Verona ou Veneza ou Milão, qual a melhor base no norte da Itália?

Em beleza, de um modo geral, por ser diferente de tudo, Veneza é mais bonita do que Verona e Milão. Mas em praticidade, qual a melhor cidade no norte da Itália, Verona ou Veneza ou Milão?

Fiz essa pergunta em muitos blogs antes da viagem, e ninguém me respondeu com bons argumentos. Queria dormir numa única cidade, pra não ficar trocando de hotel.

Estava em dúvida entre Verona, Veneza e Milão, e considerando também cidades menos turísticas como Pádua e Bréscia.

Cabe dizer que eu já conhecia bem de Bologna e Florença pra baixo, então o roteiro era somente no norte da Itália. E que eu iria chegar de trem da Eslovênia, por Trieste, e depois iria para Berlim de trem.

🇮🇹 Primeira vez na Itália? 10 dicas importantes

Verona ou Veneza ou Milão, qual a melhor opção?

De cara, Milão já ficou para trás. Apesar de ter mais opções de trens para os principais destinos da Itália, Milão é uma cidade muito cara para se hospedar.

Inclusive, Milão é mais cara até mesmo do que Veneza. Pra se ter uma ideia, é praticamente impossível encontrar um hotel decente por menos de 200 euros por dia numa região central de Milão. Dá uma olha no guia Onde ficar em Milão pra ter uma ideia dos valores.

Caso você chegue de avião, é provável que seja pelo Aeroporto de Milão-Malpensa. Nesse caso, pode ser necessário dormir na cidade.

Pela lógica do roteiro, Veneza estava em posição estratégica. Afinal, ela fica praticamente no meio do caminho entre Trieste, minha origem, e Verona, que eu queria conhecer.

Mas, apenas de ter hotéis com melhor custo-benefício do que Milão, principalmente na região de Mestre, próximos à estação de trem, Veneza tem um problema: as multidões.

Como minha ideia era ir de trem para uma cidadezinha a cada dia, os tumultos e filas seriam um contratempo irritante.

Por isso, risquei Veneza da lista, apesar de gostar da cidade, e inclusive já ter escrito o guia Onde ficar em Veneza, baseado numa outra viagem.

Verona, a melhor base no norte da Itália

Acertei em cheio! Mesmo sem conhecer Verona, todos os cálculos que fiz foram certeiros.

Em primeiro lugar, porque Verona é mais barata para se hospedar do que Veneza e Milão. Fiquei no Novo Rossi Hotel, pertinho da estação, e ia andando para o embarque.

Depois, porque apesar de também ser muito turística, Verona tem bem menos gente nas ruas e na estação de trem. Assim, eu chegava tranquilamente na Estação Verona Porta Nuova, inclusive sem ter passagem, e comprava no totem da Trenitalia sem pegar fila.

E à noite, Verona fica ainda mais tranquila. Percebi que muita gente faz apenas um bate e volta. Ótima notícia para quem vai dormir em Verona, pois as noites são calmas. Assim, mesmo no final de semana, dá pra curtir e fotografar a cidade quase vazia (Fui em abril. Na alta temporada de julho e agosto, sempre tem mais gente).

Pra finalizar, a localização de Verona foi perfeita no meu roteiro. Ela fica no meio do caminho entre Veneza e Milão, e a menos de 2 horas de trem de alguns dos lugares mais interessantes do norte da Itália.

Duração das viagens de trem a partir de Verona

  • Bologna – Verona: a partir de 50 minutos
  • Florença – Verona: a partir de 1h30
  • Gênova – Verona: a partir de 2h50
  • Milão – Verona: a partir de 1h20
  • Módena – Verona: a partir de 1h15
  • Parma – Verona: a partir de 1h45
  • Peschiera del Garda – Verona: a partir de 14 minutos
  • Trieste – Verona: a partir de 3h20
  • Veneza – Verona: a partir de 1h10
  • Vicenza – Verona: a partir de 25 minutos

Acima, listei o trem mais rápido que encontrei nas datas pesquisadas, nas buscas que fiz no site Omio, onde é possível comprar passagens das principais cias de trem da Itália, como Trenitalia e Italo.

Na hora de comprar, observe a duração do trecho escolhido, pois pode ser diferente, dependendo de fatores como o trem utilizado, o horário da viagem e se será uma linha direta ou com paradas.

Organize sua viagem para Verona ou Veneza ou Milão

Aqui no blog você encontra dicas de viagem para esses e outros dos principais destinos da Itália.

Pra começar, vá por mim e fiquei pelo menos duas noites em Verona. Para isso, leia o guia Onde ficar em Verona, onde listei os melhores hotéis nos principais bairros da cidade de Romeu e Julieta.

Definida sua viagem, veja também:

Desejo a você uma excelente viagem pela Itália!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *