As 10 maiores cidades de Portugal

Portugal tem uma população estimado em 10.3 milhões de habitantes, segundo o último censo, realizado em 2021. A cidade mais populosa é a capital, Lisboa.

Descubra agora quais são as 10 maiores cidades de Portugal, com suas respectivas populações, todas com mais informações para você que pensa em morar ou viajar a Portugal.

Até o momento, estas são as populações oficiais de cada cidade válidas em 2022. Como os resultados são recentes, provavelmente não haverá projeções tão cedo.

Maiores cidades de Portugal – 10 mais populosas

Antes, uma curiosidade: sabia que nenhuma cidade portuguesa possui 1 milhão de habitantes? Nem mesmo a capital, Lisboa, chega perto desse número. Enquanto isso, no Brasil, já são 17 municípios que superaram essa marca.

Dados do INE, o Instituto Nacional de Estatística de Portugal, que realizou em 2021 o último censo populacional em Portugal. Recomendo conferir em detalhes outros resultados, como a população por grupo etário, por níveis de ensino e gênero.

Sabia que Portugal tem mais mulheres do que homens? Segundo o último censo, são 4.917.794 homens (48%) e 5.430.098 mulheres (52%) no país. Um total de 512.304 mulheres a mais do que homens em terras portuguesas.

1. Lisboa

544 mil habitantes

A capital portuguesa possui “apenas” 544 mil habitantes. Já a sua zona metropolitana, a Grande Lisboa, possui 2.8 milhões de habitantes, incluindo municípios como Cascais, Almada, Barreiro, Seixal e Sintra, entre outros. Além de ser a maior cidade, Lisboa é também a cidade mais visitada por turistas em Portugal.

2. Sintra

385 mil habitantes

Parte da região metropolitana de Lisboa, Sintra é a segunda maior cidade de Portugal. Com seus castelos, palácios e vistas incríveis, é também uma das cidades mais visitadas por turistas em Portugal.

3. Vila Nova de Gaia

304 mil habitantes

Separada do Porto apenas pelas águas do Rio Douro, Vila Nova de Gaia é a terceira cidade mais populosa de Portugal. É conhecida por ser a sede das principais caves de Vinhos do Porto.

4. Porto

231 mil habitantes

Conhecida também como a “Capital do Norte”, Porto é uma das cidades mais importantes para a história, a economia e o turismo em Portugal. E também é uma das cidades com o maior número de habitantes, atualmente com a marca de 231 moradoras.

5. Cascais

214 mil habitantes

A apenas 33 km de distância de Lisboa, Cascais é a quinta cidade mais populosa de Portugal. Possui um simpático centro histórico, bons restaurantes e praias frequentadas desde os tempos do Império.

6. Loures

201 mil habitantes

Também na região metropolitana de Lisboa, Loures entra em sexto lugar na lista de maiores cidades de Portugal. Sua população aumenta ainda mais na época do Carnaval de Loures, um dos mais animados do país.

7. Braga

193 mil habitantes

Próxima à cidade do Porto, no norte de Portugal, Braga é a sétima cidade mais populosa do país. Foi fundada na Roma Antiga, no século 16 a.c. e possui um rico patrimônio histórico-cultural.

8. Almada

177 mil habitantes

Com quase mil anos de história, Almada fica na zona metropolitana de Lisboa e possui atualmente a oitava maior população de Portugal.

9. Matosinhos

172 mil habitantes

Próxima a Vila Nova de Gaia e ao Porto, Matosinhos fica no litoral norte de Portugal, sendo um importante destino turístico e gastronômico.

10. Oeiras

171 mil habitantes

Às margens do Rio Tejo, Oeiras é parte da Grande Lisboa e possui em seus limites o Palácio do Marquês de Pombal, de grande importância para a história e o turismo na cidade. Na foto acima, a Praia de Carcavelos, junto ao Forte de São Julião da Barra.


Além das maiores cidades portuguesas, veja também nossas dicas e roteiros de viagem pelos principais destinos no país. Percorremos Portugal de carro, parando pelos lugares mais incríveis entre Lisboa e a cidade do Porto. Veja também:

Créditos: utilizamos imagens do nosso acervo e cedidas pelo blog dicasportugal.com, e exceto a foto da Praia de Carcavelos, de autoria de Zachary Pearson, com direitos autorais livres (CC).

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. A praia de Carcavelos não é do concelho de Oeiras. É do Concelho de Cascais

  2. Lamento que a informação disponibilizada não seja verídica. Só é correta para as cidades de Lisboa e Porto, pois a Cidade coincide com o a população do concelho. Noutros casos a informação está completamente errada, por exemplo Vila Nova de Gaia tem menos 120 000 habitantes do que o referido, mais grave ainda, Sintra não é cidade, apenas sede de concelho e a vila histórica tem sensivelmente 30 000 habitantes e não os 300 000. A informação referida trata-se da informação dos respetivos concelhos, muitos deles contendo outras cidades.