por isso eles evitam.

Problema com os taxistas: a rixa de taxistas com uberistas segue firme na Argentina. Por isso os motoristas de Uber evitam pegar passageiros perto de pontos de táxi e pedem que o cliente sente-se no banco da frente, para o trabalho ficar menos óbvio.

Problema com a lei: Uber não é regulamentado na Argentina. Os motoristas em Buenos Aires circulam de forma clandestina, digamos assim. Dessa forma não é legal para eles passar por pedágios e barreiras policiais, por exemplo. Ouvi casos de brasileiros que pegaram esse tipo de transporte em Ezeiza e a polícia no caminho pediu que eles descessem.

Cabify em Buenos Aires

Vantagens: multinacional espanhola e principal concorrente do Uber em muitos países, a Cabify é atualmente a melhor forma de se locomover de carro em Buenos Aires. Mais barato do que táxi, é legalizado e tem uma política mais rigorosa do que a Uber, o que a leva a ter carros mais novos e motoristas mais educados em sua rede. E aceita pagamentos em cartão de crédito sem irritar o motorista. Pode usar o mesmo app que temos no Brasil.

Desvantagens: ainda sofre um pouco com a implicância dos taxistas, então alguns motoristas pedem que o passageiro se sente no banco da frente. E tem algumas particularidades para sair e chegar dos aeroportos.

Afinal, Uber ou Táxi ou Cabify, qual o melhor transporte em Buenos Aires?

Atualmente, vitória fácil do Cabify. Mais barato e seguro do que táxi e sem as dezenas de problemas legais do Uber. Se estiver hospedado longe do metrô, para voltar tarde da balada ou simplesmente economizar perna, circular de Cabify em Buenos Aires tem hoje o melhor custo-benefício entre as formas de locomoção comparadas.

Lembre-se de baixar o aplicativo no Brasil antes de viajar, para evitar perrengues. E tenha um chip internacional de dados, enquanto as novas regras para roaming gratuito no Mercosul ainda não são totalmente aprovadas. Assim você não depende de Wi-Fi para usar o aplicativo em Buenos Aires.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentários

  1. Essas informações estão desatualizadas e isso prejudica o turista. Hoje, 18/10/2023, cheguei em Colônia del Sacramento e tudo que li em blogs estava errado, pois havia acontecido há anos. Por isso, também gosto de orientar as pessoas. Por exemplo, passagem de ônibus de Montevideo a Colônia custa 511 pesos uruguaios por pessoa e a volta custa 520. Quanto ao barco para a travessia do rio de la plata para Buenos Ayres custa a partir de 57 dólares entre Buquebus e Colônia Express. Uma cerveja em lata de 473ml Argentina Nortena por 80 pesos uruguaios e a uruguaia Patrícia por 93 pesos uruguaios. Pretende conhecer Punta del Este? O restaurante Fulana’s fica na beira mar, ou beira rio, próximo do monumento Los dedos ou Lá mano. Pedi um almoço completo com entrada, principal, bebida, sobremesa e café por 799 pesos uruguaios, R$ 119,75. Se for pago com cartão de crédito, o valor do imposto IVA é devolvido e se for Visa a devolução é feita da hora que sai o ticket da maquineta.

    1. Olá! Obrigado pelas informações atualizadas, Fernanda. Esse post foi escrito em 2019 e atualizei valores e informações pela última vez em 2022. Inclusive, vale mencionar também que Uber está funcionando bem melhor esse ano em Buenos Aires, e nem se faz mais necessário ter Cabify. Saudações.

  2. O print do valor de Palermo até a Casa Rosada, deve ter dado bug no seu celular ou aplicativo da Uber, está errado, tem uma casa de zero faltando. Eu fiz uma simulação e meu filho que mora lá também fez e deu ARS 2.130,00.

    1. Obrigado pelo comentário, Talmai. Essa grande diferença pode ser devido à inflação na Argentina. Em breve vou atualizar esse conteúdo. Saudações.

  3. Buenos Aires – buenas dicas é 1 site atualizado???? Irei embarcar daqui há 2 dias. Agradecida e no aguardo

    1. Oi Eliane. Minha última viagem a Buenos Aires foi no final de 2019. Ainda não retornei após a pandemia.