Centenas de hotéis e talvez milhares de piscinas de águas quentes. Uma praça quase sempre lotada de gente e bares com música sertaneja. Essas são apenas algumas atrações da capital mundial das águas quentes. Mas afinal, onde fica Caldas Novas?

A resposta mais rápida é a seguinte: Caldas Novas fica no estado de Goiás. Mas para entender realmente onde fica Caldas Novas, vamos explorar um pouco a região. Depois disso, você vai querer saber é ONDE FICAR EM CALDAS NOVAS.

Sul de Goiás

A cidade de Caldas Novas fica no sul de Goiás, fazendo parte também da mesorregião do Sul Goiano, que tem uma população superior a 1 milhão e 300 mil habitantes, incluindo cidades como Itumbiara, Morrinhos, Goiatuba, e, claro, Caldas Novas. Incluídas nessa mesorregião, também estão as cidades do Sudoeste Goiano, como Mineiros, Jataí e Rio Verde, e cidades do Sudeste Goiano, como catalão e Pires do Rio.

Juntos, o sul, o sudeste e o sudoeste de Goiás, formadores da Mesorregião Sul Goiano, têm uma área de 131 mil km². Assim, verificamos que a região onde fica Caldas Novas tem uma área superior a de países inteiros, como Portugal ou Coreia do Sul, por exemplo.

A economia da região é uma das mais robustas do país, amparada principalmente pelo setor agropecuário. Importantes rios correm na região, como Rio Paranaíba, Rio Piracanjuba e Rio dos Bois. Apesar de importantes para a economia e para a geração de energia nas usinas hidrelétricas, nenhum  deles tem a característica especial de um pequeno rio que corre perto de Caldas Novas: o Rio Quente

Onde fica o Rio Quente

serra da caldas novas

Apesar de estar inserida nesse cenário de agropecuária, Caldas Novas tem uma vocação natural para o turismo. A cidade fica aos pés de uma grande e isolada serra, que muitos dizem ser um vulcão extinto, possível razão das águas quentes. (O que na verdade se justifica por um fenômeno chamado “geotermia”. As águas das chuvas penetram em fissuras no solo, se aquecem em camadas profundas da Terra e voltam quentes à superfície, em resumo)

É na Serra de Caldas que está a origem das águas quentes na região. Lá brotam várias nascentes de águas fumegantes, que no século 20 começaram a ser exploradas para o desenvolvimento do turismo, primeiro com as casas de banhos termais e depois com os grandes hotéis em Caldas Novas.

Mas, finalmente respondendo à pergunta, o Rio Quente propriamente dito não fica em Caldas Novas. Na verdade ele está num município vizinho a Caldas Novas, cujo nome é… Rio Quente.

Onde nadar no Rio Quente

Isso mesmo, o Rio Quente é o município por onde passa o rio quente, cujas águas tem uma temperatura média de 37,5°C e supostas propriedades terapêuticas. E ele é essencial para você entender melhor a região onde fica Caldas Novas.

esplanada do rio quente

Um grande trecho do rio quente passa dentro do Rio Quente Resorts (Antiga Pousada do Rio Quente), onde é represado em dezenas de piscinas, com direito a “rio lento”, toboáguas e outros brinquedos. Mas não é só dentro do Rio Quente Resorts que é possível curtir as águas do rio quente.

Alguns metros antes da entrada do Rio Quente Resorts, tem a entrada de uma crescente vila chama Esplanada do Rio Quente, pertencente ao município do Rio Quente. Além de dezenas de novos hotéis e restaurantes, na Esplanada corre o maior tesouro da região, esse lento e pequeno rio chamado Rio Quente.

Até há pouco tempo aberto ao público, que simplesmente estacionava à beira do rio e se jogava nas águas quentes, o principal trecho urbano do rio quente foi cercado e transformado numa espécie de clube, o Camping Esplanada, que cobra R$ 25 por um dia à beira do maior rio termal do mundo (última pesquisa em 2016).

Do outro lado de Caldas Novas

Se a oeste de Caldas Novas está o Rio Quente, do lado leste está a Represa de Corumbá, ou Lago de Corumbá, como também é chamada a área alagada de 66 km², ideal para a prática de esportes náuticos como jetski, ski aquático e a pesca. Ou é possível simplesmente nadar no lago apesar de notícias recentes como este ataque de piranhas.

 

Pra quem prefere ficar do lado de fora, só observado o vaivém de barcos e pássaros, existem os bares do Náutico Praia Clube, com grade área na orla do lago, incluindo píer e parque aquático. Se busca onde ficar em Caldas Novas perto do lago, além do Hotel Náutico, outra opção é o Pontal do Lago Flat.

Resumindo, onde fica Caldas Novas?

Com seus 81 mil habitantes e uma população de centenas de milhares em alta temporada, Caldas Novas fica no sul de Goiás, entre a Serra de Caldas (onde está o Parque Estadual Serra de Caldas) e o Lago Corumbá. Entre os municípios vizinhos, estão Rio Quente, Ipameri, Morrinhos e Pires do Rio.

Serra e rio quente de um lago, Lago Corumbá do outro. No centro, a cidade de Caldas Novas, cheia de hotéis, pousadas e resorts. Maior pólo turístico do estado de Goiás e autoproclamada como “A maior estância termal do mundo”.

Então agora que você sabe onde fica Caldas Novas, a dica é separar as roupas de banho e correr pra lá. Porque como os maiores atrativos da cidade são os hotéis, é sempre tempo de viajar para Caldas Novas.

Mais Buenas Dicas em Caldas Novas

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO
Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

4 Comments

  1. Eu li seus artigos e me ajudou muito no meu passeio em Caldas Novas. Amei os parques aquáticos. Show

    • Nivaldo responder

      Olá. Que bom que ajudou. Qualquer dúvida é só perguntar. Boa viagem.

  2. Muito esclarecedor sua reportagem. Estou em Caldas Novas e queria saber mais um pouquinho. Obrigada

Comentários