17 lugares gratuitos em Gramado

Gramado não é um destino barato. Mas é possível economizar. Conheça os principais lugares gratuitos e passeios para fazer sem gastar praticamente nada.

Como assim “praticamente”?

Os únicos gastos serão com deslocamentos. E até para isso existe uma boa alternativa. Vá andando. Algumas das melhores atrações grátis em Gramado são centrais e próximas umas às outras.

Lugares gratuitos em Gramado e Canela: 17 dicas para um roteiro econômico

Confira quais são os 17 lugares gratuitos para visitar em Gramado e região, na Serra Gaúcha. (Até ano passado, eram 16 lugares em nossa lista, mas incluí mais um lugar legal para uma visita sem gastar nada).

Para facilitar a organização das suas visitas, marquei no mapa a localização dos lugares gratuitos indicados.

Selecionei apenas lugares que eu conheço e recomendo, alguns com ressalvas. Mas todos merecem compor o roteiro de quem planeja economizar muito na viagem a Gramado. Confira a lista:

1. No caminho a Gramado, passe pelo Templo Budista

Se for de carro de Porto Alegre para Gramado, faça uma parada no Templo Budista de Três Coroas. Mesmo que você não seja budista. O complexo possui templos majestosos, dedicados aos deuses da religião. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

2. Ande sem pressa pela Borges de Medeiros

Eixo do turismo em Gramado, a Av. Borges de Medeiros é um passeio gratuito e obrigatório. Seu trecho principal, que corta o centro da cidade, tem cerca de 700 metros de extensão. Repleta de lojas de chocolates, confeitarias temáticas e prédios em estilo colonial alemão. É provavelmente o lugar mais visitado de toda a Serra Gaúcha, além de um passeio inevitável.

3. Conheça a Rua Coberta

Na rua gastronômica de Gramado, os cafés e restaurantes são caros. Mas o passeio é gratuito e vale a pena. Nos dias frios e chuvosos, é um bom lugar para caminhar e ver gente em Gramado. Além de ser um dos principais pontos turísticos de Gramado, um lugar obrigatório no seu roteiro.

4. Visite o Palácio dos Festivais

Sede do Festival de Cinema de Gramado, o Palácio dos Festivais é um dos lugares mais visitados na Av. Borges de Medeiros. Lá dentro funciona o Museu do Festival, que não é gratuito. Mas passar por lá e fotografar não custa nada.

Repare nas estrelas da Calçada da Fama
Em frente Palácio dos Festivais, veja as placas douradas no chão. Nelas estão marcas as mãos e assinaturas de artistas que passaram por ali, principalmente atores. Entre os homenageados, estão nomes como Antônio Fagundes, Maria Zilda e Selton Mello.

5. Veja Matriz de Gramado de dia e de noite

Ainda na Borges de Medeiros, o lugar mais bonito do Centro de Gramado. A Paróquia São Pedro, com seus 46 metros de altura, é um dos principais pontos turísticos de Gramado. Fica ainda mais bonita à noite, toda iluminada. À sua frente está o mais famoso Relógio Suíço da cidade, com o seu termômetro.

6. E passe pela Fonte do Amor Eterno

Ao lado da Igreja Matriz, a Fonte do Amor Eterno é um chafariz onde os casais colocam cadeados simbolizando o amor eterno. Apesar de ser uma visita gratuita, os apaixonados mais supersticiosos precisam comprar o cadeado na loja em frente, por um preço bem turístico. E como a demanda é imensa, não se assuste se voltar lá um tempo depois e já tiverem retirado seu cadeado.

7. Explore todas as atrações da Praça das Etnias

Na minha opinião, é o melhor passeio gratuito em Gramado. Isso porque a Praça das Etnias possui diversos lugares que valem a visita, todos eles com entrada gratuita, como a Casa Alemã, a Casa Italiana e a Casa Portuguesa. E a Casa do Colono é onde se compra a melhor cuca de Gramado.

Se você chegar de ônibus pela Rodoviária de Gramado, esse é o primeiro lugar grátis para visitar, já que a praça fica bem ao lado do terminal rodoviário.

8. Caminhe no calçadão do Lago Joaquina Rita Bier

Perto do centro de Gramado, esse lago é menos famoso do que o Lago Negro, mas é um dos principais cartões-postais de Gramado. Mais frequentado por moradores, tem calçadão para caminhada e é um ótimo lugar para fotos. Fica no início parte mais importante da Av. Borges de Medeiros, então é tranquilo ir a pé. É onde tradicionalmente acontecem shows no famoso Natal Luz de Gramado.

9. Passe pelos Pórticos de Gramado

Gramado tem dois pórticos sobre as estradas que chegam à cidade. O pórtico em estilo bávaro construído em 1973 (foto esquerda), fica na chegada via Nova Petrópolis. Quem chega pela estrada de Taquara passa pelo pórtico em estilo normando, inaugurado em 1991. Naturalmente você vai passar por um deles.

10. Veja o charme da Rua Torta

Na minha opinião, um ponto turístico meio besta. Mas, com o tanto de gente que chega a fazer fila para tirar fotos, imagino que a rua tenha seu apelo. Fica no Centro de Gramado, e dizem lembrar a Lombard Street, uma rua ainda mais íngreme e sinuosa em San Francisco, na Califórnia.

11. Conheça o mirante Parada da Torre

A 19 km de Gramado, a Parada da Torre é uma atração gratuita e obrigatória para quem está indo em direção a Nova Petrópolis. A vista para o vale do Arroio Araripe é espetacular e vai render algumas das fotos mais bonitas da sua viagem. Pela distância, não vale a pena se deslocar desde Gramado só para ir ao mirante, mas é uma parada indispensável caso esteja indo para Nova Petrópolis.

12. E também o Mirante Belvedere com vista para o Vale do Quilombo

A Avenida das Hortênsias, entre Gramado e Canela, percorre um dos lugares mais bonitos da região urbana de Gramado. É o Vale do Quilombo. Há um calçadão em boa parte do caminho, com excelentes lugares para admirar a vista, como o Mirante Belvedere, próximo ao Centro de Gramado.

13. Faça um passeio ao Lago Negro

Perto do centro de Gramado, esse lago é menos famoso do que o Lago Negro, mas é um dos principais cartões-postais de Gramado. Mais frequentado por moradores, tem calçadão para caminhada e é um ótimo lugar para fotos. Fica no início parte mais importante da Av. Borges de Medeiros, então é tranquilo ir a pé. É onde tradicionalmente acontecem shows no famoso Natal Luz de Gramado.

14. Sinta os aromas do Museu do Perfume

Um dos únicos museus com entrada franca em Gramado, o Museu do Perfume Fragram abriu suas portas em 1995. Funciona numa bela casa de estilo colonial e oferece um tour gratuito, apresentando o universo dos perfumes e despertando o olfato dos visitantes. Importante dizer que a marca não testa seus produtos em animais.

15. Conheça a Catedral de Pedra de Canela

Canela não tem um centro tão charmoso quanto o da vizinha Gramado, mas não deve ficar fora do seu roteiro. O principal atrativo na cidade é essa bela catedral de 65 metros de altura. Aproveite a visita para experimentar chocolates nas lojas ao redor da praça e conferir as malhas e artesanatos da região.

16. Visite uma Fábrica de Chocolates

Gramado e Canela possuem dezenas de lojas de chocolates, e muitas delas são verdadeiros parques temáticos, muito bem iluminadas e decoradas. Um dos lugares mais completos é a fábrica da Prawer Chocolates. No final da visita tem degustação. Então, apesar de ser uma visita gratuita, você pode acabar fazendo algumas compras.

17. Visita a Estação Campos Canella

Estação Campos de Canella

No Centro de Canela, a Estação Campos de Canella (assim com dois L’s mesmo) é um dos lugares mais bonitos da cidade, além de ser um importante espaço gastronômico. Lá estão muitos cafés e restaurantes consagrados da Serra Gaúcha, além de lojas ideais para comprar presentes. O trem a vapor estacionado na estação é perfeito para fotos. A visita é gratuita, mas sair de lá sem gastar nada é um desafio.


Continue planejando sua viagem a Gramado

Além dos melhores lugares gratuitos, aqui no blog também ajudamos você a planejar outras etapas da sua viagem a Gramado, Canela e outros destinos na Serra Gaúcha.

Para quem gosta de calcular todos os gastos, recomendo ver nossa lista de Preços em Gramado, para ajudar você a montar seu orçamento.

E veja também:

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *