Onde se hospedar em Porto Seguro, Bahia

Entenda onde se hospedar em Porto Seguro, no litoral da Bahia, neste guia com detalhes sobre os principais bairros, as melhores praias e uma seleção exclusiva de hotéis bem localizados.

Já adianto uma coisa: a escolha da hospedagem vai impactar profundamente na sua experiência em Porto Seguro.

Afinal, as praias e regiões de Porto Seguro são completamente distintas entre si. Por exemplo, tem hotéis em praias animadas, como Taperapuan, pousadas em áreas tranquilas, como na Praia do Mutá, e resorts all inclusive em diferentes regiões.

Melhores lugares: onde se hospedar em Porto Seguro

Diferente das principais cidades praianas do Nordeste do Brasil, o Centro não é a melhor região para hospedagem em Porto Seguro.

Isso acontece por dois motivos:

  • O Centro de Porto Seguro não tem atrações turísticas relevantes. A região onde a cidade nasceu é a Cidade Alta de Porto Seguro, a 2 quilômetros do Centro.
  • No Centro não tem praias bonitas ou aptas para banho. Mas a região tem seus predicados, como bares animados e pousadas mais baratas.

Por isso, confira a seguir quais são os melhores pontos para hospedagem em Porto Seguro, e escolha de acordo com suas preferências.

Ordenei estas dicas de onde se hospedar em Porto Seguro a partir do melhor lugar, e finalizei com a região mais tranquila.

1. Praia do Mutá • O melhor lugar de Porto Seguro

Cercada por coqueirais e com águas mornas e cristalinas, a Praia do Mutá é ideal para hospedagem em família. Por ter, geralmente, poucas ondas, é uma praia boa para ir com crianças.

Ao longo de seus 3 quilômetros de extensão, ela tem muitas barracas de praia com estrutura para quem vai passar o dia. Por exemplo, a Cabana A Praia Branca, conhecida por sua moqueca de peixe e camarão, e o Jinga Lounge Beach, com sua excelente carta de drinques.

O início da Praia do Mutá, junto a uma reserva indígena, não tem pousadas próximas, o que garante uma faixa de areia pouco movimentada.

A região hoteleira da Praia do Mutá é uma das mais completas de Porto Seguro, pois reúne algumas das melhores opções de hospedagem na cidade:

O La Torre Resort, na avenida beira-mar, tem grande área verde, piscinas para adultos e crianças e sistema de hospedagem all inclusive, ou seja, com todas as refeições e bebidas incluídas na valor da diária.

Também na avenida beira-mar, o Ondas Praia Resort tem piscinas, parquinho, restaurante, quartos modernos e um ótimo custo-benefício. Um bom lugar para se hospedar com crianças e adolescentes em Porto Seguro.

A Pousada Migo, a 7 minutos de caminhada da Praia do Mutá, é a melhor opção de hospedagem econômica da região. Uma pousada boa e barata, com piscina, garagem e ar-condicionado nas suítes.

2. Taperapuan • A praia mais animada de Porto Seguro

A apenas 3 quilômetros do Centro de Porto Seguro, e portanto perto do Aeroporto e da balsa que leva para Arraial d’Ajuda, a Praia de Taperapuan é a mais animada de Porto Seguro.

Para viajantes em busca de festas e shows noite e dia, eu recomendo muito a hospedagem na Praia de Taperapuan.

Afinal, aqui está o Axé Moi, barraca de praia mais conhecida da Bahia, onde dançarinos movimentam o público ao som de clássicos do axé.

E tem outros bons lugares para passar o dia, como o restaurante Colher de Pau, o Clube de Praia Beat Beach e o Toa Toa.

As opções de hospedagem na Praia de Taperapuan são muitas e diversas:

O Bosque do Porto Praia Hotel está no início da praia, facilitando os passeios para o Centro. E fica na beira-mar, quase em frente à barraca Toa Toa. Tem uma bela piscina e quartos modernos, além de diárias com ótimo custo-benefício.

Também pertinho do Toa Toa, o hotel beira-mar Brisa da Praia é um dos mais reservados na Praia de Taperapuan, principalmente por ter piscina brinquedos e atividades para crianças, além de ambiente familiar.

Quer ir andando para o Axé Moi? Hospede-se no bom e barato Monte Pascoal Praia Hotel, na avenida beira-mar, ou no mais completo Portobello Praia, com piscinas, academia e grande área de lazer, também em frente à praia.

Para hospedagem em sistema all inclusive, o Nauticomar Resort é a melhor opção na região. Está localizado a 5 minutos de caminhada da praia.

3. Centro Histórico • Hospedagem na Cidade Alta

O Centro Histórico de Porto Seguro, também conhecido como Cidade Alta ou Cidade Histórica de Porto Seguro, é o lugar que reúne o conjunto arquitetônico mais bonito e interessante da cidade.

Entre as atrações da Cidade Alta, estão o Museu do Descobrimento e o Farol de Porto Seguro. Mas o que mais impressiona é o mirante: do topo da falésia, a vista alcança uma grande extensão das praias de Porto Seguro.

Foi aqui, no Centro Histórico, que viveram alguns dos primeiros portugueses que chegaram ao Brasil. Hoje, suas casinhas coloridas, convertidas em lojas, dão um toque especial nesse que é o lugar mais bonito de Porto Seguro.

Mas, no quesito hospedagem, existe apenas uma opção no Centro Histórico:

O Porto Seguro Eco Bahia é o único hotel da Cidade Alta. E mesmo sem ter uma praia para chamar de sua, ele se destaca entre os melhores lugares onde ficar em Porto Seguro.

Afinal, o hotel oferece a melhor vista possível na cidade. Da piscina do hotel, o azul do Oceano Atlântico revela suas diferentes tonalidades, enquanto percorre as mais famosas praias de Porto Seguro.

Muito buscado por casais, o hotel tem suítes aconchegantes, algumas delas com vista para o mar, além de uma boa área de lazer ao ar livre e café da manhã, atualmente incluído no valor da diária.

4. Coroa Vermelha • Local da primeira missa no Brasil

A última praia de Porto Seguro, portanto a mais distante do Centro, é Coroa Vermelha. Ela é uma boa opção de hospedagem para quem busca estar num lugar movimentado, com comércio forte e muitas alternativas de pousadas e restaurantes baratos.

A Praia de Coroa Vermelha, protegida por recifes de corais, tem as águas mais calmas de Porto Seguro, sendo muito buscada por famílias com crianças.

E na vila da Praia do Coroa Vermelha estão importantes pontos turísticos.

Afinal, aqui foi celebrada a primeira missa em território brasileiro. O local, demarcado por uma grande cruz, é um dos mais visitados de Porto Seguro.

Essa é a região de maior influência da Tribo Pataxó em Porto Seguro. Além de monumentos e lojas de artesanato, em Coroa Vermelha também está o Museu Indígena Pataxó, antes conhecido como Museu do Índio.

Assim como as barracas da praia, as pousadas de Coroa Vermelha são, em sua maioria, locais simples e econômicos:

No início de Coroa Vermelha, portanto no limite com a Praia do Mutá, a Pousada Aldeia Portuguesa é a melhor da região. Tem piscina, salão de jogos e quartos rústicos, mas bem equipados.

Já entre as opções de pousadas baratas em Coroa Vermelha, se destaca a pousada Vale Verde, com suas acomodações simples e funcionais, a 7 minutos de caminhada da praia.

5. Centro Comercial de Porto Seguro • Boa localização

O Centro de Porto Seguro é uma região de comércio intenso e diversificado, além de concentrar os principais serviços de apoio à população e aos turistas.

Dessa forma, para quem prefere estar perto de restaurantes, lojas, bancos, agências de turismo, locais de saída de passeios e pontos de ônibus, o Centro é o melhor lugar onde ficar em Porto Seguro.

No Centro, também está o terminal das balsas que levam para Arraial d’Ajuda e o Aeroporto de Porto Seguro.

O que não tem no Centro de Porto Seguro é praia. Por isso mesmo, é uma das áreas mais baratas para hospedagem, onde se concentram centenas de apartamentos de temporada e pousadas simples.

Para uma hospedagem curta em Porto Seguro, ou para quem faz questão de estar em localização estratégica, tenho duas dicas de hotéis no Centro:

Destaco o hotel Terra Brasil, por ter quartos modernos, piscinas e ótimo custo-benefício.

Para gastar ainda menos, fique no Hotel Ponta de Areia, próximo ao lugar mais visado do centro, a Passarela do Álcool, que vou detalhar a seguir.

6. Passarela do Álcool • Hospedagem no meio do agito

Amada por uns, odiada por outros, a Passarela do Álcool é um dos locais mais emblemáticos de Porto Seguro.

Apesar de estar no centro da cidade, ela é um universo à parte. Na Passarela do Álcool estão muitos bares, casas de festas e tendas que a transformam num dos pontos mais animados da vida noturna baiana.

Justamente por isso, muita gente prefere se hospedar longe do barulho, dos bebuns e da algazarra da região.

Mas, para quem faz questão de farra, tem boas pousadas no entorno da Passarela do Álcool:

Da boa e barata Pousada Brisa Mar, a poucos passos da Passarela do Álcool, também é possível ir andando até a balsa, o que facilita muito os passeios para Arraial d’Ajuda e Trancoso. E ela fica instalada numa simpática casinha colorida.

A pousada Cores da Passarela também oferece acomodações simples e econômicas para quem vai curtir a vida noturna de Porto Seguro.

Além de escolher sua pousada na Passarela do Álcool, confira também nosso guia O que fazer em Porto Seguro, com mais dicas sobre a vida noturna da cidade.

7. Santa Cruz de Cabrália • A pacata vizinha de Porto Seguro

Em 1500, os portugueses desembarcaram no Brasil em Coroa Vermelha, região que está dividida entre Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália. Por isso, não se sabe exatamente onde as caravelas jogaram suas âncoras.

Apesar de ser outro município, Cabrália se tornou uma boa opção pra quem busca onde ficar em Porto Seguro.

Afinal, a cidade é muito mais tranquila, possui lindas praias e um centro histórico que, embora precise de mais cuidados, proporciona um agradável passeio.

E quem se hospeda em Santa Cruz de Cabrália, nem precisa ir em Porto Seguro, pois aqui tem de tudo, principalmente praias e bons restaurantes, com destaque para a tradicional moqueca do Garatéia.

Quanto aos passeios, de Cabrália partem balsas que levam à Ilha do Sol, no Rio João de Tiba, e também para o Recife de Coroa Alta.

E não faltam boas opções de pousadas e até mesmo de resorts de luxo em Santa Cruz de Cabrália:

Na Praia de Arakakai, perto do Centro de Cabrália, o Baia Cabrália Hotel é a melhor opção de hospedagem. Ele é um hotel pé na areia, ou seja, com acesso direto ao mar. E ainda conta com piscina, toboágua e quadras de tênis e futebol. Já está um tanto antigo, mas segue bem cuidado e elogiado pelos hóspedes.

E Santa Cruz de Cabrália tem um tesouro que pouca gente conhece, onde tive o prazer de me hospedar, a Vila de Santo André.

Para chegar lá, basta fazer a travessia de balsa (20 minutos) e seguir por 4 quilômetros até as ruas da vila, onde estão dois importantes resorts:

  • Com excelente custo-benefício, o Vila Angatu Eco Resort é um grande hotel pé na areia e oferece diferentes tipos de acomodações, de apartamentos a chalés beira-mar. Foi onde fiquei hospedado e recomendo de olhos fechados.
  • O luxuoso resort 5 estrelas Campo Bahia, um dos melhores de todo o sul da Bahia, oferece suítes de alto padrão, atendimento singular e também conta com acesso direto à Praia de Santo André.

Afinal, onde se hospedar em Porto Seguro

Apesar das muitas opções de praias, bairros e hotéis, não é complicado escolher onde se hospedar em Porto Seguro, pois cada região é mais adequada para um perfil de viajante.

Para facilitar a escolha, fiz este resumo das dicas de hospedagem de acordo com os principais perfis de viajantes:

Jovens e solteiros: para curtir as maiores festas e barracas de praia mais animadas de Porto Seguro, é melhor se hospedar perto da Passarela do Álcool e na Praia de Taperapuan. Minha dica é o Monte Pascoal Praia Hotel, relativamente barato e muito bem localizado para fins joviais.

Famílias com crianças: a Praia do Mutá é a melhor opção, pois tem hotéis com a melhor infraestrutura, como o Resort La Torre, e uma faixa de areia mais tranquila, além do mar geralmente de águas calmas.

Viagem romântica em casal: a Porto Seguro Eco Resort faz o coração bater mais forte. Para uma estadia mais luxuosa, minha dica é o Campo Bahia. E, de modo geral, as pousadas de Santo André são boas opções para casais.

Consultoria sobre hospedagem em Porto Seguro

Depois de muitas viagens para Porto Seguro, conheço a cidade o bastante para ajudar você a encontrar o melhor lugar para se hospedar.

Já me hospedei no Centro de Porto Seguro, na Praia do Mutá, em Santa Cruz de Cabrália e também nas principais vilas de Porto Seguro, que oferecem experiências completamente diferentes de viagem e merecem guias de hospedagem dedicados a elas.

Portanto, confira também onde ficar em Arraial d’Ajuda, onde ficar em Trancoso e onde ficar em Caraíva, todas no município de Porto Seguro, e que também devem entrar no seu roteiro pela Rota do Descobrimento.

Desejo a você uma excelente viagem e uma hospedagem inesquecível em Porto Seguro.


Texto escrito inteiramente por mim, um ser humano especialista em viagens e apaixonado pela Bahia, baseado em diferentes viagens a Porto Seguro, todas sem patrocínio. Portanto, essas dicas aqui do blog são sinceras e isentas. Utilizamos fotos do nosso acervo e imagens de divulgação dos hotéis indicados.

Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.

Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.

Conheça nossos parceiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *