Bahia

10 maiores cidades da Bahia

Confira o número de habitantes de cada uma das cidades mais populosas do estado da Bahia segundo a última análise do IBGE.

Com 15 milhões de habitantes segundo a última projeção do IBGE, em 2021, a Bahia é o 4º estado mais populoso do Brasil. Mas quais são as maiores cidades da Bahia?

Confira este ranking com as cidades mais populosas do estado da Bahia, com base na última projeção oficial. A lista será atualizada após os resultados do Censo Populacional 2022.

Lista de maiores cidades da Bahia, por população

Em 2021, O IBGE estimou a população da Bahia em 14.985.284 habitantes. Dessa forma, o estado está atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais em número de moradores. Agora, a partir da cidade mais populosa, confira o ranking com as maiores cidades da Bahia.

Como o Buenas Dicas é um blog de viagem, aproveitei para complementar com algumas dicas de viagem e links relacionados ao turismo em algumas das cidades mais populosas da Bahia.

1. Salvador – 2.9 milhões de habitantes

A capital da Bahia está perto de alcançar os 3 milhões de habitantes, número que pode ser obtido ou superado no Censo de 2022. Já a população da região metropolitana, a Grande Salvador, está chegando aos 4 milhões de habitantes. Quarta maior cidade do Brasil, Salvador é um importante pólo comercial, portuário e turístico. No aeroporto da capital chegam voos que conectam a outros destinos importantes no estado, como Morro de São Paulo, Praia do Forte e Costa do Sauípe.

Planeje sua viagem com nosso guia Onde ficar em Salvador, o post mais completo sobre hospedagem na capital baiana, com dicas de hotéis nas melhores localizações.

2. Feira de Santana – 624 mil habitantes

A 116 km de distância de Salvador, está a segunda maior cidade da Bahia, Feira de Santana. É a maior cidade do interior do Nordeste, à frente de Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru e Petrolina, em Pernambuco. Assim como outras cidades da Bahia, seu gentílico é pouco óbvio: quem nasce em Feira de Santana é “feirense”.

3. Vitória da Conquista – 343 mil habitantes

No sul da Bahia, a 518 km de Salvador, está a terceira maior cidade do estado, Vitória da Conquista. Apesar do nome composto, muitos de seus moradores a chamam apenas de Conquista. Aliás, esse foi o nome oficial da cidade até 1943. A quem nasce em Vitória da Conquista, se atribui o gentílico de “conquistense”.

4. Camaçari – 309 mil habitantes

A apenas 50 km de Salvador, Camaçari faz parte da regiões metropolitana da capital. Se destaca no setor industrial e também como um importante pólo petroquímico. E se estiver na dúvida, saiba que quem nasce em Camaçari é camaçariense.

5. Juazeiro – 219 mil habitantes

Na margem baiana do Rio São Francisco, Juazeiro está a 505 quilômetro de distância de Salvador. Muito mais perto é Petrolina, em Pernambuco, do outro lado do rio.

Existem três cidades com o nome da Juazeiro no Brasil, todas no Nordeste: Juazeiro do Piauí, no estado do Piauí, Juazeiro do Norte, no Ceará, e Juazeiro, que mesmo sem ter oficialmente o nome composto, costuma ser chamada de Juazeiro da Bahia, pra não ser confundida com as homônimas.

6. Itabuna – 214 mil habitantes

Terra natal de Jorge Amado, Itabuna é a maior cidade do Sul da Bahia. A distância até Salvador depende do caminho: são 436 quilômetros por terra firme, ou 317 quilômetros caso siga pela ilha de Itaparica e faça a travessia de balsa. Junto à vizinha Ilhéus, foi de grande importância no Ciclo do Cacau.

7. Lauro de Freitas – 204 mil habitantes

O Aeroporto de Salvador fica na divisa da capital com Lauro de Freitas. Faz parte da Grande Salvador, da qual é a terceira maior cidade. Novamente, uma curiosidade sobre o gentílico: quem nasce em Lauro de Freitas é lauro-freitense.

Lauro de Freitas fica a apenas 55 km de Praia do Forte, um dos principais destinos turísticos da Bahia. Além de lindas praias e resorts, neste vila de Mata de São João está a Fundação Projeto Tamar, que trabalha na preservação das tartarugas-marinhas e é um dos lugares mais interessantes para visitar na viagem.

8. Teixeira de Freitas – 164 mil habitantes

No extremo sul da Bahia, próxima à divisa com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, Teixeira de Freitas está a 810 km de Salvador, mais que o dobra da distância até Vitória (ES). Quem nasce em Teixeira de Freitas é teixeirense.

9. Barreiras – 158 mil habitantes

Mais próxima de Palmas (TO) e Brasília (DF) do que de Salvador, Barreiras é a maior cidade do oeste baiano. Com uma população estimada em 158 mil habitantes, está em 9º lugar entre as maiores cidades da Bahia.

10. Ilhéus – 157 mil habitantes

Conhecida como a capital do cacau, Ilhéus é cenário de muitos romances de Jorge Amado, como “Gabriela, cravo e canela” e “Capitães de Areia”. Possui um centro histórico com igrejas e casarões centenários, além de ser porta de entrada para algumas das praias mais bonitas da Bahia, em localidades próximas como Itacaré a Península de Maraú.

Aqui no blog vocês descobre quais são os Melhores resorts da região de Ilhéus, e entende porque vale a pena se hospedar em cada um deles.


Hora de planejar sua viagem para a Bahia

Além de grandes cidades, a Bahia tem praias lindíssimas e muitos destinos que merecem ser visitados. Além das regiões de Salvador e Ilhéus, destaco o município de Porto Seguro. Na capital do Axé estão três das vilas de praia mais charmosas do Brasil, a aqui no blog tem dicas sobre cada uma delas:

 

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários