Hostelworld é confiável? Veja dicas e se vale a pena usar

O Hostelworld é um dos maiores e mais antigos sites de reservas de albergues pelo mundo. Tem milhares de hostels cadastrados no Brasil e dezenas de países. Mas muita gente ainda não conhece. Afinal, o Hostelworld é confiável?

Veja nossa análise do Hostelworld, com opiniões, experiências pessoais e reputação online da empresa, para entender de vale a pena utilizar a plataforma para reservas de hospedagem em sua próxima viagem.

Hostelworld é confiável?

Sim. O Hostelworld é confiável. Trata-se do maior site especialista em hostels no mundo, indicado também por guias impressos e outros blogs de viagem. E você não precisa confiar apenas em minhas experiências pessoais. Se ainda está na dúvida se o Hostelworld é seguro, se sua reserva será de fato realizada, se pode colocar lá o número do seu cartão de crédito, é hora de vasculhar outras opiniões internet afora.

Sobre o HostelWorld

Experiências pessoais com o Hostelworld

Sou usuário do Hostelworld há vários anos. A primeira vez que fiz uma reserva por ele foi em 2008, numa viagem a Santiago do Chile. Na época, ainda era preciso ir com a confirmação de reserva impressa. Cheguei lá e logo identificaram a reserva no sistema e realizei o pagamento em dinheiro, como constava na reserva.

A última vez que utilizei o site foi em 2019, numa viagem à Itália. Utilizei o Hostelworld pois o albergue que escolhi não estava disponível em outros sites de reservas, como Booking.com ou Airbnb. E pelo Hostelworld estava mais barato do que no site oficial do hostel. Fiz o pagamento online.

No post Booking ou Hotéis.com ou Trivago eu comentei um pouco sobre o Hostelworld. Resumindo aqui, a vantagem do Hostelworld é ser focado em albergues. A desvantagem é geralmente ter preços mais altos do que o Booking.com e ser um site menos completo, onde é complicado encontrar detalhes importantes sobre a reserva.

Hostelworld também tem pousadas e campings

Apesar de ter HOSTEL no nome, o Hostelworld também tem outras formas de hospedagem cadastradas. Embora a oferta seja menor, também há opções de pousadas (B&B), hotéis, apartamentos de temporada, áreas de campings e hotéis, principalmente hotéis baratos.

Pesquisa que fiz para encontrar hospedagem barata em São Paulo pelo Hostelworld. Repare nos filtros que a gente pode utilizar.

Formas de pagamento no Hostelworld

É possível pagar sua reserva de diferentes formas. Os métodos disponíveis dependem da propriedade escolhida. Você pode filtrar por: cartão de crédito ou débito e transferência via paypal. Em todas as buscas que fiz, não encontrei a possibilidade de pagamentos em dinheiro vivo.

Também não encontrei a possibilidade de parcelamento, muito requisitada por brasileiros.

A possibilidade de cancelamento sem custo também depende da propriedade. Quando a propriedade permite essa opção, custa um pouco mais caro. Em média o cancelamento grátis é possível até 7 dias antes da data de check-in.

Presença online e redes sociais do HostelWorld

Um bom lugar para começar é no Reclame Aqui, onde o Hostelworld anda com uma reputação ruim. Das 86 reclamações registradas desde 2017, eles responderam apenas 60 e muitas solicitações não foram atendidas. Importante ressaltar que algumas dessas reclamações são de clientes desinformados, que culpam o site por problemas relacionados ao cartão de crédito e outros ocorridos durante a hospedagem.

A página deles no Facebook tem hoje mais de 2 milhões de curtidas. Sabe o que isso significa? Nada, como diria o Tadeu Schmidt no Fantástico. Por isso olhe outra métrica: a nota das avaliações. Hoje a nota do Hostel World por lá é 3,8 de um máximo de 5, baseada em 35 opiniões.

Fique de olho também no perfil deles no Instagram. Apesar da presença em mais de cem países, eles contam apenas com um perfil, todo em inglês, hoje com cerca de 270 mil seguidores. Mais importante do que o número de “followers” é ver o que andam dizendo. Então vá nas fotos publicadas e confira os comentários.

Hostelbookers é do grupo Hostelworld

Se encontrou o hostel do seu interesse apenas no Hostelbookers, saiba que também é um site de confiança. Já utilizei algumas vezes e inclusive está indicado no artigo sobre Onde reservar hostel. Aliás, ele faz parte da mesma empresa, o Hostelworld Group. Mesmo assim, opera de maneira distinta e possui propriedades diferentes cadastradas.

Vale a pena reservar hostel pelo Hostelworld?

Se os preços compensarem, sim. Generalizando, costuma ser mais barato reservar pelo Hostelworld do que no site oficial do albergue em questão. Nas minhas comparações, o Hostelworld também geralmente ganha em preços do Airbnb, pois esse cobra taxas extras que encarecem muito a diária. A briga fica boa com o Booking.com, onde os preços são (quase sempre) mais baixos.

Veja comparativos entre sites de reservas aqui no blog:

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *