Quando ir a Verona: melhor época para viajar

Verona, no Norte da Itália, é uma cidade de estações do ano bem definidas. Por isso mesmo, cada época do ano reserva uma experiência diferente de viagem.

Confira quando ir a Verona, com temperaturas, índices de chuvas e vantagens e desvantagens de cada mês do ano, de janeiro a dezembro.

Verona é um destino perfeito para combinar com Veneza. Veja também qual é a Melhor época em Veneza e monte seu roteiro com as dicas do blog.

Melhor época em Verona para:

  • Caminhar na cidade e explorar seus pontos turísticos: primavera e outono, especialmente nos meses de abril, maio e setembro.
  • Esquiar nos Alpes perto de Verona: vá no inverno, temporada de neve, entre dezembro e março.
  • Praticar esporte náuticos no Lago di Garda: do final da primavera ao verão, entre maio e setembro.

Quando ir para Verona, de janeiro a dezembro 📅

O clima em Verona é ameno e mais agradável nos meses de primavera em outono. Além disso, são meses com poucas chuvas no Norte da Itália.

Portanto, prefira viajar a Verona entre o final de março e o início de junho, e entre o final de setembro e outubro.

Entre esses meses, na minha opinião, o “filé” do clima em Verona é o mês de abril, quando as temperaturas médias ficam entre 8 ºC e 19 ºC. Assim, fica agradável para caminhar durante o dia, e à noite pode fazer um friozinho gostoso, ideal para saborear um vinho.

Se for entre o final de maio e o início de junho, é provável que já pegue um pouco de calor, mas sem exageros. Ideal para combinar seu roteiro em Verona com passeios no Lago di Garda e nas praias da Itália, antes da chegada das multidões (e dos preços altos) do verão.

Estações do ano em Verona

Assim como em todo o hemisfério norte, as estações do ano na Itália estão distribuídas assim:

  • Primavera: 20 de março a 21 de junho
  • Verão: 21 de junho a 23 de setembro
  • Outono: 23 de setembro a 22 de dezembro
  • Inverno: 22 de dezembro a 20 de março

Inverno em Verona ❄️

O inverno em Verona, de dezembro a março, é historicamente frio, com temperaturas que podem ficar abaixo de zero. Pode ocorrer neve na cidade, principalmente no final de dezembro e em janeiro.

Temperaturas negativas e neve não são nada agradáveis para quem gosta de fazer longas caminhadas na cidade.

Por outro lado, nessa época você pode aproveitar a proximidade de Verona com os Alpes, e ir esquiar. A estação Ski Latemar Predazzo, em Obereggen, por exemplo, fica a apenas 2 horas de carro de Verona.

Verão em Verona ☀️☀️

Foi-se o tempo em que o verão italiano tinha um clima agradável. Com a onda de calor de 2023 no Norte da Itália, as temperaturas ultrapassaram os 40 ºC em muitas cidades.

Esse calor desumano é mais comum nos meses de julho e agosto.

E por incrível que parece, essa é a época de maior movimento turístico em Verona e em toda a Itália. É tempo de pontos turísticos lotados, filas em restaurantes, insolação e preços altos nos hotéis. Fuja dessa cilada.

O verão tende a ser mais ameno no seu início, em junho, e no seu final, em setembro. Em setembro, a vantagem é que as águas das praias italianas e dos lagos, como o Lago di Garda, perto de Verona, estão mais agradáveis para banho.

Primavera e Outono em Verona 🌼

Como falei no início, essa é sem dúvida a melhor época em Verona.

As ressalvas são os meses de março e novembro, que podem ser um pouco frios, e maio, caso o calor antecipe um pouco a temporada de verão.

Se não quiser se arriscar e faz questão de um “clima perfeito” para explorar Verona e cidades próximas como Veneza e Milão, vá de preferência no final de março, em todo o mês de abril e até o início de maio.

A época entre o final de setembro e o início de outubro também costuma ter temperaturas muito agradáveis em Verona.

Continue planejando sua viagem a Verona

Aqui no blog você encontra o melhor guia de hotéis da cidade de Romeu e Julieta, que é o nosso post sobre Onde ficar em Verona, onde listei bairros e localizações privilegiadas.

E aproveite que está num blog apaixonado pela Itália, e veja também nossas dicas sobre outros dos principais destinos turísticos do país.

Tive o privilégio de percorrer a velha bota de Norte a Sul, passando por praias, montanhas e cidades milenares como Roma e Nápoles, e utilizei essa experiência para escrever roteiros de viagem e muitas dicas importantes.

Veja também:

Todas as imagens utilizadas aqui pertencem ao acervo do blog buenasdicas.com e possuem direitos autorais protegidos por lá. Portanto, não podem ser reproduzidas sem autorização. Caso queira utilizar alguma foto, fale comigo pelo email nivaldo@buenasdicas.com.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *