Em busca da melhor medialuna de Buenos Aires

Impossível sair de Buenos Aires sem provar uma medialuna. Perfeitas no café da manhã, melhores ainda no lanche da tarde, não me canso de percorrer a capital argentina em busca da melhor de todas. Afinal, é sempre bom morder uma medialuna quentinha, crocante e doce na medida certa.

(Planeje sua viagem com as nossas dicas de onde ficar em Buenos Aires e economizar muito)

Existem dezenas de padarias, bistrôs e boulangeries especializados em medialunas em Buenos Aires, principalmente na parte turística da cidade, como nos bairros de Palermo e Recoleta. Mas antes de descobrir onde comer as melhores medialunas em Buenos Aires, é preciso dizer uma coisa:

Medialuna e Croissant são exatamente a mesma coisa

Pois é, não existe diferença entre a medialuna argentina e o croissant francês. Ambos são o mesmo pãozinho de massa folhada, levemente adocicado e em formato de meia lua. E se você achar que os argentinos estão copiando os franceses, saiba que na verdade a especialidade foi criada na Áustria, com o nome de Viennoiserie. Pelo menos é o que diz a lenda, dos tempos em que o Império Otomano tentava invadir Viena.

Guerras à parte, o que importa é que essa beleza foi desenvolvida, aprimorada e chegou na América do Sul, onde nossos hermanos argentinos se tornaram especialistas no preparo da medialuna.

Mesmo com essas dúvidas, lendas e disputas internacionais pela invenção da medialuna (ou croissant, ou viennoiserie), é indiscutível que ela se tornou uma das comidas típicas da Argentina.

As 5 melhores medialunas de Buenos Aires

Em minhas andanças por Buenos Aires, provei deliciosas medialunas, mas poucas ficaram na memória. Lembro especialmente de umas (devorei pelo menos quatro) que provei em uma charmoso café na Avenida Córdoba, numa tarde fria de Inverno em Buenos Aires. E é por ele que vamos começar a lista.

Veja também: 

1. Café La Barra

Minha visita a este café de Buenos Aires foi em 2011, mas pelas avaliações recentes no Tripadvisor o lugar continua encantando muita gente, entre turistas e portenhos.

Endereço: Av. Córdoba, 484 – Centro

2. Los Molinos

Ainda pouco frequentada por turistas, é uma das confeitarias favoritas dos portenhos, que se esbaldam em amanteigadas medialunas e outras delícias como o Cheesecake. As avaliações no Tripadvisor e no Foursquare vão do céu ao inferno. Ou seja, é melhor contar um pouco com a sorte no dia da sua visita.

Endereço: Av. Las Heras 3014 – Barrio Norte

3. L’epi

O nome é francês e a casa mais afrancesada ainda, se autodenominando uma boulangerie. Seu estilo é único, com forno a lenha e um processo lento de fermentação de seus pães e massas. Se procura uma medialuna gourmet, esta é a sua padaria em Buenos Aires. Também ta bombando no Tripadvisor.

Endereço: Roseti 1769 – Villa Ortúzar

4. Oui Oui

Não tem hora pra comer medialuna nesse bistrô de Buenos Aires. Eles são crocantes por fora e cremosos por dentro, com um tamanho que só pode ser definido como perfeito. Experimente também os bolos, sopas e outras delícias. Avaliações no Tripadvisor.

Endereço: Rua Nicaragua 6068 – Palermo

5. Santa Paula

Se estiver em Palermo, não tem como escapar dessa padaria com 60 anos de história, “recheada” de sanduíches de miga, milanesas e, claro, medialunas disputadas em Buenos Aires. Olha só os comentários no Tripadvisor.

Endereço: Av. Scalabrini Ortíz 3154 – Palermo

Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.

Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.

Conheça nossos parceiros

Gostou? Então veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário

  1. OSCAR FAILLA disse:

    Nivaldo,
    sou um fanático por medias lunas e gostei das dicas de onde encontrá-las e o ranking.
    Eu pra mim tenho que media luna é uma coisa e croissant outra. Realmente na minha experiência, de leigo, são coisas distintas. O brioche tem mais semelhança na massa com a media luna. Mas isso pode soar cultura inútil.
    O que interessa é que as medias lunas, em toda a Argentina, são realmente uma delícia.
    Um abraço,
    OF