No Brasil a gente sabe que é perigoso beber água direto da torneira, pois na maioria das cidades ela não é potável e pode transmitir doenças, ou no mínimo dar aquela diarreia básica. Aí a gente chega na Europa e acha esquisito ver os gringos enchendo o copo direto na torneira da cozinha. Ou pior, do banheiro. Eles não são loucos, eles apenas confiam no sistema de tratamento de água dos seus países.

Então onde a água de torneira é potável?

Pra responder essa pergunta, a Neoman Studios fez uma série de mapas infográficos superlegais, mostrando em quais países é seguro beber água da torneira. E onde você pode ir parar no hospital se fizer isso.

Facilitando as legendas, é basicamente assim: nos países em azul você pode beber, nos países em marrom você não pode.

Importante: o mapa foi feito a partir de dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. Alguns leitores estrangeiros relataram que as informações precisam ser atualizadas. Por exemplo, há reclamação de que a Irlanda, marcada como segura, não tem água de tornei potável, enquanto a Eslováquia, marcada como “não beba”, tem um dos sistemas de tratamento de água mais eficientes da Europa. Outra contradição é Malta, onde ninguém recomenda beber água de torneia, por ser levemente salobra. Ou seja, o mapa vale como consulta inicial, mas, se você pretende mesmo beber a água de torneira nos países indicados, a melhor coisa a fazer é sempre perguntar aos locais. E se você beber água no lugar errado e passar mal, é melhor que tenha feito um bom seguro viagem.

Resumindo tudo isso, pode-se dizer que países considerados de primeiro mundo têm água potável na torneira. Por outro lado, os países ditos de terceiro mundo não têm um sistema de tratamento de água eficiente. Vou listar abaixo, como beba ou não beba água da torneira, somente os países onde já temos dicas de viagem aqui no blog,

Pode beber água da torneira: Malta, República Tcheca, Itália, Holanda, Alemanha, Espanha, Inglaterra e Escócia. Em Roma, por exemplo, existem até fontes de água na rua, pra gente encher a garrafa com água potável a qualquer hora. Beber água grátis assim, direto da torneira, é uma boa dica para economizar na viagem. Por isso é importante saber onde se pode fazer isso.

Não pode beber água da torneira: em nenhum país da África, em boa parte da Ásia, na América Central e em praticamente metade da Europa, e tampouco aqui na América do Sul, como Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, Peru, Bolívia e o próprio Brasil.

 

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

2 Comments

Comentários