Onde ficar em Arraial d’Ajuda (centro ou praias) e hotéis bem localizados

Vale a pena se hospedar em Arraial d’Ajuda. Bem mais agradável do que Porto Seguro, esse povoado tem vida própria, lindas praias e um centrinho turístico simpático. E uma boa oferta de hotéis e pousadas com ótimo custo-benefício. Mas onde ficar em Arraial d’Ajuda? Se hospedar no Centro ou perto da praia? Onde é o melhor lugar para fazer tudo a pé? Entenda!

Nessa viagem para Arraial d’Ajuda, reparei bem nas melhores localizações. E diferente de Trancoso,  em Arraial d’Ajuda dá pra se hospedar bem sem gastar muito , inclusive em lugares estratégicos, como perto da Praia do Mucugê, no Centro Histórico ou em praias mais tranquilas, como na Apaga-Fogo.

Melhor lugar para se hospedar em Arraial d’Ajuda, Bahia

Esse mapa de Arraial d’Ajuda foca na região central da vila. Assim fica mais fácil entender as melhores localizações, pois mesmo o centro tem suas particularidades, pois ele fica numa parte alta, então alguns pontos tem difícil acesso, além de ruas de terra e lugares isolados.

1. Centro Histórico de Arraial d’Ajuda – Melhor lugar para fazer tudo a pé

Tudo que interessa em termos de serviços e comércio em Arraial, está nessa região que circulei como NÚMERO 1. É onde estão os bancos, farmácias, lojas de biquini e artesanato, bares, pizzarias, restaurantes, os simpáticos becos gastronômicos, enfim, tudo. Especialmente na rua principal, a  Rua do Mucugê, que marquei com a LINHA B , que passa também pela região chamada de Broadway. Na região ainda está o Largo d’Ajuda, com sua igreja centenária e o mirante das fitinhas, com vistas para as praias.

Desvantagem de ficar no Centro Histórico: apesar de estar a apenas 15 minutos de caminhada da Praia do Mucugê, é cansativo voltar, pois é uma subida íngreme no início. Ainda mais se estiver com crianças ou carregando tralhas de praia. E se tiver sono leve, cuidado para não pegar uma pousada ao lado de um bar com música ao vivo ou da balada Morocha Club.

↳ Dicas de pousadas no Centro Histórico de Arraial d’Ajuda

  • Pousada com melhor custo-benefício, a Recanto do Mucugê fica entre a Rua do Mucugê e a Brodway. Localização estratégica.
  • A poucos passos dos melhores restaurantes do Centro de Arraial d’Ajuda, mas na tranquila Alameda Flamboyant, a Pousada Arraial Candeia é uma das mais elogiadas da vila.
Piscina da pousada Arraial Candeia, uma das melhores no centro de Arraial d’Ajuda.

2. Entre o Centro e a Praia do Mucugê – A meio caminho da praia e do agito central

Descendo do centro sentido Praia do Mucugê, estão boas pousadas perto da praia principal, nessa região que demarquei no NÚMERO 2. A vantagem de se hospedar nesse meio do caminho, é ter proximidade com ambos os lados: perto da praia e sem precisar ficar imerso no movimento e barulho do centrinho. É melhor pra quem gosta muito de praia, e faz questão de ir todos os dias, sem sofrer tanto com a ladeira que leva ao centro. Inclusive tem algumas opções de pousadas pé na areia.

Desvantagem: a Praia do Mucugê é morta à noite. Se quiser ver gente, vai ter que encarar a ladeira até o Centro. Mas a Rua do Mucugê é bem movimentada até altas horas, então é seguro sair para jantar e voltar mais tarde.

↳ Dicas de pousadas perto da Praia do Mucugê

  • Luxuoso também na localização, a 500 metros do ponto principal do centro e a cerca de 300 metros da Praia do Mucugê, o Hotel Maitei é o melhor nesse meio do caminho. E de quebra tem um linda piscina com vista pro mar.
  • Pé na areia da Praia do Mucugê, o Hotel Enseada dos Corais fica a menos de 1 km de caminhada do centro de Arraial d’Ajuda.
  • Quer uma pousada barata nessa região? O Novo Baianos é um hostel que tem quartos confortáveis privativos e piscina. A localização não é tão nobre, numa rua de terra, mas fica a meio caminho do centro e das praias.
Vista pro mar na piscina do Hotel Maitei, em localização privilegiada em Arraial d’Ajuda

3. Hospedagem perto das praias de Arraial d’Ajuda – Para quem ama praia

Já leu sobre as Praias de Arraial d’Ajuda? Lá você vai ver onde é melhor se hospedar em cada praia, com dicas de hotéis. Entre tantas opções fora do centro, pra mim a  melhor para ficar é a Praia do Apaga-Fogo, de mar tranquilo, praticamente sem ondas . A faixa de areia é extensa, com fácil acesso a partir de Arraial, indo até a região da Balsa (ligação rápida com Porto Seguro). Ela não é a mais bonita das praias, mas facilita a vida de quem quer uma pousada pé na areia, sem gente demais, e com fácil acesso ao centro, de carro ou van.

Desvantagem: vai ficar refém da estrutura da praia da sua pousada, pois a Praia do Apaga-Fogo praticamente não tem barracas ou quiosques. Então é melhor escolher um hotel pé na areia ou ter seus próprios equipamentos. E se for ao Centro de carro, vai ter que ralar pra estacionar, principalmente em finais de semana da alta temporada. Geralmente é melhor ir de táxi ou Uber (tem Uber em Arraial d’Ajuda, mas até o momento tem poucos motoristas na região).

↳ Pousadas pé na areia em Arraial d’Ajuda

  • Resort mais completo de Arraial d’Ajuda: o Arraial d’Ajuda Eco Resort é um dos hotéis com maior infraestrutura da região. Bom para quem viaja com crianças e adolescentes. A praia é praticamente privativa, pois não tem grandes barracas, sendo pouco visitada por terceiros. E hóspedes ainda têm entrada gratuita no parque aquático Arraial d’Ajuda Eco Parque.
  • Pé na areia econômico: também na Praia do Apaga-Fogo, só que muito mais em conta, o Carambola Hotel é uma boa dica de hospedagem em Arraial d’Ajuda. O café da manhã e os serviços de praia são muito elogiados.

Onde ficar em Arraial d’Ajuda com economia

Aqui no blog já listei as Melhores pousadas baratas de Arraial d’Ajuda. É um guia completo que ajuda bastante quem quer se hospedar bem, mas sem gastar muito. Estão listadas pousadas bem avaliadas e hotéis com o melhor custo-benefício da região. Então dê uma olhada lá e pergunte se tiver qualquer dúvida.

↳ Dica de hostel em Arraial D’Ajuda

Além de pousadas, também pode buscar albergues. Essa opção agrada principalmente quem viaja sozinho. Pois, além da economia de dormir num quarto compartilhado, o ambiente de um hostel favorece o entrosamento com outros viajantes. O Arraial D’Ajuda Hostel é um dos melhores, fica colado no centro, tem piscina a camas na faixa dos R$ 60 por dia.

Onde ficar em Arraial d’Ajuda em família grande ou grupo de amigos

Para quem viaja em família grande, de 4 pessoas pra cima, fica muito caro reservar hotel. Nesses casos, o melhor custo-benefício é alugar um apartamento ou uma casa inteira. E tem boas casas em Arraial d’Ajuda em sites de aluguel de temporada como o Airbnb.

Por exemplo, a Casa dos Mineiros, perto da praia e da Rua do Mucugê.

E tem lugares ainda maiores para alugar, como o Bangalô Alto do Mucugê, uma charmosa casa de 2 quartos, com jardim e varanda. Acomoda até 4 hóspedes e aceita animais de estimação.

Outra vantagem de se hospedar em  casa de temporada é ter uma cozinha equipada . Assim, se alguém do grupo cozinhar, dá pra economizar bastante com alimentação. Além da privacidade de ter sua própria casa na praia, mesmo que por apenas alguns dias. Então considere essa forma de hospedagem em Arraial d’Ajuda.

Mapa com hotéis indicados em Arraial D’Ajuda

Marque no mapa abaixo todos os hotéis e pousadas indicados nesse guia prático de hospedagem em Arraial D’Ajuda. Se tiver alguma dúvida sobre eles e suas localizações, basta perguntar.

Dúvidas sobre onde ficar em Arraial d’Ajuda?

Procurei explicar quais são as melhores localizações de Arraial d’Ajuda, com dicas de hotéis e formas de hospedagem com melhor custo-benefício.

Se ainda está em dúvidas sobre onde reservar, utilize os comentários abaixo ou mande um e-mail para nivaldo@buenasdicas.com e receba dicas personalizadas.

E vá além de Arraial d’Ajuda. Aqui no blog tem muitas dicas sobre outros dos melhores destinos no sul da Bahia. Recomendo que você divida suas bases para conhecer bem outras praias e atrações.

Veja também:

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *