Centro histórico de Porto Seguro: vale a pena conhecer

Diferente de outros centrinhos históricos, que acabaram por se tornar o centro de fato das cidades, o Centro Histórico de Porto Seguro (Cidade Histórica) fica no topo de uma colina, afastado da especulação imobiliária e do agito do comércio. Talvez, até por isso mesmo, tenha se mantido bem preservado ao longo dos séculos.

Reconhecido como o local de origem na nação brasileira, o conjunto arquitetônico e paisagístico da Cidade Alta de Porto Seguro foi tombado pelo IPHAN em 1968.

Apesar de ser um passeio que combina uma viagem no tempo com a melhor vista de Porto Seguro, o centro histórico não possui o reconhecimento que merece, sendo um lugar pouco visitado em comparação às praias e atrações forjadas.

É fácil e barato incluir a Cidade Histórica no seu roteiro. Conheci tudo em cerca de 1 hora e não gastei nada com ingressos, apenas com sucos e petiscos. Recomendo ir de chapéu ou boné, usar protetor solar e tomar bastante água.

No topo da colina, junto à Cidade Histórica, está o Eco Bahia Hotel, que proporciona uma vista privilegiada ao mar. Saiba mais sobre hospedagem no guia Onde ficar em Porto Seguro e escolha de acordo com suas necessidades.

Visita ao Centro Histórico de Porto Seguro

Confira a seguir como chegar e o que fazer no Centro Histórico de Porto Seguro, onde estão importantes edifícios históricos, lojas de artesanato, restaurantes e pontos turísticos como o Farol da Marinha e o letreiro de Porto Seguro, junto à vista mais bonita da cidade.

Como chegar

A Cidade Histórica fica a menos de 2 km de distância do Centro e da Passarela do Álcool. Dá pra ir a pé, de ônibus, de carro ou em “city tour” com agência de turismo. Vi algumas pessoas caminhando até lá, sob um sol de rachar, ladeira acima. Não me pareceu agradável.

Fui de carro alugado (preços aqui) e achei fácil de chegar, por avenidas modernas e bem sinalizadas. Lá no alto da colina, logo ao lado do centro histórico, está um amplo estacionamento gratuito. Encontrei muitas vagas disponíveis.

Edifícios e monumentos históricos

Há guias turísticos na Cidade Histórica, inclusive um deles me abordou assim que cheguei. Caso queria saber mais detalhes e lendas, faça o passeio guiado.

Preferi fazer a visita por conta própria, pois queria percorrer tudo no meu tempo. Dessa forma, dependi apenas das placas dos edifícios para entender sobre a história do lugar.

Museu do Descobrimento ou Museu de Porto Seguro

No prédio onde funcionou a antiga cadeia e a câmara de Porto Seguro, o Museu do Descobrimento guarda um importante acervo de objetos, como arcos, flechas e vestimentas indígenas, além de mapas e pinturas que retratam a chegada das caravelas portuguesas à Bahia.

O museu também preserva uma carta de Américo Vespúcio, explorador italiano que viajou ao Brasil em 1501 e narrou suas descobertas em terras tupiniquins, como a prática do canibalismo em algumas tribos dos povos originários.

Apesar de fontes na internet indicarem que o museu abre todos os dias, das 9h às 12h e das 14h às 18h, o local estava fechado no momento da minha visita, quando deveria estar aberto. Não encontrei sites confiáveis sobre visitas recentes e valores de ingressos.

Capela de São Benedito

Junto à primeira escola jesuítica do Brasil, a Capela de São Benedito compunha o conjunto arquitetônico na Cidade Histórica de Porto Seguro. A capela foi erguida ainda no primeiro século dos portugueses no Brasil, entre 1500 e 1600.

Marco do Descobrimento

Essa coluna, esculpida em pedra portuguesa, gravada com uma Cruz de Malta, dentro de uma redoma de vidro, é o Marco do Descobrimento. Foi trazido de Portugal provavelmente em 1503 ou em 1535 (a data correta não é comprovada) para demarcar o “descobrimento” do Brasil pelos portugueses.

Farol de Porto Seguro

Do alto da Cidade Histórica, a vista alcança desde o centro até as praias do litoral norte da cidade. E que vista! Não foi à toa que os portugueses escolheram essa colina para fundar uma das primeiras cidades do Brasil.

O antigo farol de Porto Seguro, construído em 1907, deu lugar à atual torre de controle, erguida em 1947. Todo em branco, assinado pela Marinha do Brasil, possui 12 metros de altura. Sem dúvidas um dos melhores lugares para fotografar em Porto Seguro e um ponto turístico imperdível.

Letreiro de Porto Seguro

O famoso letreiro de Porto Seguro está junto ao principal conjunto arquitetônico da Cidade Histórica. Como fui num dia de semana, consegui tirar várias fotos sem precisar pegar fila. As cordas com fitinhas do Senhor do Bonfim dão um charme a mais à vista.

Um ótimo lugar para admirar as praias de Porto Seguro e a imensidão azul do Oceano Atlântico. Considerado um dos locais mais “instagramáveis” de Porto Seguro.

Mirante das fitinhas

Não é só Arraial d’Ajuda que tem o seu Mirante das Fitinhas. No Centro Histórico de Porto Seguro, tem muito mais fitinhas do Senhor do Bonfim amarradas nas cordas de proteção. Não sei dizer se estão relacionados a alguma coisa religiosa ou superstição amorosa. De qualquer forma, amarrar uma fitinha me parece mais sustentável do que prender um cadeado.

Já falei que a vista é linda? Aproveite o mirante e garanta suas melhores fotos em Porto Seguro, ainda mais se fizer a visita num dia como esse, de céu claro e pouco movimento.

Estrutura, comidas e compras

As ruas da Cidade Histórica de Porto Seguro, com suas casinhas coloridas, são repletas de lojinhas, especialmente de artesanato e produtos regionais. Me pareceu um bom lugar para comprar presentes e lembranças da viagem.

Também tem alguns restaurantes e lanchonetes lá em cima. Provei um suco de cacau natural, feito na hora, direto da fruta, que estava sensacional. Também tem acarajé, água e coco e outras comidas típicas da Bahia.


Vá conhecer a Cidade Histórica de Porto Seguro

Sim, vale a pena conhecer o Centro Histórico de Porto Seguro. Além de ser um lugar lindo, com a melhor vista de Porto Seguro, o passeio é muito relevante historicamente. Além de ser uma boa atividade gratuita para fazer.

Seja sozinho, em casal, com a família e com crianças em idade escolar, recomendo muito que você faça esse passeio. Além de tudo, é uma boa alternativa às praias.

Organize sua viagem ao sul da Bahia:

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *