Onde ficar em Capri: melhores lugares da ilha, praias e hotéis
Mesmo pequena, a Ilha de Capri tem opções completamente diferentes de hospedagem. Escolher onde ficar, depende do que você prefere. Vou explicar como são as cidades de Capri e onde estão as praias e pontos turísticos. Assim vai ficar fácil escolher onde é melhor se hospedar.
Antes de tudo, saiba que não existem pousadas baratas em Capri. Mas vale muito a pena dormir da ilha, especialmente para curtir a noite e ter mais tempo para visitar as atrações.
E se for na baixa temporada, entre novembro e março, é possível encontrar boas promoções nos hotéis de Capri, pois a ilha é bem menos visitada nessa época de frio.
Para conferir valores nas datas da sua viagem, pesquise preços de hotéis na Ilha de Capri e reserve com bastante antecedência e garanta sua vaga nos locais com melhor custo-benefício.
Dicas de onde ficar em Capri: 4 melhores localizações
Vale a pena se hospedar em Capri? Se gosta de viajar tranquilo e pretende conhecer tudo na ilha, principalmente se estiver na época de curtir as praias (entre maio e setembro). E se está em Lua de Mel na Itália, vai ser inesquecível.
Quantos dias ficar em Capri? Pra conhecer os principais pontos turísticos e ainda subir ao mirante Monte Solaro, basta chegar cedo e se hospedar uma ou duas noites. Pra curtir as praias no verão, pode passar até uma semana em Capri, se o orçamento não for problema.
Quando ir para Capri? Depende. Para encontrar a ilha vazia e pousadas mais baratas, vá no inverno, entre dezembro e março. Mas para curtir praias e festas, vá no verão, cujo pico é em julho e agosto. Se prefere um meio termo, com chances de praia e algum movimento, vá na primavera e no outono.
Onde é melhor se hospedar em Capri – 4 vilas e suas vantagens e desvantagens
Capri é dividida basicamente em 4 partes. São duas vilas maiores, no topo das montanhas, e duas vilas menores na base, as marinas, perto das poucas praias da ilha. Vou explicar cada lugar. Por mais que você escolha uma pousada endereçada em algumas dessas áreas, vá no mapa de Capri e repare a localização, pois há lugares centrais e lugares isolados nas encostas, depende do que você prefere.
1. Anacapri – Melhor vista, melhores preços
Com 7 mil habitantes e a quase 300 metros de altura, a vila de Anacapri proporciona as melhores vistas da ilha. Tem boa infraestrutura, com muitas pousadas, restaurantes e mercados. Seu pequeno centro histórico tem alguns atrativos turísticos, como o museu Casa Rossa e o Quartieri Storico.
Na minha opinião, Anacapri é o melhor lugar onde ficar em Capri, sendo uma boa escolha em qualquer época do ano.
Vantagem de se hospedar em Anacapri: preços mais baixos do que no restante de ilha, tanto em pousadas quanto em restaurantes. Além de ser um local menos turístico, na medida do possível, com mais tranquilidade e autenticidade.
Desvantagem de se hospedar em Anacapri: distância maior de outros locais de interessa da ilha. Sempre precisará pegar um ônibus de no mínimo 15 minutos até Capri, Marina Grande ou praias.
Dicas de pousadas em Anacapri
- ($) No centro histórico, a localização mais estratégica possível é a pousada Antico Monastero di Anacapri, que tem quartos amplos e fica a 5 minutos de caminhada da parada de ônibus.
- ($$) O Hotel Bellavista diz tudo no nome: tem vistas espetaculares para o mar, a partir do terraço e de alguns quartos.
- ($$$) Da varanda ou da piscina do hotel 5 estrelas Caesar Augustus, a vista percorre o mar e alcança o Vulcão Vesúvio, em Nápoles.
2. Capri – Principal cidade e centro turístico da ilha
Sua população é um pouco maior que a de Anacapri. Mas o número de turistas é assustadoramente superior. Também tem mais mais lojas (principalmente de luxo), mais restaurantes e mais pousadas. Tem belos mirantes para o mar, como do Jardim de Augustus e do Belvedere Traga.
Vantagem de se hospedar em Capri: em ponto central e não muito alto da ilha, tem acesso mais fácil às marinas e praias, com diferentes opções. Para a Marina Grande, onde tem praia e chegam as balsas, pode ir de ônibus, funicular ou a pé, sem muito esforço. E o clima de la dolce vita é insuperável, com o maior número de restaurantes, gelaterias, cafés e pousadas charmosas da ilha.
Desvantagem de se hospedar em Capri: tem os preços mais altos, seja para comer ou se hospedar. Particularmente, acho turístico demais, parece um parque temático, e não um povoado.
Dicas de pousadas em Capri
- ($$$) No coração de Capri, em plena Via Camerelle, o Hotel Syrene tem piscina, café da manhã e suítes com vista pro mar. Por isso mesmo, é também um dos hotéis mais caros da região.
- ($$) Perfeita para uma viagem romântica ou Lua de Mel na Itália, a Casa Raiola é uma pousada charmosa que mescla a localização central em Capri. Além disso, tem vistas cinematográficas.
- ($$) A Villa Striano Capri fica a 5 minutos de caminhada do centrinho e é avaliada como ótimo custo-benefício.
- ($) A 8 minutos de caminhada do centrinho de Capri, o CapriOnda tem vista pro mar, além de ser um dos hotéis mais baratos da ilha.
3. Marina Grande – Praias e é fácil de chegar e ir embora
Quem chega de balsa de Nápoles ou Sorrento, vai desembarcar aqui. Ou seja, praticamente todo mundo. Por isso é uma região muito movimentadoa, principalmente no início e no final do dia. Daqui também partem passeios de barco, como o giro na ilha e a visita à Gruta Azul. Tem uma pequena praia (Cala Grande), além de alguns restaurantes, pousadas e funicular para Capri.
Vantagem de se hospedar na Marina Grande: se vai no verão, poderá ir a pé até a praia, além de também estar a uma curta caminha do embarque nas balsas e passeios de barco. Acesso fácil até Capri, seja a pé, de funicular ou ônibus.
Desvantagem de se hospedar na Marina Grande: não tem o agito ou as boas opções gastronômicas e de hospedagem como em Capri, tampouco a simpatia de Anacapri. Precisará de ônibus ou longas caminhadas para outras extremidades da ilha.
Dicas de pousadas na Marina Grande
- ($$) Em frente à praia, perto do embarque na balsa e com vista para o movimento de iates, o Hotel Capri Inn é um dos mais reservados da ilha. Quartos com vista pro mar custam um pouco mais, mas é aquele investimento que faz a diferença.
- ($$) Com piscina e café da manhã, o Palatium Mari tem ótima localização, perto da praia e dos locais de transporte.
- ($$$) O Relais Maresca fica bem em frente ao terminal de balsas e a vista das varandas e da área do café da manhã é cinematográfica. Por isso tudo, é o melhor hotel da Marina Grande.
4. Marina Piccola – Praias e isolamento
Traduzindo, “piccola” significa pequena. E nesse pequeno povoado estão duas pequenas praias, entre as poucas da ilha com espaço para estender a toalha. Aqui também está um dos maiores hotéis de Capri, o Hotel Weber Ambassador.
Fora isso, não existe grande interesse turístico nessa marina, onde atracam barcos e iates particulares. Mas sem dúvidas é um dos melhores lugares onde ficar em Capri, especialmente no verão.
Vantagem de se hospedar na Marina Piccola: praias! As duas pequenas praias de acesso gratuito são disputadas no verão. Mas vá cedo, pois logo no início da tarde elas ficam à sombra da montanha.
Desvantagem de se hospedar na Marina Piccola: se preferir uma das poucas opções de pousadas da região, vai precisar de ônibus para ir até a balsa, até Capri ou Anacapri, se não quiser enfrentar a caminhada morro acima. Também tem menos opções de restaurantes. Resumindo, estará um pouco ilhado na ilha.
Dicas de pousadas na Marina Piccola
- ($$) Olha a vista do Weber Axmbassador, um dos maiores hotéis de Capri. E ainda tem diárias baratas para a média da ilha e quartos com vista pro mar. A distância até Capri não assusta tanto: são apenas mil metros até a Piazzetta di Capri, o que se faz em 15 minutos de caminhada (ladeira acima).
- ($$) Da piscina do Diva La Canzone Del Mare, a vista alcança as rochas Faraglioni. Oferece um bom café da manhã. Além disso, é o hotel menos caro que vale a hospedagem na Marina Piccola.
- ($$$) O Oltremare Capri Beach Relais tem apartamentos com terraço, cozinha equipada e banheira de hidromassagem. Ideal para viagem em casal.
Hospedagem em Capri conforme a época do ano
Como você viu, existem quatro localizações principais para hospedagem em Capri. Mas alguns lugares são mais adequados para determinadas épocas do ano.
Por exemplo, vale mais a pena se hospedar na Marina Piccola nos meses viáveis para curtir a praia, entre maio e outubro.
Afinal, no restante do ano, com o frio e as chuvas, fica complicado entrar no mar, e estar nessa localização será um pouco contramão para realizar os passeios pela ilha.
A região da Marina Grande, embora adequada para qualquer época do ano, também é melhor nos meses de verão, por estar junto a uma praia de grande movimento.
Então, nos meses de média e baixa temporada, prefira se hospedar numa das cidades, seja Capri ou Anacapri. Elas também são boas escolhas no restante do ano, pois nunca falta o que fazer.
Leia o guia de quando ir para Capri e entenda em detalhes cada estação do ano na ilha.
Gostou das nossas dicas de onde ficar em Capri? Então agilize sua escolha, pois quanto maior for a antecedência da sua reserva, mais chances têm de economizar e encontrar vaga nas melhores acomodações.
Mais dicas de Capri, Nápoles e Costa Amalfitana
- Pompeia: bate e volta nas ruínas históricas
- Nápoles: roteiros, atrações e o que fazer
- Lua de Mel na Itália: melhores destinos românticos
- 10 dicas de viagem para a Itália
Créditos: fotos de Buenas Dicas e Jimmy Baikovicius (pôr-do-sol na Marina Piccola e noite em Capri – Creative Commons CC BY-SA 2.0)