Lua de Mel na Itália: 6 destinos românticos

Passar a Lua de Mel na Itália é o sonho de muitos casais. Motivos para isso não faltam. Romântica por natureza, a Itália tem um dos litorais mais belos do mundo, monumentos grandiosos, ruínas milenares, comidas deliciosas e cenários românticos inacreditáveis.
Mas o que fazer, onde ir e quais cidades conhecer durante a Lua de Mel na Itália?
Afinal, o país tem dezenas de lugares incríveis, o que levaria meses para conhecer. Por isso vou listar apenas os destinos mais românticos da Itália. Lugares perfeitos para conhecer na Lua de Mel ou em uma viagem romântica.
Melhores destinos para a Lua de Mel na Itália
Estes destinos para a Lua de Mel na Itália podem facilmente ser conhecidos na mesma viagem, utilizando trem na maioria dos trajetos.
Em 20 dias, é possível fazer o roteiro todo.
Mas, se tiver menos tempo que isso para sua Lua de Mel na Itália, não se preocupe. Basta escolher somente os destinos que mais combinam com o perfil do casal, conforme as dicas básicas e descrições a seguir.
1. Roma, a cidade eterna

A capital italiana merece ser incluída em qualquer tipo de roteiro pela Europa. E quando se fala em Lua de Mel na Itália, Roma é obrigatória. Aliás, se o tempo for curto e puderem conhecer apenas uma cidade na Itália, recomendo muito que seja Roma.
Roteiro romântico em Roma
Explorem atrações dos tempos do Império Romano, como o Coliseu e o Foro Romano. Vivam seu amor em passeios pela Fontana di Trevi, onde Fellini gravou a cena mais famosa do filme La Dolce Vita.
Explorem as românticas “piazzas romanas”, como a Piazza Navona e a Piazza di Spagna. E não deixem de se apaixonar pela natureza romana, em lugares como o parque Villa Borghese e o Trastevere, bairro às margens do Rio Tibre.
2. Toscana, onde estão Florença, Lucca e Pisa

Capital do Renascentismo, Florença guarda algumas das obras de arte mais valiosas do mundo. Além de ser ela própria um monumento romântico por natureza e um destino imperdível na sua Lua de Mel na Itália.
Roteiro romântico em Florença
Quem gosta de museus, tem o que fazer durante dias em Florença. Por exemplo, lá estão Galleria degli Uffizi e o Galileu Galilei. A Ponte Velha, de 1345, e a vista da Piazzale Michelangelo, são passeios obrigatórios. E pra escapar da mesmice fiorentina, vale a pena visitar as vizinhas Lucca e Pisa.
3. Costa Amalfitana e suas lindas praias

Sabe aquela foto de uma charmosa cidade no alto de uma escarpa, debruçada sobre o mar? As mais bonitas delas foram tiradas na Costa Amalfitana. Lá estão destinos de rara beleza, como Sorrento, Positano e Amalfi.
Para quem gosta de praias e tem o sonho de percorrer estradas nas íngremes encostas, é o cenário perfeito para a Lua de Mel na Itália. E se gosta de história, já estará pertinho de Pompeia, cidade que sucumbiu ao vulcão Vesúvio.
Roteiro romântico na Costa Amalfitana
Difícil é encontrar o contrário, afinal tudo nessa região é romântico. Em Positano, caminhe pelas ruelas de beleza cinematográfica e relaxe na praia com aquele visual único do Mediterrâneo.
Em Amalfi, curta também a cidade e as praias próximas, como Praiano e Fiordo di Furore. Em Sorrento, visite a Marina Grande e a Villa Comunale.
Entre as muitas opções de hospedagem pelo caminho, recomendo que conheçam os hotéis maravilhosos da Ilha de Capri, onde vale a pena ficar duas noites.
4. Veneza, a cidade flutuante

Veneza, sua linda! A cidade mais romântica do mundo não pode faltar na sua Lua de Mel na Itália. Seus canais, suas gôndolas, suas roupas penduradas, seus restaurantes, sua história de conquistas. Não existe lugar melhor para celebrar o amor.
Roteiro romântico em Veneza
Caminhando entre canais seculares, chegue a atrações românticas como a Ponte di Rialto, a Pontos dos Suspiros, o Teatro la Fenice e a grande Piazza San Marco, com a enorme basílica. Se tiver Euros de sobra, faça um passeio de Gôndola.
Se quiser ser mais romântico ainda, pegue um ferry até a colorida ilha de Murano, pertinho de Veneza. E inevitavelmente você vai ficar perdido em Veneza, passando pelos lugares desconhecidos mais românticos que você verá em sua vida.
Para uma hospedagem perfeita, confira o artigo: Onde ficar em Veneza: melhores bairros e hotéis baratos, um guia completo com muitas dicas de hotéis românticos.
5. Verona, a cidade de Romeu e Julieta

É impossível falar de Lua de Mel na Itália, sem lembrar da Verona. A cidade, que foi o cenário escolhido por Shakespeare para o trágico romance de Romeu e Julieta, transpira romance.
Verona é uma das cidades mais bonitas da Itália, com suas torres, igrejas, palácios e ruínas do Império Romano, como a Arena di Verona.
Inclusive, aqui no blog temos um roteiro completo em Verona, com dicas sobre as principais atrações.
Roteiro romântico em Verona
Não é preciso planejar muito para visitar lugares românticos em Verona. Mas recomendo incluir experiências gastronômicas no roteiro, como a degustação de vinhos Valpolicella.
E façam o passeio mais romântico da região, para o Lago di Garda, que fica pertinho de Verona e tem cenários cinematográficos.
6. Milão, a cidade da moda e do design

Capital da Lombardia e segunda maior cidade da Itália, atrás apenas de Roma, Milão é referência mundial em moda. Também se destaca na arquitetura e na arte. Aliás, duas das obras de arte mais famosas do mundo estão em Milão: a Santa Ceia, de Da Vinci, e a Pietà Rondanini, de Michelangelo.
Roteiro romântico em Milão
Composta por apenas 4 ruas (Corso di Porta Venezia, Via Manzoni, Via Montenapoleone e Via della Spiga), o Quadrilátero da Moda é referência mundial no luxuoso mundo fashion. No campo das artes, Milão tem bons museus, mas se destaca mesmo é por ser a casa de A Última Ceia, afresco pintado por Leonardo da Vinci.
E Milão ainda tem uma das mais exuberantes construções góticas da Europa: Il Duomo, ou, em português, a Catedral de Milão, construída em 1386. O cenário perfeito para encerrar sua Lua de Mel na Itália em grande estilo.
Confira onde ficar em Milão e hospede-se perto dos lugares mais interessantes da cidade.
