Países onde se pode beber água da torneira (e não morrer)

No Brasil a gente sabe que é perigoso beber água direto da torneira, pois na maioria das cidades ela não é potável e pode transmitir doenças, ou no mínimo dar aquela diarreia básica. Aí a gente chega na Europa e acha esquisito ver os gringos enchendo o copo direto na torneira da cozinha. Ou pior, do banheiro. Eles não são loucos, eles apenas confiam no sistema de tratamento de água dos seus países.

Então onde a água de torneira é potável?

Pra responder essa pergunta, a Neoman Studios fez uma série de mapas infográficos superlegais, mostrando em quais países é seguro beber água da torneira. E onde você pode ir parar no hospital se fizer isso.

Facilitando as legendas, é basicamente assim: nos países em azul você pode beber, nos países em marrom você não pode.

Importante: o mapa foi feito a partir de dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. Alguns leitores estrangeiros relataram que as informações precisam ser atualizadas. Por exemplo, há reclamação de que a Irlanda, marcada como segura, não tem água de tornei potável, enquanto a Eslováquia, marcada como “não beba”, tem um dos sistemas de tratamento de água mais eficientes da Europa. Outra contradição é Malta, onde ninguém recomenda beber água de torneia, por ser levemente salobra. Ou seja, o mapa vale como consulta inicial, mas, se você pretende mesmo beber a água de torneira nos países indicados, a melhor coisa a fazer é sempre perguntar aos locais. E se você beber água no lugar errado e passar mal, é melhor que tenha feito um bom seguro viagem.

Resumindo tudo isso, pode-se dizer que países considerados de primeiro mundo têm água potável na torneira. Por outro lado, os países ditos de terceiro mundo não têm um sistema de tratamento de água eficiente. Vou listar abaixo, como beba ou não beba água da torneira, somente os países onde já temos dicas de viagem aqui no blog,

Pode beber água da torneira: Malta, República Tcheca, Itália, Holanda, Alemanha, Espanha, Inglaterra e Escócia. Em Roma, por exemplo, existem até fontes de água na rua, pra gente encher a garrafa com água potável a qualquer hora. Beber água grátis assim, direto da torneira, é uma boa dica para economizar na viagem. Por isso é importante saber onde se pode fazer isso.

Não pode beber água da torneira: em nenhum país da África, em boa parte da Ásia, na América Central e em praticamente metade da Europa, e tampouco aqui na América do Sul, como Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, Peru, Bolívia e o próprio Brasil.

 

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 Comentários

  1. Sinto muito, mas há informações incorretas. Sou sanitarista ambiental, trabalho no setor de saneamento há mais de 10 anos. É claro que não se pode generalizar, o Brasil é um país continental, há muitas diferenças entre Estados e cidades. No Estado de São Paulo, se pode tomar água da torneira da maioria das cidades, principalmente as que são abastecidas pela companhia estadual. Em outros países, como o Chile, a água também é potável, mas em muitos lugares, ela tem excesso de cálcio, o que chamamos de água dura, que pode causar diarreia em quem não está acostumado, mas não significa que não seja potável e quem está acostumado (os locais) não tem tanto problema. Também é preciso observar se o reservatório (caixa d’água) é limpo com frequência correta, pois a água pode até chegar em condições boas na entrada do imóvel (no cavalete), mas se a caixa não é limpa a cada seis meses, não se pode ter garantia da potabilidade dela.

  2. No Brasil, ao menos em Brasilia e entorno eu bebo água da torneira desde sempre, e aqui é possível sim! Inclusive já é acrescido na água algumas coisas pra garantir a potabilidade, claro que é aconselhado filtrar mas pode, e é comum, beber direto da torneira, é melhor não confiarem nesse mapa, me parece ser de alguma fonte vozes da minha cabeça e procurarem informações mais confiáveis se forem viajar.

    1. A água em Brasília é tratada e até onde sei, de qualidade. A água tratada sai da estação de tratamento com cloro residual, para caso haja contaminação na rede, o cloro mate as bactérias. Eu bebi água em Brasília, sem problemas.

  3. Boa noite, senhor. Muito útil esse mapa da água potável. Aliás, eu nem sabia o que era água potável e agora sei. Já bebi água onde ratos nadaram e isso me causou uma doença muita séria de raiva animal. Agora sei onde posso beber água, vou até imprimir esse mapa lindo, mas gostaria mesmo era de fazer uma tatuagem. Utilidade pública isso aqui. Parabéns pelo site. Nunca mais vou beber água podre de graça na torneira, pois deve ser esse o motivo de mim sempre sentir diarreia forte.

  4. No Brasil se pode beber água direto da torneira sim. Depende da cidade claro. Mas há um grande número de cidades brasileiras onde se pode beber água da torneira. Esse mapa aí não faz sentido.

  5. Minha tia sempre tomava água da torneira aqui no Brasil.
    Sinto muita saudades dela…

  6. En las ciudades argentinas capitales de provincia se puede tomar agua de la canilla sin ningún problema, comenzando por la Ciudad de Buenos Aires e incluyendo a Mendoza, Córdoba, Ushuaia, Río Grande, Salta, etc.

    1. Não sei como é no resto do Brasil, mas a água fornecida no estado de são Paulo é de muito boa qualidade . Já fiquei sabendo de várias análises, que a colocam entre as melhores do mundo . Por tanto, pode beber sim . Aliás, esse negócio de dizer que tudo lá de fora é melhor, nada mais é que o velho complexo de vira lata….

      1. Você está certo. Temos a melhor empresa de saneamento das Américas em São Paulo, uma das melhores do mundo. Ela atende mais da metade dos municípios do Estado. Pode-se beber água da torneira na maioria das cidades do Estado.

    2. No Chile, a água é potável, não sei se em todo o país. Em muitas cidades, há o problema de excesso de cálcio, ocasionando o que chamamos de água dura, que pode causar diarreia, principalmente em quem não está acostumado, mas não significa que os demais parâmetros de potabilidade não estejam adequados.