Linda em qualquer época do ano, Veneza pode ser melhor aproveitada em determinados meses. Já falei muito sobre a cidade no artigo Viagem para Veneza, e agora vou detalhar ainda melhor as temporadas na cidade. Quando chove, quando faz frio, quando alaga, quando os canais congelam e quando é um pouco mais barato, para que você também curta a melhor época em Veneza, de acordo com suas necessidades e estilo de viagem.

E no final do post tem uma tabela com registros históricos de temperaturas máximas, mínimas e média pluviométrica em Veneza, pra ajudar você a decidir quando ir e qual a melhor época em Veneza de acordo com o que você mais gosta, seja calor, frio, baixa ou alta temporada. Independente de quando for, é importante escolher muito bem onde se hospedar em Veneza.

Saiba quando ir, para não encontrar Veneza assim quando chegar lá:

Surfe na Piazza San Marco | Foto do Corriere della Sera

Quando faz frio em Veneza

→ Veja a média de temperaturas e chuvas em Veneza todos os meses do ano na tabela no final do post ou clicando aqui.

Essa imagem é uma montagem, do perfil Nois7, mostrando um canal de Veneza completamente congelado. Encontrar a cidade assim é raríssimo. Os dois únicos registros na história recente são em 1929 e em fevereiro de 2012. Por isso, guarde esse mês e risque ele do seu roteiro em Veneza.

Além de fevereiro,  dezembro e janeiro também são gelados em Veneza. É uma época a ser evitada na cidade, a não ser que você queria faz o famoso passeio de gôndola com a cara completamente coberta para se proteger do vento cortante que vem do mar. Mas se você quer conhecer o famoso Carnaval de Veneza, vai ter que enfrentar o frio, porque ele acontece entre janeiro e fevereiro. Veja aqui as datas a cada ano. Fora os dias de Carnaval, nessa época é provável que você encontre a cidade mais vazia e hotéis um pouco mais baratos.

Em março ainda faz muito frio em Veneza, mas as temperaturas geralmente ficam acima de zero e o sol brilha por mais tempo.

Evite: dezembro, janeiro e fevereiro.

Aceitável: março.

 

Quando é alta temporada

→ Veja a média de temperaturas e chuvas em Veneza todos os meses do ano na tabela no final do post ou clicando aqui.

Essa foto acima, com a Pizza San Marco já bastante movimentada, mostra o início da alta temporada em Veneza, no mês de abril, no começo da primavera. Em abril já é possível andar sem agasalho boa parte do dia. Em maio esquenta mais, mas ainda tem temperaturas agradáveis. Em junho o calor aumenta, dentro do suportável. Já em julho e agosto, Veneza precisa de ar-condicionado. Nesses meses é o auge do Verão na Europa, então a cidade fica lotada de turistas, os pombos ficam loucos, os preços disparam e o calor é sofrível.

Fugir do sol de rachar em Veneza também é uma dica do Viaje na Viagem e, no geral, uma dica válida para boa parte dos países na costa do Mediterrâneo, que fritam de calor e de gente essa época do ano, como Malta.

Evite: julho e agosto. 

Aceitável: junho

Prefira: abril, maio, outubro e setembro

 

Quando chove em Veneza

É impossível prever as chuvas em Veneza, que vou chamar agora de A Belém da Itália. Não que chova todo dia com hora marcada, mas a média pluviométrica da cidade é quase homogênea durante o ano. Em pleno inverno, eu peguei um dia inteiro de chuva, seguido de lindos dias de sol. E pelos relatos que li na internet, muita gente passou pelo mesmo, em diferentes épocas do ano.

Historicamente, chove mais em Veneza e no Mar Adriático em novembro. É quando se tem mais registros da maré alta que invade a cidade, especialmente a Piazza San Marco. O fenômeno, conhecido como “Acqua Alta”, não impede o turismo na cidade, já que são montadas passarelas nos principais pontos turísticos. E tem ainda que se arrisque a nadar e andar na imundice dos alagamentos, certamente contaminados por milhões de litros de merda de pombo.

↓ Mais uma foto da Acqua Alta, pra você entender quando não ir pra Veneza | Foto: Dagospia

Embora novembro seja temido, é possível que não aconteça nada. Prova disso é o relato da Lala Rebelo, que foi em novembro e não precisou nadar na Pizza San Marco. Antes de viajar, dá pra ver a previsão de Acqua Alta em alguns sites italianos, como o Ilmeteo e o Comune.Venezia, que mostram gráficos (olhando por cima, achei um pouco complicado de entender) sobre a maré em Veneza.

Temperaturas e média de chuvas em Veneza

Fonte: weatherbase

 

Afinal, qual a melhor época em Veneza?

Como eu gosto de um friozinho e prefiro evitar chuvas fortes, minha próxima viagem pra lá vai ser em ABRIL. Agora, analisando outros pontos de vista, JUNHO é a melhor época para você que gosta de calor e muita gente na rua, mas sem exageros. Nessa época o sol se põe bem mais tarde, o que é bom pra andar em Veneza e tirar muitas fotos. SETEMBRO é para você que gosta de um clima agradável e prefere tentar evitar as chuvas.

Agora, se você não tem medo de Acqua Alta, não se importa com excesso de calor ou de frio e quer simplesmente conhecer Veneza, seja quando for, vá em qualquer época do ano, porque motivos não faltam para viajar para Veneza.

Chuvinha leve em Veneza | Corriere del Veneto

Agora que você já sabe quando viajar para Veneza, pense em combinar sua viagem com Roma, Florença e Bolonha, cidades que se encaixam muito bem e fazem parte do nosso roteiro de 10 dias pela Itália.

Destaque: Beyondthebridge (bicicleta sobre prancha em Veneza)

 Como economizar na viagem:  

  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Seguros Promo: compare preços de seguro viagem (cupom de desconto: BUENASDICAS5)
  • RentCars: compare preços de aluguel de carro

2 Comentários

  1. buenasdicas Responda

    Valeu pelo comentário, Patrícia. Ir agora em novembro acho que não é problema, até coloquei link pra outros blogs que viajaram para Veneza em novembro e vivera um clima perfeito por lá. Não é sempre que acontece a acqua alta. Mas realmente vai ser melhor viajar em abril, mês que fui da última vez e a cidade estava incrível. Peguei chuvisco só no último dia. Boa viagem!

  2. Obrigado! Estava tentando há dias decidir quando ir pra Veneza, agora já sei a melhor época. Pena que vou ter que esperar um pouco. Queria ir agora em novembro, mas tô com medo dessa maré alta atrapalhar a viagem, não quero puxar mala na água… Vou esperar até abril, que aí não tem erro… ou fevereiro, que mesmo no frio tem atrativos legais tipo o Carnaval Veneziano. <3

Escreva seu comentário