Câmbio em Buenos Aires e que moeda levar: Real x Dólar x Peso Argentino

Dólar, Real ou Peso Argentino? Afinal, qual moeda levar para Buenos Aires e onde é melhor fazer o câmbio? Entenda aqui como não perder dinheiro e o que vale a pena fazer.

Hoje o câmbio paralelo, apelidado de “câmbio blue“, já dominou as transações cambiais na Argentina. Até mesmo alguns cartões de crédito já fazem a conversão direta na cotação paralela, na qual nosso dinheiro vale quase do dobro.

Então, apesar de parecer cada vez mais complicado, na verdade está é mais fácil trocar Dólar ou Real na Argentina, e também fazer compras no cartão de crédito.

Câmbio em Buenos Aires: Real ou Dólar ou Peso Argentino ou Cartão de Crédito

Na dúvida sobre que moeda levar para Buenos Aires, a dica mais atual possível é levar um cartão de crédito tipo Wise ou C6 Global, assim você economiza bastante com o IOF, tem uma conversão competitiva e gasta no “câmbio blue”.

A seguir, confira as dicas de câmbio, cartões de crédito e outras formas de gastos na Argentina durante sua viagem.

Dicas para evitar perrengue no câmbio em Buenos Aires

  • Leve notas em bom estado e documentos: eles são rigorosos e não aceitam notas rabiscadas ou com rasgo, por menor que seja. Tenha passaporte ou RG em mãos.
  • Cartão de crédito é amplamente aceito. Recomendo ter um Cartão Wise, que converte direto pelo câmbio paralelo e cobra apenas 1,1% de IOF.

Que moeda levar para a Argentina

Na minha última viagem, em agosto de 2023, não levei Dólar em espécie, pra não ter o trabalho do duplo câmbio, e por que o Real está valendo muito na Argentina.

Testei três formas diferentes de gastar em Buenos Aires:

  1. Levei Real em espécie, para fazer o câmbio na Argentina.
  2. Enviei dinheiro pelo Western Union, para sacar em Buenos Aires.
  3. Utilizei cartões de crédito convencionais, Visa e Mastercard, e o cartão Wise.

Minha experiência com cada um desses métodos de pagamento na Argentina:

O Real em espécie, eu troquei por Peso Argentino com a empresa que fez meu transfer do aeroporto para o centro de Buenos Aires, a DV Tour. São brasileiros que vivem há anos na Argentina, e achei bastante confiável.

Já o dinheiro enviado pelo Western Union eu não consegui retirar, pois todas as lojas de Buenos Aires estavam sem estoque de dinheiro. Ao voltar ao Brasil, solicitei o reembolso, que foi feito via PIX.

O Cartão Wise foi muito útil. Apesar de não ser possível ter saldo em Peso Argentino, basta carregar o cartão em Dólar. A conversão é feita pelo “Dólar Blue” e o IOF é de apenas 1,1%, diferente dos 5,38% dos cartões convencionais.

Acabei utilizando também um cartão internacional comum, da bandeira Visa, que também estava convertendo pelo Câmbio Blue. Somente Visa faz isso. O MasterCard estava cobrando pelo câmbio oficial. Mas, como o câmbio na Argentina é muito volátil, consulte seu cartão antes de utilizá-lo.

Onde fazer a conversão de Real para Pesos Argentinos?

Utilize sites ou aplicativos. Disponível para celular Android, o aplicativo Conversor de Moedas é um dos melhores, pois tem poucas propagandas e faz a conversão offline, utilizando como base os dados do último acesso.

Para Iphone, recomendo o Coinverter, que é o mais leve e fácil de utilizar. Na internet, diversos sites oferecem gratuitamente o serviço de conversão, inclusive o próprio Google.

Comprar Pesos Argentinos no Brasil ou na Argentina?

Jamais compre Peso Argentino no Brasil. Não compensa em hipótese alguma.

Leve Real e faça o câmbio paralelo em Buenos Aires. O sistema é tão comum que até mesmo casas de câmbio oficiais atualmente vendem a moeda local pelo “câmbio blue”.

Como falei acima, fiz a troca com DV Tour, empresa de uma brasileira que me buscou no aeroporto.

Onde comprar Pesos Argentinos em Buenos Aires – Melhor cotação

Não compre Pesos no Aeroporto de Ezeiza, pois a cotação é uma das piores possíveis. Se precisar de dinheiro vivo para comprar algo no mesmo dia, por exemplo se chegar tarde, troque apenas o essencial.

Percorri casas de câmbio em diferentes bairros de Buenos Aires e observei algumas tendências.

– Câmbio na Calle Florida

Depois do aeroporto, a pior cotação que encontrei foi na Calle Florida, a rua das compras. Apesar de concentrar inúmeras casas de câmbio, a concorrência parece não fazer efeito.

– Câmbio na Recoleta

Na Recoleta, bairro próximo ao centro e perto de dezenas de pontos turísticos, passei pela Cambio Platinum. O cotação para compra de Pesos, em Real ou Dólar, estava um pouco melhor que na Calle Florida.

– Cambio em Abasto

Nessa última viagem, foi onde encontrei a melhor cotação em Buenos Aires. Perto do Abasto Shopping há algumas casas.  Fui na loja Western Union y Pago Facil. Fila longa, cadastro demorado, mas a diferença compensou.

Cartão de crédito em Buenos Aires: impostos e aceitação

A vantagem do cartão é segurança, afinal você não precisa carregar bolos de dinheiro e pode cancelar em caso de roubo. A desvantagem principal é o imposto: cada compra com um cartão de crédito convencional no exterior é taxada em 5,38% em IOF.

Mas atualmente existem cartões mais modernos, como o Cartão Wise. É um cartão pré-pago, que cobra apenas 1,1% de imposto. Utilizei em praticamente todos os lugares de Buenos Aires.

Aliás, cabe frisar que hoje é possível comprar de tudo com cartão de Buenos Aires.

Gorjetas são opcionais, mas é de praxe deixar 10%.  Esse valor extra não costuma vir na conta. É preciso pagar à parte e em dinheiro.

Alguma dúvida sobre câmbio em Buenos Aires?

Lembrando que esse tópico é apenas sobre câmbio na capital Buenos Aires. No interior, cada destino tem suas particularidades.

Se passar em Buenos Aires antes, sempre troque seu dinheiro por lá antes de seguir viagem, para não ficar sujeito aos valores desfavoráveis e horários restritos de cidades menores.

Veja mais dicas de viagem para a Argentina.

E se algo não foi esclarecido ou precisa de alguma dica, pergunte nos comentários abaixo. E boa viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 Comentários

  1. Boa tarde
    Sobre pagamento de taxa no hotel, vc poderia me explicar?
    Mesmo comprando pacote aqui no Brasil, teria que pagar essa taxa?

    1. Oi Rosane. Esse imposto, chamado IVA, acresce em 21% somente nos pagamentos feitos em dinheiro em espécie. Se você pagar em cartão de crédito. seja um cartão internacional comum ou um cartão tipo Wise ou Nomad, essa taxa não é cobrada. Se você fez a reserva pelo Booking, com cobrança automática pelo site, também não será cobrada o imposto. Boa viagem!

  2. Ola Nivaldo, estou indo pra Argentina semana que vem, tenho um cartão Wise e abri uma conta na Western Union, vc acha melhor carregar o Wise com dólares e transferir algum dinheiro na WU e sacar la apenas para ter dinheiro em especie caso nao aceitem o Wise ou somente o Wise ja seria suficiente? Nao queria ter que ficar carregando um bolo de dinheiro por la. Obrigado.

    1. Fala Douglas. Fui agora em agosto e tive uma péssima experiência com a Western Union. É difícil encontrar as lojas em Buenos Aires, pois algumas ficam dentro de locais como mercados, bem escondidas. E todas elas estavam com falta de dinheiro, então não conseguir sacar a remessa.

      Fiz a troca com a DV Tour, empresa de brasileiros, que fez meu transporte no aeroporto. Eles trocam pela câmbio blue, numa cotação muito vantajosa. recomendo pegar pelo menos um pouco de dinheiro em espécie, pra imprevistos. Mas o cartão de crédito é amplamente aceito.

  3. Olá Nivaldo.
    Muito obrigado pelas dicas. Acabei de adquirir meu cartão Wise para usar enquanto estiver no Brasil(hoje vivo na Alemanha). O cartão tem bandeira Visa, mas está escrito claramente que é “débito”. Esse é o cartão que você utilizou na Argentina? E eu teria que adicionar US dólares a ele?
    Desde já agradeço.

    Marco

    1. Olá, Marco. Foi esse mesmo. Apesar de ser oficialmente um cartão de débito, já consegui fazer comprar online no crédito, embora a cobrança seja a vista, pois é pré-pago. Expliquei um pouco aqui: Wise ou C6.

      Isso mesmo. Como não tem a opção de adicionar Peso Argentino, ao fazer uma compra por lá, o Wise vai descontar automaticamente na moeda do seu saldo que tiver o melhor câmbio no momento. Geralmente o dólar é a melhor opção, em segundo lugar o euro.

  4. Nivaldo, quanto estava a relação real x peso argentino no dia que fizeste o cambio? Aqui no Paraná encontrei 1 real para 125 pesos.

    1. Fala André. Esse valor me parece honesto, pois hoje o Real está valendo 70 Pesos no câmbio oficial e 147 Pesos no câmbio paralelo. Consultei agora o pessoal da DV Tour (brasileiros que fazem transfer de aeroporto e também vendem peso). Te aviso aqui quando responderem, quem sabe compense trocar com eles quando chegar a Buenos Aires.

    1. Oi Gisa. Melhor mesmo é não sobrar. No máximo alguns trocados pra fazer coleção de moedas ou comprar um lanche no aeroporto. Pra isso, calcule bem seus gastos. Aqui no blog tem Preços em Buenos Aires, pra ajudar você a se planejar.

    2. Olá, tudo bem? No caso da Wester Union, a gente envia de forma eletrônica e pega lá, é isso? Estou com muito receio em ir direto em uma casa de câmbio. Se puder me ajudar, agradeço.

      1. Oi Jurema. Fui a Buenos Aires no começo do mês. Tinha enviado dinheiro pelo Western Union, mas não consegui sacar em Buenos Aires, pois todas as lojas estavam com falta de dinheiro. Não recomendo.

        O dinheiro em espécie que levei, troquei por Peso Argentino no câmbio blue com a Deyse da DV Tour. Ela também fez meu transporte de Ezeiza para o Centro de Buenos Aires.

        Para os gastos no cartão, utilize o Wise e cartões da bandeira Visa, que já converte pelo dólar paralelo.

        Boa viagem!