Recebi por e-mail algumas dúvidas de um leitor sobre Caldas Novas. Como percebi que muitas das perguntas dele são as dúvidas de muitos outros, e que são temas que não apareciam bem explicados em nenhum outro artigo, resolvi responder aqui pelo blog. Assim, se alguém tiver as mesmas dúvidas sobre Caldas Novas, a resposta já está aqui.

A ideia é que esse esse post comece com as dúvidas de apenas um leitor, mas que vá agregando conteúdo de acordo com as perguntas mais importantes, se tornando uma espécie de FAQ com muitas dicas Caldas Novas e Rio Quente.

1. Entendi que Caldas Novas é uma cidade e Rio Quente é uma espécie de vila a 30 km de Caldas. Certo?

mapa-caldas-novas-rio-quente

Não exatamente. Caldas Novas é uma cidade, e Rio Quente é outra cidade. Esplanada é um bairro da cidade do Rio Quente, que surgiu ao redor do Rio Quente Resorts. Esse bairro, Esplanada, fica afastado da cidade de Rio Quente. Na cidade de Rio Quente não existe nada (que eu saiba) para turistas. Já a Esplanada é repleta de hotéis, flats e condomínios, afinal é por lá que passa o trecho mais famoso do rio quente, o rio que águas quente que gerou tudo isso. Na mapa acima, dá pra ver mais claramente os locais.

Distâncias

Caldas Novas-Rio Quente: 32 km

Caldas Novas-Pousada do Rio Quente/Rio Quente Resorts: 29 km

Caldas Novas-Esplanada do Rio Quente: 29 km

Esplanada do Rio Quente-Rio Quente: 10 km

2. Dentro de Rio Quente existe o Hot Park, o Rio Quente Resorts é dentro do Hot Park ou não? Resorts é uma coisa e Hot é outra…

Quase. Existem tantos nomes, alguns muito recentes, que eles próprios devem se confundir. O que eu sei é o seguinte:

Rio Quente – É o município onde se localiza o Rio Quente Resorts.

Rio Quente Resorts – É o imenso complexo com vários hotéis, piscinas e algumas subdivisões internas. Antigamente se chamava Pousada do Rio Quente, e muita gente, como eu mesmo, às vezes, acaba utilizando esse nome. Alguns dos hotéis lá dentro são o Hotel Pousada, que é o mais antigo, e o Hotel Turismo.


 Sabia que seguro viagem é obrigatório em vários países? Compare preços na Real Seguros

Hot Park – É um clube dentro do Rio Quente Resorts. Nele estão a Praia do Cerrado (a piscina de ondas), o Rio Lento, o Xpirado e praticamente todos os outros toboáguas e brinquedos aquáticos do complexo. O ingresso para Day Use geralmente permite acesso somente ao Hot Park.

Parque das Fontes – É a parte antiga do resort e hoje acessível basicamente para sócios, sócios Passport Vitalício e hóspedes. É composto por piscinas mais tranquilas e limpas, porque o rio passa primeiro por elas. Talvez exista um ingresso para passar o dia nessa área, mas não é divulgado e deve custar caro.

Piscina do Parque das Fontes do Rio Quente Resorts. Conheça os hotéis que ficam dentro do complexo.

3. Sobre os cupons promocionais de Groupon ou Peixe Urbano, é interessante ao ponto de sair mais em conta que pelo Booking?

Depende, talvez sim, principalmente quando inclui passagem aérea. Nunca utilizei Groupon e Peixe Urbano para turismo. Se for estilo Hotel Urbano, com aqueles pacotes engessados, deve ser complicado. Booking só tenho experiências positivas.

4. Quanto a época que podemos ir (primeira quinzena de janeiro) realmente é chuva passageira todos os dias ou chove o dia inteiro? Rsrs não dá de ficar preso pela chuva…

Bom, janeiro é o segundo mês do ano que mais chove no sul de Goiás. Mas o sol por lá é tão forte que muitas vezes vence a chuva, que fica indo e vindo… Depende da sua sorte. Se for chuva sem raio, é até divertido ficar na água quente.

5. Queremos muito aproveitar um all inclusive ou meia pensão, vale a pena nos hotéis de Caldas esse sistema?

De novo, depende. Depende do hotel e do esquema que você conseguir. Se for em algum hotel dentro do Rio Quente Resorts e o preço for razoável, vale a pena, porque a comida lá dentro é historicamente cara e, por mais que seja barato do lado de fora (na Esplanada), é trabalhoso sair de dentro do conforto. Se for em Caldas Novas, também depende do hotel. Lembro que a comida inclusa no meia-pensão do Hotel Taiyo era muito boa, mas já faz bastante tempo, então não posso bater o martelo.

Veja mais Buenas Dicas de Caldas Novas

 

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Touron Turismo: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

  • Utilize o cupom BUENASDICAS10 na EasySim4U e tenha  10% de desconto  em chip internacional
  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

8 Comments

  1. Olá. Vou pra caldas com as crianças. A maioria dos clubes q fui os parques aquáticos infantis eram com água fria. Vc tem dica de clubes que tenham parque aquático infantil com água quente. Exemplo: fui no náutico e odiei só tem piscina fria. Tbm fui no laqua Di Roma t a parte infantil tbm é fria. No hot springs tem água quente na parte infantil porém é muito sem graça, tem pouca opção para crianças.
    Queria muito saber se no water park ou no Di Roma acqua park as atrações infantis tem água quente.

    • Nivaldo responder

      Olá, Helen. Verdade, em muitos têm só um piscininha infantil e sempre é aquele susto quando a gente entra, afinal ninguém espera água fria em Caldas né…

      Primeiramente, eu acho que isso é algo relacionado a segurança, pois água quente pode queimar bebês e crianças pequenas. Principalmente porque a água chega para abastecer as piscinas em temperaturas altíssimas, perigosas mesmo para adultos. Em segundo lugar, é que as piscinas infantis são mais rasas, então elas esfriam mais rápido. No Rio Quente Resorts, por exemplo, a “Piscina do Sapo”, única infantil do Parque das Fontes, é morna, mas nem compara à temperatura das piscinas para adultos. No hotel CTC também reparei a mesma coisa.

      Outra coisa, é que os clubes e hotéis podem abastecer as piscinas com águas em temperaturas diferentes em casa dia. Quando tiver alguns hotéis pré-escolhidos (dá uma olhada nos 10 melhores hotéis de Caldas Novas), ligue, ou mande um e-mail ou whatsapp com sua dúvida.

      Boa viagem!

  2. Gostaria de dica de roteiro para passar 6 dias lá. Vou numa segunda e voltar num domingo. Parece que é melhor se hospedar mais tempo em caldas novas né ? Por ser mais barato e ter mais coisas pra fazer. Talvez pegar duas diárias em hotel em Rio quente para ter livre acesso ao complexo.
    Com relação ao pontos turísticos, cachoeiras da pra fazer alugando carro ou é melhor ir por agência ?

    • Nivaldo responder

      Olá, Jéssica! Se gosta de água quente, 6 dias é um bom tempo. Se não gosta tanto de piscina, pode ser um tempo um pouco longo. Porque o que tem de melhor pra fazer em Caldas e Rio Quente, é realmente curtir o próprio hotel e passear em um clube ou outro. Outras atrações eu coloquei no post O que fazer em Caldas Novas, dá uma lida lá.

      Dividir a hospedagem é uma boa ideia. Das últimas vezes fiquei só em Rio Quente e ando gostando mais do que de Caldas Novas. Acho que por ser menor, poder andar a pé tranquilo e ter bons lugares pra comer bem sem gastar muito. Lembrando apenas alguns hotéis têm acesso “grátis”, incluso na diária, ao Rio Quente Resorts. Pra saber quais são, veja o post Parque das Fontes do Rio Quente Resorts.

      Sobre transporte, eu sempre faço tudo de carro, porque vou de carro mesmo, então sai mais barato. Já que vai se hospedar também em Rio Quente, acho que não tem necessidade de contratar agência de turismo pra nada. Você pode ir de Caldas pra lá de táxi.

      E enquanto estiver em Caldas, os passeios urbanos você faz a pé ou de táxi, como o Casarão dos Gonzaga, o Jardim Japonês e outos pontos turísticos (que nem considero essenciais, mas são uma distração fora dos clubes).

  3. Boa noite, Nivaldo
    Estou com muitas duvidas , vou para caldas novas em junho já estou com passagem comprada
    a onde e melhor de hospedar caldas novas ou rio quente( não no Resorts pq e muito caro)?
    ingresso hot park da direito a ir parque das fontes ? … ou são em lugares diferente
    6 dias e muitos dias para ficar la? e muito pacato as cidades?
    poderia me ajudar / só vai eu e meu marido

    • Nivaldo responder

      Oi Isadora. Depende do quanto você gosta de águas quentes. Tenho um dica: e se você passar 3 dias no Rio Quente e outros 3 em Caldas Novas? Assim vc tem a oportunidade de conhecer dois hotéis diferentes e de curtir as duas cidades.

      Caldas Novas é mais agitada. Tem muitos bares e restaurantes, pequenos shoppings e muitas lojas de moda praia e cristais. Dicas de hotéis aqui: https://www.buenasdicas.com/hoteis-em-caldas-novas-2630/

      A Esplanada do Rio Quente é uma pequena vila com alguns hotéis. Um lugar mais tranquilo. Dicas aqui:
      https://www.buenasdicas.com/onde-ficar-em-rio-quente-dicas-de-hoteis-3385/

      Ingresso pro Hotpark não vale pro parque das Fontes. Pra entrar lá também é muito mais caro, não vale a pena. Melhor seria pagar uma diária num hotel lá dentro. São caros, mas aí sim você vai curtir o lugar.

Comentários