5 dicas básicas para sua viagem a Braga

Localizada no norte de Portugal, perto da cidade do Porto, Braga encanta os visitantes com seu centro histórico preservado, belos jardins e uma igreja no topo da colina, de onde se tem uma vista inesquecível.

Com as nossas dicas de viagem a Braga, entenda por que visitar essa charmosa cidade, viável para um simples passeio desde o Porto, mas também um destino completo, que merece um roteiro mais completo e pelo menos uma noite de hospedagem.

Dicas de Braga – Tudo para sua viagem

  1. Melhor época em Braga
  2. Distâncias e como chegar em Braga
  3. Onde se hospedar em Braga
  4. Lugares imperdíveis em Braga
  5. Onde comer em Braga

Confira aqui as dicas mais importantes para sua viagem a Braga, desde a melhor época, até quantos dias ficar e onde se hospedar com mais praticidade.

Também falamos sobre pontos turísticos, com base no guia O que fazer em Braga, onde você dicas ainda mais completas sobre as atrações.

Entenda agora como planejar sua viagem a Braga.

1. Melhor época em Braga

  • Calor e poucas chances de chuva: junho, julho, agosto e setembro. Médias de temperaturas entre 13 ºC e 26 ºC.
  • Frio e muitas chances de chuvas: outubro, novembro, dezembro e janeiro. Médias de temperaturas entre 3 ºC e 14 ºC.
  • Temperaturas amenas e chuvas moderadas: fevereiro, março, abril e maio. Médias de temperaturas entre 5 ºC e 20 ºC.

Entendidas as temperaturas e médias de chuvas, escolha quando ir para Braga de acordo com suas preferências pessoais. Eu, por exemplo, prefiro temperaturas amenas. Minha viagem, inclusive, foi num mês de março, quando encontrei um lindo dia de sol.

2. Distâncias e como chegar em Braga

  • Distância do Porto: 75 km – 1 hora de carro / 47 minutos no trem mais rápido
  • Distância de Lisboa: 255 km – 3h40 de carro / 4h07 no trem mais rápido

Hospedado no Porto, fui de carro para Braga, mas me arrependi. Apesar das estradas em boas condições e pistas quase sempre duplicas, como você vê na foto acima, peguei longos engarrafamentos e achei complicado estacionar em Braga, onde as ruas centrais têm poucas vagas, todas com cobrança tipo “zona azul”.

É mais prático e barato ir de ônibus ou trem.

A Estação de Braga fica a apenas 500 metros do Arco da Porta Nova, monumento que marca a entrada do Centro Histórico.

Compre sua passagem na cia férrea estatal, a CP–Comboios de Portugal. Pesquisando com antecedência, encontrei passagens a partir de 18 euros de Lisboa a Braga, e a partir de 3.25 euros do Porto a Braga.

3. Onde ficar em Braga

A melhor região para se hospedar é o Centro Histórico de Braga. Aqui vão duas dicas de hotéis com ótimo custo-benefício, ambos em localização estratégica para turistas.

Dicas de hotéis no Centro Histórico, a melhor localização em Braga:

  • O Hotel Dona Sofia, um tradicional 3 estrelas, fica perto da Catedral da Sé de Braga, é bem avaliado e oferece café da manhã.
  • Já o Moon & Sun Braga, hotel 4 estrelas, é mais moderno e localizado perto da arborizada Praça da República.

Para além do Centro Histórico, encontre opções diversas. Desde pousadas e hotéis baratos, como o Ibis Budget Braga, a hotéis de luxo, como o Melia Braga, único hotel 5 estrelas na cidade.

4. Lugares imperdíveis em Braga

O Centro Histórico de Braga, por si só, é a maior e principal atração turística da cidade. Dá pra vagar horas por suas ruas preservadas. Mas há lugares específicos que merecem uma visita, dentro e fora do centro.

Os principais pontos turísticos de Braga:

  • Torre de Menagem do antigo Castelo de Braga: Apesar dos 2 mil anos de história, o Castelo de Braga foi demolido em 1906. Restou apenas sua torre central, em estilo gótico. Possui 30 metros de altura e um mirante, aberto para visitantes, mediante agendamento.
  • Santuário Bom Jesus do Monte: no alto de uma colina, a igreja chama atenção por suas centenas de degraus. Ótimo lugar para fotos, especialmente ao pôr-do-sol.
  • Museu dos Biscainhos: Construído no século XVII em estilo barroco, no local viveram nobres, escravos e membros da igreja católica. Em seu acervo, estão móveis, instrumentos musicais e veículos.
  • Chafariz e Praça da República: na minha opinião, o chafariz é o lugar mais fotogênico de Braga. Ele fica na extremidade da longa Praça da República, passeio público com jardins bem cuidados.

5. Dicas de restaurantes em Braga

Com quase 200 mil habitantes, incluindo muitos brasileiros, Braga possui a gastronomia diversificada. Mas, numa viagem a turismo, recomendo focar nos restaurantes típicos, que servem comidas tradicionais da região norte de Portugal.

O principal prato típico de Braga é o Bacalhau à Narcisa, também chamado de Bacalhau à Braga. O prato leva bacalhau frito em postas, batata e cebola. É servido em bons restaurantes do centro, como no Adega Malhoa.

Outros bons lugares para comer no Centro Histórico de Braga são estes:

  • Restaurante Bem-me-quer
  • Colher d’pau
  • Restaurante Silvas

Além dos pratos à base de bacalhau, em Braga é possível encontrar a Francesinha, o tradicional sanduíche do Porto, inspirado no croque a monsieur, da França.

Veja dicas mais específicas, por exemplo onde ir com crianças e restaurantes para comer os doces tradicionais de Braga, no blog Cultuga, que fez um artigo todo sobre onde comer em Braga.

Vale a pena viajar a Braga?

Conhecer Braga sem dúvidas vale a pena. Junto a Viana do Castelo e o Porto, é uma das cidades mais interessantes no norte do Portugal.

O que você precisa avaliar melhor é se compensa dormir uma ou mais noites em Braga. Eu fiz apenas o roteiro de 1 dia e gostei. Se você estiver hospedado no Porto, e quiser dormir numa cidade mais tranquila, com mais jeito de interior, passe algumas noites em Braga que não vai se arrepender.

Continue planejando sua viagem a Braga e ao norte de Portugal

Passamos semanas inesquecíveis em Portugal. E aqui no blog você encontra as dicas mais completas sobre Braga, o Porto e outros destinos portugueses.

Veja também:

Alguma dúvida? Pergunte! Eu mesmo respondo, sempre o mais rápido possível. Assim você ainda recebe dicas personalizadas para sua viagem a Braga, de acordo com seu perfil e orçamento. Boa viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *