As 10 maiores cidades de Minas Gerais

Com exatamente 20.538.718 milhões de habitantes contabilizados no última censo do IBGE, Minas Gerais é o segundo estado mais populoso do Brasil, atrás apenas de São Paulo. Mas quais são as maiores cidades de MG?

A seguir, vamos apresentar as cidades mais populosas de Minas Gerais, com os respectivos números de habitantes e mais informações sobre cada um desses municípios.

Mapa com a localização das 10 maiores cidades de Minas Gerais.

Ranking de maiores cidades de Minas Gerais, por população

Esta lista com as cidades mineiras mais populosas é baseada nos relatórios do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que em 2023 divulgou os dados demográficos obtidos no último censo populacional.

Confira agora quais são as maiores cidades de Minas Gerais, em ordem crescente, a partir da principal metrópole do estado.

1. Belo Horizonte – 2.3 milhões de habitantes

Com 2.315.560 milhões de habitantes registrados no Censo de 2022, Belo Horizonte é o município mais populoso de Minas Gerais, além de figurar como a sexta maior cidade do Brasil.

Fundada em 1897, BH é conhecida por sua excelente gastronomia, suas atrações culturais e pela paixão pelo futebol, especialmente por seus dois grandes clubes, o Cruzeiro e o Atlético Mineiro.

Aproveite que você está num blog de viagem, e confira nossa dica de Roteiro em Belo Horizonte, que inclui os principais pontos turísticos e sugestões de restaurantes na cidade.

2. Uberlândia – 713 mil habitantes

Maior cidades do Triângulo Mineiro, Uberlândia é atualmente a segunda cidade mais populosa de Minas Gerais.

Com forte presença no setor de serviços e na agropecuária, Uberlândia é também a segunda cidade mais rica de Minas Gerais, com um PIB acima de 43 bilhões, o que a coloca como a 27º cidade mais rica do Brasil.

3. Contagem – 621 mil habitantes

Na região metropolitana de Belo Horizonte, o município de Contagem é atualmente o terceiro mais populoso do estado de Minas Gerais. No censo de 2022, foram registradas exatamente 621.865 pessoas vivendo na cidade.

4. Juiz de Fora – 540 mil habitantes

Na Zona da Mata, próxima ao limite de Minas Gerais com o Rio de Janeiro, Juiz de Fora está em quarto lugar entre as maiores cidades mineiras. Não é uma cidade turística relevante, mas possui alguns atrativos interessantes, como o Memorial Presidente Itamar Franco e painéis de Cândido Portinari.

5. Montes Claros – 414 mil habitantes

Na região norte de Minas Gerais, Montes Claros tem atualmente a quinta maior população do estado. Lar de 414.240 pessoas segundo o último censo do IBGE, Montes Claros está a 420 quilômetros de Belo Horizonte e a 570 quilômetros de Brasília.

6. Betim – 411 mil habitantes

Conurbada com Belo Horizonte e parte da maior Zona Metropolitana Minas Gerais, Betim é atualmente a sexta cidade mais populosa de MG. A indústria é um setor importante na economia da cidade, que conta com grandes empresas, inclusive uma fábrica de carros da Fiat.

7. Uberaba – 337 mil habitantes

Fundada em 1836, décadas antes de Uberlândia e Belo Horizonte, a cidade de Uberaba teve grande importância no povoamento da região central do Brasil, assim como para o escoamento de riquezas, devido à sua posição estratégica. Atualmente com 337 mil habitantes, segue como uma das maiores cidades de Minas Gerais.

Uberaba é uma parada perfeita para viagens entre São Paulo e cidades no Centro-Oeste, como Goiânia, Anápolis e Brasília. Veja como foi nossa viagem de carro de Brasília a São Paulo e confira dicas de hotéis, paradas para comer e condições das estradas.

8. Ribeirão das Neves – 329 mil habitantes

Com exatamente 329.794 habitantes contabilidades no último censo nacional do IBGE, a cidade de Ribeirão das Neves está a apenas 32 quilômetros de distância do centro de Belo Horizonte, sendo assim parte da região metropolitana da capital mineira.

9. Governador Valadares – 257 mil habitantes

No último censo realizado, o IBGE contabilizou 257.172 pessoas em Governador Valadares, município no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Está localizada da 315 quilômetros de Belo Horizonte e a 358 quilômetros de Vitória, no Espírito Santo.

10. Divinópolis – 231 mil habitantes

Pra fechar a lista de maiores cidades de Minas Gerais, chegamos a Divinópolis, com exatamente 231.091 habitantes registrados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ela é a maior cidade do Oeste de Minas Gerais e fica a apenas 118 quilômetros de distância da capital do estado.


Planeje sua viagem a Minas Gerais e outros destinos no Brasil

Além de listas de maiores cidades por população, como essa aqui sobre MG e a de maiores cidades de São Paulo, por exemplo, aqui no blog você também encontra dicas completas para planejar sua viagem pelos melhores destinos do Brasil.

Então, aproveite e confira estes posts que podem servir de inspiração para suas próximas férias:

Créditos: a foto em destaque é de Fernando Dantas, via Unsplash, com direitos autorais livres (CC).

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *