Roteiro de 1 dia em Gramado – Bate e volta de Porto Alegre

A apenas 100 km de distância do Aeroporto de Porto Alegre, Gramado é um bom destino de bate e volta da capital gaúcha. Mas como ir e o que visitar nesse roteiro de apenas 1 dia em Gramado? Aqui vão as dicas e lugares para visitar na cidade mais famosa da Serra Gaúcha.

Vale a pena passar só um dia em Gramado? Ir e voltar no mesmo dia é cansativo, principalmente se for de ônibus. Por isso recomendo alugar um carro (compare preços) e ou dormir uma noite. Mas, se não tem tempo, 1 dia é suficiente para conhecer os lugares mais interessantes. Então, acho que compensa.

Roteiro de 1 dia em Gramado – O que vale a pena conhecer

Selecionei só os lugares que considero imperdíveis em Gramado. Pois se fizer apenas o bate e volta, precisa escolher bem o que visitar. Só o que dá tempo de conhecer. Por exemplo, não recomendo ir a lugares como Canela e Cascata do Caracol, que demandam mais tempo e podem fazer sua viagem virar uma correria. Se resolver dormir em Gramado uma noite, aí sim poderá explorar mais locais.

Como ir para Gramado a partir de Porto Alegre

O jeito mais barato é ir no ônibus da Citral. Embarque no primeiro horário em que ele parte do aeroporto, às 9h15, para chegar em Gramado até meio-dia e almoçar por lá. Uma alternativa mais confortável e um pouco mais cara é contratar um transfer (recomendo esta agência).

  • Tempo de viagem de ônibus: 2h30
  • Tempo de viagem de carro: 1h50

Se está em dupla ou grupos maiores, vale a pena alugar um carro.  Tem muitas locadoras no Aeroporto Salgado Filho (preços aqui). O caminho mais bonito e tranquilo pela BR-116 (pista dupla) até Novo Hamburgo, e lá pegar a  RS-239 (pista dupla) até Taquara e depois a RS-115 até Gramado.

→ Templo Budista de Três Coroas

Se subir a serra de carro, a primeira dica de roteiro é no caminho. Em Três Coroas, já chegando em Gramado, passe pelo Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling. Local muito bonito, é um templo de tradições tibetanas e aberto para visitação. A entrada é gratuita e as fotos ficam lindas.

→ Lago Joaquina Rita Bier

Mais bonito do que o famoso Lago Negro, o lago Joaquina Rita Bier tem a vantagem de ser central. Ótimo lugar para fotos. Um pouco à sua frente está a Estátua do Kikito, réplica do troféu entregue aos vencedores das premiações do Festival de Cinema de Gramado.

→ Praça das Etnias

Ao lado da rodoviária, essa praça tem um belo paisagismo. Mas seu principal atrativo são as casas coloniais, em homenagem às principais etnias que povoaram Gramado. Tem a Casa Italiana, a Casa Portuguesa e a Casa Alemã, todas abertas para visitação. A casa Artesanatos de Gramado é um bom lugar para comprar produtos típicos.

Importante dizer que essa linda praça é o ponto de partida dos célebres Roteiros de Agroturismo, como o Tour do Vale com Café Colonial e o Tour Linha Ávila.

→ Borges de Medeiros

A Av. Borges de Medeiros é a mais turística de Gramado. Ela concentra o maior número de restaurantes, lojas de chocolate e confeitarias de Gramado. Sem falar que é um constante desfile de moda inverno, mesmo em dias não tão frios. A programação aqui é percorrer as lojas, comprar chocolates e petiscar nos cafés.

→ Paróquia São Pedro

Mais conhecida como Catedral de Gramado, ela fica na Borges de Medeiros e foi inaugurada em 1917. Se tornou um dos principais pontos turísticos de Gramado. Lá está o mais famoso “Termômetro de Gramado”, um grande relógio suíço com medidor de temperatura. Passe por ela também à noite, pois fica linda iluminada.

→ Rua Coberta de Gramado e o Palácio dos Festivais

Essa travessa da Rua Borges de Medeiros é exclusiva para pedestres. Se tornou a “Rua Gourmet de Gramado”. É praticamente toda ocupada por restaurantes. Coberta por um telhado de vidro, tem 100 metros de comprimento. Fica em frente ao Palácio dos Festivais, sede do Festival de Gramado, o principal festival de cinema da América Latina.

→ Degustação descontrolada de doces – Casas de Chocolate

Se tem uma coisa que todo mundo precisa fazer em Gramado, é provar os doces das inúmeras lojas de chocolates. É uma atividade cara. Há canecas de chocolate com frutas que custam acima de R$ 30. Todas que comi estavam ótimas. As mais famosas ficam na Borges de Medeiros: Casa da Velha Bruxa, Chocolate Planalto, Lugano, Caracol e Florybal.

Onde comer em Gramado nesse roteiro de 1 dia

Gramado é conhecida pelos bons restaurantes e escolher onde comer depende da preferência de cada um. Mas se quer algo típico, para almoçar recomendo um clássico rodízio de galetos. Para não errar, vá direto às melhores galeterias da Serra Gaúcha:

  • Casa di Paolo
  • Mamma Mia
  • Nonno Mio

Dessas, experimentei a Mamma Mia e gostei. Funciona no esquema de rodízio, pelo preço de R$ 76 por pessoa. Serve frango assado e massas à vontade. Sobremesa inclusa no valor.

Mas se prefere fazer uma refeição mais leve, para ter pique para percorrer os pontos turísticos, tem muitas lanchonetes no centro, como pastelarias e sanduicherias. Se for de hambúrguer, peça o XIS, comida típica do Rio Grande do Sul, que é basicamente um hambúrguer servido em pão prensado, com aspecto gigante.

› Mais dicas de Gramado

Confira tudo o que já falamos aqui no blog sobre Gramado e outros destinos da Serra Gaúcha, para sua viagem ficar ainda mais completa.

Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.

Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.

Conheça nossos parceiros

Gostou? Então veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  1. Eu gostaria de ir no começo de novembro , quando já estará o Natal luz.Sabe me indicar uma empresa de confiança e que faça bate e volta?

    1. Oi Juliane. Da forma que você busca, não sei se existe algum tour. Mas a Brocker Turismo faz transfer de ida e volta, e é uma das maiores agências de turismo de Gramado. Olha com eles. Boa viagem!

  2. José Calmon de Siqueira Filho disse:

    Quero ir para gramado e canela de bate e volta saindo de Porto Alegre no dia 08.10.2022. Como ?

    1. Olá, José. Pra ir e voltar no mesmo dia, a melhor opção é alugar um carro e ir por conta própria. Um pouco menos rápido, mas ainda viável para bate e volta, é agendar algum destes transfers com agência de turismo.